7 benefícios da alimentação vegana

benefícios da alimentação vegana

Os benefícios da alimentação vegana são muitos, sendo assim, cada dia mais pessoas estão adotando o estilo de vida vegano. Porém, muitas pessoas associam a escolha a uma mudança drástica, com pratos caros e de difícil preparo.

Isso é um mito. Adotar a dieta vegana pode ser mais simples que você imagina, e irá lhe trazer muitas vantagens. Conheça 7 benefícios da alimentação vegana e tenha certeza de que vale a pena adotar esse estilo de vida.

legumes, temperos e vegetais

Já é possível encontrar produtos veganos com preços acessíveis em qualquer mercado. Todavia, é preciso sempre ler o rótulo para evitar produtos que possuem alto teor de sal, açúcar e gordura.  

De acordo com a American Dietetic Association a dieta que não contém carne tem mostrado ser benéfica para a saúde. Ainda assim, seu planejamento exige cuidado. Isso garante que seja boa do ponto de vista nutricional e vantajosa na prevenção e tratamento de várias doenças.

Desse modo, esse tipo de dieta cai bem para todos os estágios da vida. Por exemplo, lactação, gravidez, infância, adolescência, fase adulta e velhice.

brownie vegano

Para tirar proveito das vantagens de uma dieta vegana, é preciso manter a alimentação equilibrada. Rica em frutas, legumes, leguminosas, oleaginosas e cereais integrais.

Assim você será capaz de usufruir de todos os nutrientes de que seu corpo precisa.

Faça você mesma receitas veganas deliciosas em sua casa!

Conheça os 7 benefícios da alimentação vegana e adote esse estilo de vida na sua casa

benefícios da alimentação vegana

1. Previne doenças crônicas

Em primeiro lugar, por ser à base de plantas, seus alimentos possuem um índice muito menor de gorduras saturadas.

A dieta vegana diminui o risco de muitas doenças, como obesidade, hipertensão e diabetes tipo 2. 

2. Previne doenças cardíacas

Além disso, a dieta é composta por muitas frutas e cereais integrais. Sendo assim, é rica em fibra, ácido fólico, antioxidantes e fitoquímicos.

Desse modo, está associada a níveis mais baixos de colesterol, o que reduz o surgimento de doenças como AVCs.

3. Previne câncer

Da mesma forma, há uma forte ligação entre o consumo de fibra e redução do risco de vários tipos de câncer.

Na alimentação vegana, em que tudo o que se ingere é à base de origem vegetal, há uma maior presença de substâncias que previnem e retardam o surgimento de condições do tipo.

benefícios da alimentação vegana

4. Previne doenças nervosas degenerativas

Em resumo, rica em antioxidantes, a dieta diminui chances de doenças que atacam o sistema nervoso. Por exemplo, Alzheimer ou a doença de Parkinson.

Tais elementos estão em frutas silvestres, como mirtilo, morango e amora.

Além disso…

5. Diminui a propensão as alergias

Em suma, muitas de nossas alergias estão ligadas à produtos de origem animal como, como laticínios.

6. Melhora do funcionamento do intestino

Este pode ser um grande incomodo, tanto faz a idade. Nesse sentido, a alimentação vegana possui muita fibra, vinda de frutas, vegetais e cereais integrais. Assim, ingerir produtos ricos em fibras protege e regula o nosso intestino.

7. Aumento expectativa média de vida

Em conclusão, já existem muitos estudos que mostram que uma dieta saudável, à base de vegetais, garante uma maior expectativa de vida.

Desse modo, trocar a proteína animal de alimentos processados por proteínas vegetais reduz o risco de morte prematura em cerca de 34%.

Por fim, que tal fazer um experiência? Adote uma alimentação vegana e conte-nos aqui o que achou.

Salve no Pinterest:

benefícios da alimentação vegana

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Guia para virar vegano: confira dicas | A casa encantada
  2. Pingback: Vantagens de ser vegano e desvantagens | A casa encantada
  3. Pingback: 12 itens indispensáveis na cozinha vegana | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…