12 itens indispensáveis na cozinha vegana

cozinha vegana

Muitas pessoas pensam que ao adotar uma dieta vegana, necessariamente a base de sua alimentação será apenas de frutas e saladas, em outras palavras, pouca variedade e sabores repetitivos. Porém, o que irá acontecer é exatamente o oposto. Planejar o que vai comprar ajuda a manter a dieta equilibrada além de economizar tempo e dinheiro. Foi pensando nisso que fizemos essa lista com 12 itens indispensáveis no cozinha vegana para você comer muito bem todos os dias.

cozinha vegana

Quer saber mais sobre o veganismo? 

1. Leites vegetais

Hoje em dia é muito fácil encontrar leites de origem vegetal no supermercado, portanto, aproveitem! Assim, substituir o leite de origem animal pelo vegetal em todas as suas receitas é muito fácil. Outro ponto positivo é que o leite de origem vegetal não afeta os alérgicos a lactose. O mais barato deles é o leite a base de soja, mas antes de comprá-lo certifique-se que a marca que escolheu é vegana. Isso porque existem algumas marcas que utilizam alguns nutrientes de origem animal. Sendo assim, é muito importante ficar atento e se informar através dos serviços de atendimento ao consumidor.

Outros tipos de leite vegetal: de aveia, de arroz, de nozes, de amêndoas, de castanhas e de quinoa.  

cozinha vegana

2. Produtos à base de soja

A proteína texturizada de soja tem um sabor muito parecido com o da carne e por isso, na minha opinião é um dos itens indispensáveis na cozinha vegana. Além disso, os produtos à base de soja trazem praticidade para o dia a dia, com opções de hambúrguer, salsicha entre muitas outras.

Se você não gosta de soja, existem outras opções de lanches como hamburgueres de grão de bico ou quinoa. Mas você também pode fazer o seu hamburger em casa.

3. Cogumelos

Um dos alimentos mais ricos em proteína e vitaminas ele é um excelente ingrediente nas receitas veganas pois combinam com praticamente tudo. Escolha o que mais gosta ou varie quando for comprá-los, mas sempre tenha uma bandeja de cogumelos em casa. Os mais fáceis de encontrar são: champignon, shitake e o shimeji. Experimente esse escondidinho de shimeji, você vai adorar!

cozinha vegana

4. Azeite de oliva

O azeite é rico em ômega 9 assim como um ingrediente perfeito para fazer uma “manteiga” caseira. Basta colocá-la em um recipiente com tampa na geladeira e esperar congelar. Você também pode usar o azeite na sua salada de pote, fica uma delícia.

5. Sementes e Grãos

Sementes e grãos são alimentos ricos em nutrientes, por isso, é sempre bom guardar alguns no armário. A variedade é muito ampla e você pode escolher o que quiser como quinoa, chia e linhaça. Mas aconselho comprar sempre, pelo menos, um de cada.

cozinha vegana

6. Castanhas

Fonte de cálcio e quase todos os tipos de ômegas, é um coringa para deixar um prato mais gostoso e sofisticado. Pode ser colocada na salada ou no meio do arroz, escolha como você mais gosta.

7. Tapioca

Alimentação de baixa caloria e sem glúten, você pode escolher o recheio que mais gosta, seja ele doce ou salgado. Um prato vegano delicioso, econômico e prático. Veja como fazer uma tapioca perfeita com o nosso Guia Definitivo de Tapioca

cozinha vegana

8. Cacau em pó

Quem não ama comer chocolate depois do almoço ou no meio da tarde com cafezinho? O cacau em pó pode ser um grande aliado pois não contém açúcar e fica uma delícia misturado com castanha. Experimente fazer um Brownie Vegano uma delícia!

9. Todos os tipos de feijão, ervilhas, grão-de-bico e similares

Grãos são versáteis, você pode comê-los sozinhos, fazer um delicioso bolinho ou um hamburguer vegano. Não há nada mais gostoso do que um delicioso arrozinho com feijão bem temperado.

Uma ideia de almoço para a família é uma feijoada vegana de feijão branco não da para resistir!

10. Aveia

A aveia é outro item indispensável na cozinha vegana pois é altamente nutritiva. A aveia é rica em fibras e muitas vezes, ou melhor, na maioria das vezes, você pode substituir pelo menos metade da farinha de uma receita por farinha de aveia, como nesse delicioso bolo de maça. 

Não importa como, consumir pelo menos duas colheres de aveia por dia, é muito bom para sua saúde. 

cozinha vegana

11. Coco e seus derivados

A água de coco, refrescante e deliciosa! Por ter um alto potencial de hidratação assim como de reposição de minerais é muito indicada para quem pratica atividades físicas. Como a água, o óleo de coco pode trazer muitos benefícios para sua digestão, além de diminuir a pressão arterial. Além da fruta ser uma delícia! Quem não gosta de pedir para abrir o coco depois de beber a água?!

Experimente colocar coco nas suas receitas favoritas, como em um bolo de caneca vegano. Ele vai ficar simplesmente perfeito.

12. Trigo para quibe

Quibe é um dos pratos veganos mais gostosos e fáceis de fazer. Você pode fazer o quibe tradicional e substituir a carne por muitas coisas como berinjela, batata doce, o que quiser! 

Com essa lista básica de itens indispensáveis na cozinha vegana, você vai fazer pratos deliciosos para toda a família! Não deixe de compartilhar com a gente o que você achou.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

5 respostas

  1. Pingback: Cassoulet Vegana - Feijoada Vegana de feijão branco | A casa encantada
  2. Pingback: 7 Benefícios da Alimentação Vegana | A casa encantada
  3. Pingback: Como Planejar Uma Refeição 100% Vegana - Cardápio Vegano | A casa encantada
  4. Pingback: Aprenda receitas com ervilhas, uma leguminosa rica em nutrientes
  5. Pingback: Como substituir leite animal e derivados nas receitas | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…