10 dicas de culinária para iniciantes

10 dicas de culinária para iniciantes

Todo mundo que se aventura na cozinha pela primeira vez não tem ideia de por onde começar. Até os grandes chefes já foram iniciantes na culinária em algum momento. Ok, talvez eles tenham levado anos para chegarem ao nível profissional, mas você não precisa de tanto tempo para aprender a cozinhar receitas saborosas! Afinal, aqui, já trazemos, para você, 10 dicas de culinária para iniciantes.

Pode parecer assustador se deparar com ingredientes desconhecidos, com instruções que parecem óbvias para os outros – mas que para você não fazem sentido (que diabos é “sal a gosto”?) – e com receitas que parecem complicadas demais para o dia a dia.

Porém, se você está lendo este texto, nosso palpite é que esteja a fim de entender melhor a arte da culinária, e a Casa Encantada está aqui para ajudar! Coloque seu avental e vamos em frente!

Culinária para iniciantes #1 – Comece seguindo as receitas 

É muito comum que o cozinheiro resolva substituir ingredientes por outros que pareçam mais atrativos, que já tenha em casa ou que seja mais fácil de achar, ou até mesmo faça combinações ousadas.

Entretanto, se é a sua primeira vez testando aquele prato, prefira seguir a receita à risca nas primeiras vezes. Mantenha os ingredientes e as medidas sugeridas. Depois que pegar o jeito na cozinha, você vai perceber os sabores que mais combinam e fazer ajustes com base nas experiências anteriores.

Dica #2 – Verifique os ingredientes antes de começar

10 dicas de culinária para iniciantes

Qualquer pessoa que cozinhe terá alguma uma boa história de quando começou a fazer uma receita e, lá pela metade do preparo, percebeu que estava sem os ingredientes necessários. O fermento tem a tendência de acabar nas piores horas! Isso inevitavelmente acontece, ainda mais quando estamos na correria do dia a dia.

Por isso, se possível, verifique antes de começar se você tem todos os itens para o prato, assim como a quantidade essencial. Isso evita dores de cabeça e desperdício de ingredientes.

Culinária para iniciantes #3 – Organize a bancada e mantenha os ingredientes à mão

A pré-preparação é vista por muitos como a parte mais chata da culinária. Contudo, recomendamos que você já deixe os ingredientes picados, descascados, pré-cozidos, separados em potinhos e organizados na bancada.

Muitas vezes, no meio da preparação, você não terá tempo de preparar o próximo ingrediente. Sabe qual é o risco? De queimar o conteúdo no forno e de causar acidentes ou desperdícios.

Dica #4 – Cozinhe em fogo baixo

Quem está começando a se arriscar na cozinha possivelmente ainda não conhece o tempo de cozimento dos alimentos, além de experimentar aquela ansiedade de querer que a receita fique pronta logo. 

Indicamos que você se programe para que dê tempo de cozinhar em fogo baixo, porque, mesmo que demore mais, existe a chance de observar o processo e evitar que a comida queime. 

Além disso, você tem a oportunidade de se acostumar com a potência de seus eletrodomésticos, já que cada fogão, forno e micro-ondas possui um funcionamento diferente, que varia, por exemplo, de acordo com a marca ou o tempo de uso.

Culinária para iniciantes #5 – Invista em utensílios básicos

10 dicas de culinária para iniciantes

Contar com os materiais adequados vai tornar a tarefa de cozinhar mais fácil e prazerosa. Ninguém quer sofrer cortando carne com uma faca de manteiga, por exemplo. Não é preciso gastar muito dinheiro para investir em itens básicos, como uma faca bem afiada, colheres resistentes ao calor para mexer as panelas no fogo, tábua de cortar etc.

Explicamos melhor sobre utensílios de cozinha no nosso texto: 6 melhores utensílios de cozinha que irão facilitar a sua vida.

Dica #6 – Acrescente os temperos aos poucos

Temperando frango

Um ditado muito comum da cozinha, que talvez você já tenha ouvido sua avó dizer, é: você sempre pode acrescentar mais sal, mas não pode tirar depois. 

Traduzindo: vá adicionando os temperos aos poucos e crie o hábito de provar a receita enquanto cozinha. Assim, você ajusta as quantidades com sucesso.

Culinária para iniciantes #7 – Tente se concentrar plenamente na tarefa

Nós sabemos que pode ser difícil separar um tempo exclusivamente para a cozinha. Precisamos olhar as crianças, ler os e-mails, atender aquela ligação importante – e muitas vezes é o único momento para nos atualizarmos com as notícias do jornal na TV.

Mas, sempre que possível, elimine as distrações e se concentre na culinária, prestando atenção na receita que está fazendo. Além de aumentar as suas chances de deixar tudo uma delícia, isso vai ajudar a identificar os pontos de melhoria para que você se torne um chef cada vez melhor.

Dica #8 – Comece com receitas simples de executar

Se é a sua primeira vez pilotando o fogão, escolha um prato com menos etapas e ingredientes fáceis de preparar. Até os cozinheiros mais experientes se atrapalham às vezes com receitas muito complexas.

As receitas mais simples geralmente são aquelas que você pode colocar todos os ingredientes na mesma panela e pronto, como este Frango com Brócolis e Queijo – Receita de uma Panela Só que postamos aqui no blog.

Culinária para iniciantes #9 – Fique atento ao tempo de descongelar/deixar de molho

carne bovina

Alguns alimentos devem ser descongelados com antecedência, como as carnes, que podem ser transferidas do freezer para geladeira no dia anterior. Outros podem ser descongelados no micro-ondas ou irem direto do freezer ao forno. 

Leia também: Como descongelar frango em segurança

Atente-se também para os alimentos que devem ficar de molho pelo mínimo de 3 horas, como o feijão e o grão-de-bico. Esse processo serve não só para acelerar o tempo de cozimento, mas, no caso do feijão, vai eliminar substâncias que causam problemas digestivos, como as temidas gases.

Dica #10 – Se algo der errado, procure alguns truques

Tudo bem, sejamos realistas. Mesmo com todas as dicas de culinária para iniciantes que citamos acima, você provavelmente vai errar muito antes de dominar essa arte. A boa notícia é pequenos deslizes do dia a dia são evitados com truques simples que você encontra facilmente na internet.

Por exemplo, acrescente uma fatia de pão em cima do arroz queimado e tampe por alguns minutos para que ela absorva o gosto; balanceie o sal do refogado colocando um vegetal macio, como batata, nos últimos minutos de cozimento e suavize o excesso de alho acrescentando alguns talos de salsinha e levando ao fogo novamente por um minuto.

Se você achou nossas dicas úteis, não se esqueça de acompanhar o nosso blog e de nos seguir nas redes sociais. Aqui você conta com receitas bem explicadas e conteúdo variado sobre cozinha, ideal para quem é iniciante!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: A Casa Encantada: do que você mais gosta? | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…