O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados com um molho especial. A receita tem origem na culinária chinesa, mas a partir dela surgiram muitas variações na preparação da mesma.

Hoje, trouxemos uma receita tradicional e prática de se fazer, com ingredientes fáceis de encontrar. Confira tudo que vamos precisar para preparar essa delícia!

Receita de yakisoba tradicional!

Yakisoba Tradicional

Tempo de Preparação 40 mins
Course yakisoba, yakisoba tradicional
Quantidade 3 porções

Ingredientes
  

  • 300 g de macarrão para yakisoba;
  • 400 g de tirinhas de carne (mignon, patinho ou alcatra);
  • 100 g de cogumelo tipo shimeji;
  • 1  cebola grande picada em pedaços médios;
  • 1/2 maço de brócolis;
  • 1/2 maço de coufe-flor;
  • 4 folhas de acelga cortadas em diagonal;
  • cenoura cortada em diagonal;
  • 1 colher de sopa de óleo;
  • 250 ml de molho para yakissoba;
  • 6 colheres   de sopa de molho shoyu.

Instruções
 

Modo de Preparo

  • cozinhe o macarrão na água e reserve;
  • coloque o óleo em uma panela grande e comece a refogar a cebola;
  • adicione a carne, o brócolis, a couve-flor, a cenoura, a acelga e o cogumelo;
  • jogue o shoyu e coloque o molho para yakisoba;
  • deixe cozinhar até os legumes ficarem prontos;
  • coloque o macarrão, misture bem e sirva em seguida.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Fácil de preparar, não é mesmo? Temos também a versão de Macarrão com raízes orientais super versátil, que vale super a pena aprender para servir junto com o yakisoba em um jantar oriental delicioso na sua casa!

Mas voltando ao assunto, o yakisoba, que ganhou uma popularidade incrível aqui no Brasil, é um prato saudável e muito fácil de fazer.

É um jeito gostoso de comer legumes, ainda mais para quem tem dificuldade de adicionar esses vegetais na sua dieta. Outro ponto que vale a pena destacar é que o yakisoba não tem um jeito errado ou certo de preparar, você pode colocar sua imaginação para funcionar e improvisar com todos os legumes disponíveis na sua casa.

Uma das coisas boas é que você também pode variar e trocar de proteína, por exemplo, ao invés de usar carne bovina, você pode usar peito de frango, camarão, ou simplesmente apenas legumes, preparando um delicioso yakisoba vegetariano.

Agora chegou o momento de tirar algumas dúvidas que a maioria das pessoas têm na hora de comprar os ingredientes preparar seu yakisoba em casa.

Qual a diferença entre molho shoyu e molho para Yakisoba?

Então, o shoyu é basicamente um molho feito de soja, água e sal. Já o molho para yakissoba é mais elaborado, e o mais comum é feito de shoyu, amido de milho, óleo de gergelim, vinagre e açúcar.

O molho para yakissoba é definido como um molho que tem mais umami. Calma! Eu também não sabia o que era isso.

Umami, em japonês, significa “essência da delícia” e ele mistura o doce, azedo, amargo e salgado. Então, é aquele sabor que nós descrevemos como “meio adocicado”. Umami é um sabor descrito como uma “delícia saborosa”, ou seja, é um importante conceito da culinária oriental.

Como cortar os legumes para o yakisoba?

Como foi dito anteriormente, não existe um jeito certo ou errado na preparação do prato, mas a forma típica de cortar os legumes para o yakisoba é em Julienne, pois esse tipo de corte é ótimo não só para o yakisoba, mas para qualquer prato refogado ou salada de folha.

Para cortar em Julienne, você tem que pensar em finos e longos bastões. Por exemplo, a cenoura precisa dividi-la ao meio e cortar as partes em retângulos. E depois é só ir cortando tiras finas padronizadas. Você pode fazer o mesmo processo com todos os legumes que vai usar no teu Yakisoba.

Qual o valor de um yakisoba?

O valor de um yakisoba já prontinho no restaurante pode variar de 18 reais até 64 reais, isso sem contar a taxa de entrega caso você peça em algum aplicativo de delivery.

Mas se você resolver fazer a receita na sua casa, com certeza, vai economizar. Tudo fica em torno de 40 reais e dá convidar 2 ou 3 pessoas para comer com você.

Nada mais gostoso que convidar os amigos e a família para cozinhar juntos e dar risada juntos, não é mesmo? Com certeza a comida fica melhor em casa feita com amor.

Além disso, com certeza vai sair alguma anedota que ficará para sempre na memória de todos, como um “lembra aquele dia do yakissoba na sua casa. . .”. Então, bora preparar um delicioso yakisoba em casa?

Se você curtiu o nosso post, compartilhe nas suas redes sociais para que possamos seguir crescendo e continuar trazendo receitas incríveis para você. Não esqueça de seguir a gente no Instagram e no Facebook. E, se você fizer o seu yakissoba, marque a gente e use o nosso hashtag #acasaencantada.

Ficou com alguma dúvida? Ou tem alguma sugestão de receita que gostaria que nós colocássemos aqui no blog? Deixe seu comentário. Estaremos felizes em ajudar! Muito obrigada por chegar até o final do nosso post e até a próxima receita!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…