Temperando a Vida – Salsinha ou Salsa

salsinha

A salsinha, ou salsa (essas ervas são da mesma família), é uma das ervas culinárias mais conhecidas no Brasil. Nós a colocamos no mesmo maço que a cebolinha e formamos o cheiro verde.

Inclusive, é encontrado com poucas variações pelas feiras livres de todo o país. Mas, você sabia que na Antiguidade ela era uma celebridade entre as ervas?

Salsinha e cebolinha
Cebolinha

A erva é nativa da região do Mediterrâneo. Na mitologia greco-romana, ela é associada ao sucesso, a fama e a alegria.

Aliás, dizia-se que o semideus grego Hércules, após derrotar o leão da Numídia, foi presenteado com uma coroa de folhas de salsa. Mas, parece que os romanos foram os primeiros a usá-la para dar sabor aos pratos. Além disso, os romanos apreciavam o aroma dessa erva. Nesse sentido, a usavam para desodorizar do ar durantes seus banquetes.

Já os sábios egípcios estavam mais interessados nas propriedades medicinais da erva. Eles acreditavam que ela podia tratar problemas estomacais e urinários. Inclusive, ela é rica em vitamina C. Além disso, contém ferro e  contribui para a saúde dos rins.

A chegada da salsinha na América

Mas, como essa celebridade fez seu caminho até a América? Sendo cultivada por boa parte da Europa, é provável chegou na América com os imigrantes europeus.

Aliás, pode ser usada para temperar praticamente tudo. Ou seja, carnes, molhos, sopas e canapés, ela se tornou um ingrediente praticamente obrigatório de todas cozinhas. E que bom que é assim! Veja essa receita de Penne ao Molho de Salsinha, que além de deliciosa é super fácil de fazer.

Gostou do nosso post? Queremos saber suas opiniões, dicas e receitas! Deixe um comentário aqui na nossa página, no nosso Facebook ou no nosso perfil do Instagram.

 

Outras receitas com essa erva maravilhosa:

Penne ao molho de queijo e salsinha

Ótima opção para o almoço em família, prático e fácil de fazer, esse penne com molho de queijo agrada a todos.
Tempo de Preparação 15 mins
Tempo para Cozinhar 15 mins
Tempo Total 30 mins
Course Prato Principal
Cozinha brasileira, Italian
Quantidade 4
Calories 324 kcal

Ingredientes
  

  • 200 gramas de salsinha picada grosseiramente
  • 200 gramas de queijo muçarela ralado pode ser outro de mesma consistência
  • 2 limões - suco
  • 1 caixa de creme de leite
  • 2 colheres de sopa de requeijão
  • 4 dentes de alho
  • 6 colheres de sopa de azeite extravirgem
  • 500 gramas de macarrão tipo penne
  • sal e temperos a gosto
  • Ramos de salsinha para enfeitar

Instruções
 

  • Bata no mixer ou no liquidificador a salsinha, o suco dos limões, 2 colheres de azeite, sal (não muito pois o queijo já é salgado) e os temperos da sua escolha.
  • Em um recipiente, junte o queijo, o requeijão, o creme de leite e a salsa previamente batida, misture bem com uma colher até obter um molho homogêneo e consistente.
  • Cozinhe o macarrão até ficar al dente.
  • Em uma frigideira, doure o alho cortado em cubos pequenos no resto do azeite, coloque os ramos de salsinha e retire-os (deixe o alhdepois de 1 minuto e reserve.
  • Com o azeite ainda quente, jogue o macarrão escorrido na frigideira e mexa bem para que ele fique todo coberto com o azeite e o alho dourado, logo em seguida, ainda bem quente, coloque colheradas do molho sobre o macarrão para que derreta um pouco e decore com os ramos de salsinha fritos e um fio de azeite.

Notas

Bom apetite!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

 

 

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Penne ao Molho de Queijo e Salsinha | A casa encantada
  2. Pingback: Páprica - Temperando a Vida A casa encantada Receitas fáceis e rápidas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…