Você sabia que é fácil preparar em casa o espaguete de pupunha a partir do palmito fresco que você encontra na feira?
O palmito é onipresente na cultura alimentar brasileira, especialmente na versão em conserva. Motivo? Ao ser cortado ele oxida rapidamente, ficando escuro e nada atrativo. Por isso é acondicionado numa solução avinagrada, o que geralmente muda muito o seu sabor delicado.
O palmito pupunha, de sabor adocicado, textura macia e cor palha, é a única variedade que não escurece ao ser cortada. Por isso é possível encontrar fresco e já descascado em feiras e supermercados na seção dos refrigerados. Em alguns lugares o palmito já é vendido cortado em formato de espaguete, em conserva, embalado a vácuo ou em bandejas de isopor, mas geralmente é mais caro. É importante destacar que deve ser cozido, assado ou grelhado antes do consumo.
O preparo do espaguete de palmito pupunha é bem simples, basta cortar o tolete de palmito em tiras finas e cozinhar na água com sal que nem macarrão. Uma ótima alternativa para quem quer evitar o espaguete tradicional.
Como não é uma massa propriamente dito, o espaguete de pupunha é sem glúten e low carb, perfeito para quem está controlando a ingestão de carboidratos. Além de ser uma opção de refeição bem leve.
A massa fresca de pupunha oferece o benefício adicional de ser uma opção simples e rápida para alimentar a família. Mesmo em noites de pressa, pode preparar esta refeição em menos de meia hora para uma experiência gastronomica agradável e nutritiva.
Espaguete de pupunha caseiro
Equipamento
- 1 mandoline ou 1 faca afiada
Ingredientes
- 1 tolete de palmito pupunha fresco e descascado 250 g aproximadamente
- 1/2 xícara (de chá) de tomate cereja ou uva
- 1 colher (de sopa) de azeite de oliva
- 1 dente de alho
- 2 colheres (de chá) de sal
- QB salsinha fresca a gosto opcional
- QB pimenta-do-reino moída a gosto opcional
Instruções
- Lave o palmito e corte no sentido do comprimento, use um mandoline com pente grosso ou uma faca bem afiada. Corte com uma faca os pedaços que ficaram maiores até obter um formato de espaguete, mais fino e comprido. Reserve.
- Lave e seque os tomates. Corte ao meio e reserve.
- Leve uma panela pequena com água ao fogo. Quando levantar fervura adicione o sal e o palmito cortado. Cozinhe por cerca de 5 minutos.
- Enquanto o palmito cozinha, macere o alho até virar uma pasta, ou pique bem com uma faca.
- Aqueça o azeite em uma frigideira e doure levemente o alho.
- Acrescente os tomates e refogue por cerca de 3 minutos, mexendo de vez em quando, sem deixar desmanchar.
- Escorra e descarte a água do palmito. Transfira o espaguete para a frigideira e refogue por mais 2 minutos, sem parar de mexer.
- Desligue o fogo e acrescente a salsinha fresca picada e a pimenta-do-reino (opcional). Experimente e ajuste os temperos se necessário. Sirva ainda quente.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Outros molhos para temperar seu espaguete de palmito pupunha:
- BOLONHESA: O molho bolonhesa é muito prático e combina com esse espaguete fake de palmito perfeitamente. Você pode preparar também a versão vegana da bolonhesa feita com lentilha.
– Receita de molho bolonhesa que eu tenho sempre congelada no freezer.
– Receita do molho bolonhesa vegano de lentilhas. - MOLHO BRANCO: O molho branco é super versátil e combina bastante com o macarrão de palmito. Prepare o molho e adicione ervilha fresca e pedacinhos de bacon dourado. É uma combinação perfeita para um jantar rápido.
- CARBONARA: O molho carbonara fica pronto em minutos e é muito simples de fazer. Capriche no queijo parmesão!
- PESTO: Temos aqui uma versão vegana do molho pesto, preparado com castanhas brasileiras e pilado como todo pesto tradicional deve ser. Essa receita é muito simples de fazer e combina muito bem com o espaguete de pupunha.
- ALMONDEGAS: Acrescente almôndegas assadas ao macarrão de palmito pupunho e tenha um prato super completo. Receita das almôndegas assadas aqui, e a versão vegana de almôndegas de cogumelos aqui.
- ATUM: Pode-se preparar umjantar rápido utilizando conservas de atum e molho de tomate, resultando num molho de atum rápido e saboroso.
- SALADA TROPICAL: Em noites quentes de verão tudo que você precisa é de uma massa leve e bem temperada. Experimente preparar uma salada de macarrão com nosso espaguete de palmito e essa salsa agridoce de abacaxi.
Onde encontrar palmito pupunha fresco para preparar macarrão?
Bem, o palmito pupunha fresco pode ser encontrado já limpo tanto nas feiras livres como em alguns hortifrutis no Brasil.
Na maioria das vezes você irá encontrar o pupunha limpo em toletes, o que facilita muito o preparo do espaguete de pupunha, depois de lavar os toletes imediatamente você pode fatia-los.
Caso não encontre o tolete de palmito pupunha limpo você precisará descasca-lo.
Como descascar palmito pupunha:
O palmito pupunha com casca precisa ser limpo para retirar a parte dura e aproveitar o coração do palmito que é de sabor suave e muito macio.
- Você precisará de uma faca de corte afiada para isso. Note na extremidade do tolete de palmito que tem uma parte amarelada em torno do miolo que geralmente é bem clarinho. Essa parte amarelada é dura e bem fibrosa.
- Posicione a faca onde termina a parte amarela e começa a branca, vá descendo com a faca e você notará que ela se desprende do coração com palmito.
- Puxe a parte cortada deixando somente o coração do palmito.
Encontrei no youtube um vídeo do canal sitio Alvorada, o proprietário Rodrigo Lacerda é produtor de palmito pupunha em Registro no interior de São Paulo e explica com muitos detalhes como descascar o palmito pupunha. Acompanhe no vídeo a partir do minuto 09:14.
Palmito pupunha processado em formato de espaguete:
Hoje em dia você encontra com muita facilidade o palmito pupunha fresco já processado. Tanto em finas fatias para compor uma lasanha como em formato de espaguete. Geralmente esse palmito já processado tem o valor mais elevado que o tolete de pupunha, o que deve ser levado em conta é que com o formato já pronto você consegue retirar da sua geladeira e preparar um jantar ainda mais rápido. Você encontra a versão comercializada de espaguete de pupunha na sessão de refrigerados do hortifruti, geralmente junto do tolete de palmito. Alguns feirantes também oferecem o palmito já cortado em formato de macarrão.
Em alguns supermercados você também encontra o espaguete de palmito em conserva. Esse não precisa ser refrigerado, normalmente você encontra nas prateleiras do supermercado ao lado das outras conservas. Nesse caso proceda da mesma forma que com o fresco, passe o palmito em conserva em água quente para aquecer e diminuir o sabor avinagrado da conserva.
Posso congelar o espaguete de pupunha?
Sim, sem dúvidas. Prepare o espaguete de pupunha e tempere com ervas, azeite e sal. Congele separado do molho por até 60 dias. Descongele levando do freezer para a geladeira na noite anterior. Depois é só aquecer molho e macarrão no microondas.
Ahhhh chegamos ao fim desse post. Estou muito feliz de ter você aqui comigo e ansiosa para saber sua opinião. Conta para a gente nos comentários o que achou dessa receita. Peço que comente também se tiver alguma dúvida sobre a receita, terei o maior prazer em responder. E saiba que seu comentário é muito valioso, além de nos deixar a par do que ainda pode ser respondido, pode ajudar muitos leitores que provavelmente tinha a mesma dúvida que você.
Se fizer essa receita, por favor, avalie o quanto foi útil para você deixando até 5 ⭐️⭐️⭐️⭐️⭐️ nos comentários. Isso além de nos guiar mostrando qual o melhor conteúdo a se desenvolver, mostra o quanto aquela receita foi feita e aprovada por outras pessoas. Muitos leitores iniciantes na cozinha podem ser guiados por outros leitores que atestam a qualidade da receita.
Nossa comunidade é a melhor prova do que fazemos! Conto com sua ajuda. Muito obrigado desde já 💛
Te convido a puxar uma cadeira, pegar um café e prozear um pouco mais na nossa cozinha, que só existe por você estar aí, do outro lado.
Olá, eu sou a Ariana e sou a fundadora dos blogs acasaencantada e arianapazzini. Escrevo conteúdo gastronômico desde os primórdios dos blogs, quando a Internet ainda estava em sua infância. Como fã de gastronomia, cozinheira e mãe de crianças exigentes, sei o que é preciso para criar pratos que satisfaçam até os paladares mais exigentes. Sou apaixonada por transformar vegetais em pratos suculentos e saborosos que todos possam apreciar. Tenho muito orgulho da minha trajetória até aqui produzindo conteúdo de alta qualidade.