5 receitas para crianças veganas: todas deliciosas!

receitas para crianças veganas

receitas para crianças veganas

Agradar ao paladar infantil pode ser uma tarefa complicada. Além disso, em uma sociedade em que o hábito de consumir carne e alimentos de origem animal é predominante, uma alimentação com base em vegetais passa longe da preferência das crianças. Mas foi pensando nisso que hoje eu trouxe 5 receitas para crianças veganas.

Primeiramente, para conquistar os pequenos, o melhor jeito é elaborar pratos veganos saborosos e divertidos em vez de apostar na insistência. Então, vem comigo aprender as variedades que escolhi.

Receitas para crianças veganas #1: Pãozinho de inhame e cenoura

Dentre as receitas nutritivas para crianças, o pãozinho de inhame e cenoura é super fácil de fazer. Inclusive, você pode recrutar o seu pequeno para preparar a massa com você.

Os ingredientes são: 1 xícara e ½ de inhame cozido e amassado, ½ xícara de cenoura cozida e amassada, 1 xícara e ½ de polvilho doce, 6 colheres de sopa de azeite, 1 colher de chá de chia, salsinha (opcional), 2 dentes de alho amassados e 1 colher de chá de sal.

Misture tudo. Por sua vez, se a massa grudar, acrescente polvilho. Depois, leve ao forno pré aquecido em 200 ºC por cerca de 40 minutos.

receitas para crianças veganas

#2: Homus

Em segundo lugar, o Homus é de longe uma das receitas infantis nutritivas mais fáceis de se fazer. Separe os ingredientes: 300 gramas de grão-de-bico já cozido e descascado, suco de 1 limão, 2 dentes de alho, azeite a gosto, 100 gramas de tahine (pasta de gergelim) e sal. Triture tudo. Caso precise, acrescente um pouco de água, pois o ponto deve ser um patê grosso. Por fim, sirva-o com pão integral ou berinjela assada, fica uma delícia. Aqui tem outra sugestão de preparo.

#3: Bolinho de lentilha com chia

Crianças adoram bolinhos. Portanto, é lógico que não poderia faltar na nossa lista de receitas infantis.

Ingredientes: 1 xícara de chá de lentilha crua, 1 batata pequena cozida e sem casca, 1 colher de chá de chia, 5 colheres de sopa de caldo de legumes, 1 colher de chá de azeite e sal a gosto. Deixe a lentilha de molho por 12 horas, lave bem em água corrente e escorra. Triture-a com os demais ingredientes, faça bolinhos e leve para assar por cerca de 30 minutos.

#4: Tofu à parmegiana

Já que o frango à parmegiana é bastante popular, que tal adaptar e fazer uma receita infantil nutritiva de tofu à parmegiana?

Você vai precisar de tofu drenado cortado em cubos, migalhas de pão, óleo de canola ou azeite, ½ xícara de água, 2 colheres de sopa de amido de milho e molho de tomate. Atenção, não use o tofu direto da embalagem, pois ele contém muita água e não vai ficar sequinho e crocante. Sirva com molho de tomate e macarrão ou com arroz.

receitas para crianças veganas
Tofu não podia faltar <3 (Fonte: Pixabay)

Receitas para crianças veganas #5: Chilli de feijão com legumes assados

Para terminar a nossa lista de receitas para crianças veganas, temos o chilli de feijão com legumes assados. Selecione 1/2 colher de sopa de óleo vegetal ou azeite, 2 dentes de alho picados, 1 cebola pequena picadinha, 2 tomates pequenos picados, 1/2 colher de sopa de vinagre e 240 gramas de feijão. Frite o alho e a cebola. Adicione o tomate e o vinagre e tampe por 10 minutos. Adicione o feijão e cozinhe por mais 5 a 10 minutos.

Finalmente, para os legumes assados: 1/2 abobrinha picada, 1/2 cebola média picada, 1/2 pimentão vermelho e amarelo picados, 1/2 colher de chá de ervas secas e 1/2 colher de sopa de óleo vegetal ou de azeite. Pré-aqueça o forno a 180 ºC, coloque os vegetais em uma forma e jogue as ervas e o óleo por cima. Asse até ficarem bem macios.

Aliás, quer uma última dica? Abaixo, você confere a receita de antepasto de berinjela assada para incrementar o pão do seu filho. Aproveite e experimente junto com ele.

Antepasto de berinjela assada

Berinjela, cebola e pimentão assados que ficam com uma textura incrível combinado com o azeite para conservar e temperar, prove sobre uma fatia de pão italiano! A validade é de até 14 dias na geladeira e o sabor intensifica conforme o tempo passa!
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 1 hr
Course Aperitivo
Quantidade 3 pessoas

Ingredientes
  

  • 3 berinjelas médias cortadas em cubos médios
  • 1 pimentão pequeno em cubos ou fatias
  • 2 cebolas em cubos
  • 1 dente de alho picadinho ou em lâminas finas
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola,
  • azeite para temperar e preservar à gosto
  • sal e pimenta do reino à gosto.

Instruções
 

  • Pré aqueça o forno em 200°C e forre uma assadeira com papel alumínio,
  • Em um bowl, coloque todos os ingredientes exceto o azeite e mexa bem até que tudo esteja bem misturado e temperado,
  • Transfira para a assadeira e distribua bem, se quiser para dar ainda mais sabor ao seu antepasto regue um fio de azeite neste momento,
  • Cubra a assadeira com papel alumínio e leve ao forno por 20 minutos,
  • Retire do forno, dê uma mexida e volte ao forno sem o papel alumínio por mais 20 minutos,
  • Retire do forno, deixe esfriar, acomode o assado na vasilha que irá servir ou guardar e regue com azeite até cobrir,
  • Conserve na geladeira.

Notas

O azeite que restar do seu antepasto pode ser usado para temperar, o sabor é maravilhoso!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…