Como descongelar carne vermelha em segurança

descongelar carne

descongelar carne

Descongelar carne é algo que muitos de nós nem sempre sabemos ao certo como deve ser feito.

Muitas vezes, quando esquecemos de tirar a carne do freezer tentamos descongelar de forma rápida com vários métodos.

Hoje eu vou te mostrar como descongelar da forma correta em quatro diferentes formas.  

Como descongelar carne em segurança na geladeira

Essa é, sem dúvidas, a forma mais segura de se descongelar carne.

Por mais que o método seja um pouco mais demorado e talvez você precise deixar a carne por mais de 2 a 3 horas na geladeira, ele é eficiente.

Como na geladeira a temperatura é praticamente constante, a carne pode descongelar em seu próprio tempo.

Como consequência, descongelar a carne na geladeira deixa a textura da proteína melhor e o seu sabor também, não ficando com gosto de água ou perdendo o gosto da carne.

Além disso, um dos maiores perigos de se descongelar incorretamente é a contaminação com microrganismos do ambiente.

Por isso, descongelar na geladeira acaba protegendo-o também do crescimento de fungos e bactérias durante o processo de descongelamento.

O que vai variar aqui é o tamanho da proteína: carne moída, por exemplo, tende a descongelar em algumas horas, mas peças maiores de carne podem levar até um dia para descongelar na geladeira.

Aproveite e conheça algumas receitas com carne moída para descongelar!

Descongelar carne em segurança na água fria

Descongelar na água fria também é um dos métodos mais conhecidos e mais utilizados para quem quer fazer alguma receita de forma um pouco mais rápida.

descongelar carne

Essa forma é interessante para quem não possui micro-ondas ou não tem tempo o suficiente para descongelar na geladeira.

Descongelar na água fria funciona melhor para cortes menores como: bife, carne moída, lombos pequenos etc.

Neste caso, lembre-se de retirar a carne da embalagem e colocá-la em um saco impermeável que seja selado para evitar que água entra em contato com a proteína.

Outro ponto interessante a se considerar é que você precisa trocar a água pelo menos a cada 30 minutos para que o ambiente fica propício para se descongelar.

Este método, dependendo do tamanho do corte pode demorar um pouco mais que 1 hora para descongelar totalmente, mas ele já acelera o processo quando comparado ao descongelamento na geladeira.

Descongelando no micro-ondas

Descongelar no micro-ondas é uma das formas mais eficazes para quem quer tirar a carne da geladeira e fazê-la em poucos minutos.

A maioria dos micro-ondas permite que você insira quantos quilos você precisa descongelar e automaticamente ele calcula quanto tempo será necessário para descongelar.

Caso seu micro-ondas não faça isso você pode utilizar a potência baixa e aquecer a cada 5 minutos, virando a proteína para que ela descongele uniformemente.

Perceba também que o descongelamento no micro-ondas é muito mais rápido que os anteriores.

Por isso você deve colocar a carne dentro de um pote próprio para micro-ondas e que seja fundo porque vai sair bastante água da proteína.

Fazer aos pouquinhos também vai te ajudar a evitar que a água que sai do descongelamento caia no micro ondas.

Descongelar direto na panela

Dependendo do tipo de carne, você pode descongelar direto na panela, ou seja, você não precisa fazer alguns dos métodos anteriores.

Perceba que é muito seguro cozinhar a carne congelada, visto que ela vai passar de um ambiente quase que estéreo para outro também esterilizado.

No entanto, a grande questão aqui se dá pelo tempo. O tempo necessário para se cozinhar uma carne congelada vai ser 2 vezes maior que dê uma carne descongelada.

Neste caso, você pode fazer marinadas de carne como ensinamos aqui e descongelar direto na air fryer!

O que não deve ser feito ao descongelar carnes?

É muito comum se ver pessoas que tiram a carne do congelador durante a noite para a pia da cozinha e a deixam lá até a manhã seguinte, mas isso é perigoso. Isso ocorre porque um dos fatores para que exista o crescimento de bactérias e outros microrganismos na carne é descongelá-la em temperatura ambiente.

Outro ponto a se considerar é que você não deve usar água quente para descongelar a carne ou, deixá-la descongelar por mais de 2 horas em temperatura ambiente.

Os microrganismos que podem causar intoxicação alimentar crescem rapidamente na carne porque é um meio nutritivo para as bactérias se proliferarem.

Portanto, todas as vezes que você descongelar algum tipo de carne, mas não poder utilizá-la naquele momento, volte a proteína para a geladeira para evitar possíveis intoxicações.

Espero que você tenha gostado das nossas dicas! Se gostou, lembre-se de compartilhar com outras pessoas.

Conheça também o nosso Manual de Como Congelar Alimentos. Acredito que ele será de boa ajuda no momento em que você for congelar os seus alimentos.

Lembre-se também de participar do nosso grupo do Facebook e nós seguir no Instagram da Casa Encantada.

Espero ter ajudado. Até a próxima!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

6 respostas

  1. Pingback: Páprica - Temperando a Vida A casa encantada Receitas fáceis e rápidas
  2. Pingback: Como congelar carne marinada - 4 Receitas incríveis | A casa encantada
  3. Pingback: O que pode comer na sexta-feira santa? | A casa encantada
  4. Pingback: Refeições congeladas, dicas de como praticamos na nossa casa | A casa encantada
  5. Pingback: Prepare pratos com frango e desfrute de uma refeição cheia de proteínas
  6. Pingback: Receita de ravioli de carne | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…