A salsinha, ou salsa (essas ervas são da mesma família), é uma das ervas culinárias mais conhecidas no Brasil. Nós a colocamos no mesmo maço que a cebolinha e formamos o cheiro verde.
Inclusive, é encontrado com poucas variações pelas feiras livres de todo o país. Mas, você sabia que na Antiguidade ela era uma celebridade entre as ervas?
A erva é nativa da região do Mediterrâneo. Na mitologia greco-romana, ela é associada ao sucesso, a fama e a alegria.
Aliás, dizia-se que o semideus grego Hércules, após derrotar o leão da Numídia, foi presenteado com uma coroa de folhas de salsa. Mas, parece que os romanos foram os primeiros a usá-la para dar sabor aos pratos. Além disso, os romanos apreciavam o aroma dessa erva. Nesse sentido, a usavam para desodorizar do ar durantes seus banquetes.
Já os sábios egípcios estavam mais interessados nas propriedades medicinais da erva. Eles acreditavam que ela podia tratar problemas estomacais e urinários. Inclusive, ela é rica em vitamina C. Além disso, contém ferro e contribui para a saúde dos rins.
A chegada da salsinha na América
Mas, como essa celebridade fez seu caminho até a América? Sendo cultivada por boa parte da Europa, é provável chegou na América com os imigrantes europeus.
Aliás, pode ser usada para temperar praticamente tudo. Ou seja, carnes, molhos, sopas e canapés, ela se tornou um ingrediente praticamente obrigatório de todas cozinhas. E que bom que é assim! Veja essa receita de Penne ao Molho de Salsinha, que além de deliciosa é super fácil de fazer.
Gostou do nosso post? Queremos saber suas opiniões, dicas e receitas! Deixe um comentário aqui na nossa página, no nosso Facebook ou no nosso perfil do Instagram.
Outras receitas com essa erva maravilhosa:
- Molho de tomate para pizza caseiro
- Pimentão recheado com queijo cottage
- A Perfeita Batata Recheada
- Penne ao molho de queijo e salsinha
- Entradas para o natal: patê de queijo com salsinha
Penne ao molho de queijo e salsinha
Ingredientes
- 200 gramas de salsinha picada grosseiramente
- 200 gramas de queijo muçarela ralado pode ser outro de mesma consistência
- 2 limões - suco
- 1 caixa de creme de leite
- 2 colheres de sopa de requeijão
- 4 dentes de alho
- 6 colheres de sopa de azeite extravirgem
- 500 gramas de macarrão tipo penne
- sal e temperos a gosto
- Ramos de salsinha para enfeitar
Instruções
- Bata no mixer ou no liquidificador a salsinha, o suco dos limões, 2 colheres de azeite, sal (não muito pois o queijo já é salgado) e os temperos da sua escolha.
- Em um recipiente, junte o queijo, o requeijão, o creme de leite e a salsa previamente batida, misture bem com uma colher até obter um molho homogêneo e consistente.
- Cozinhe o macarrão até ficar al dente.
- Em uma frigideira, doure o alho cortado em cubos pequenos no resto do azeite, coloque os ramos de salsinha e retire-os (deixe o alhdepois de 1 minuto e reserve.
- Com o azeite ainda quente, jogue o macarrão escorrido na frigideira e mexa bem para que ele fique todo coberto com o azeite e o alho dourado, logo em seguida, ainda bem quente, coloque colheradas do molho sobre o macarrão para que derreta um pouco e decore com os ramos de salsinha fritos e um fio de azeite.
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
2 respostas