Almoço vegano completo e rápido

almoço vegano

Já aconteceu com você de não ter ideia do que preparar na hora do almoço? Além disso, para completar, você estava morrendo de fome, mas precisava comer rápido, pois não tinha muito tempo? Sabendo que situações como essa são muito comuns, separei algumas receitas de almoço vegano que vão te salvar!

Como fazer um almoço vegano rápido e fácil?

Bom, por mais que uma das opções mais óbvias para se preparar um almoço vegano fácil e rápido sejam as saladas, essa não é a proposta deste artigo. Afinal, saladas bem-preparadas e com grande variedade de ingredientes podem ser deliciosas, além de nutritivas, mas não é só disso que os veganos vivem, não é? Todo mundo pode e deve comer coisas diferentes.

Portanto, hoje vou mostrar opções de pratos para um almoço vegano simples, prático e diferenciado.

Então, vamos à sessão de almoço vegano com 5 pratos fáceis de preparar?

Pratos saborosos!

almoço vegano
Vai um risoto aí? (Reprodução)

#1 Risoto de legumes vegano

Nada como preparar um almoço vegano simples a partir do que se tem em casa! Nesta receita, não se utiliza manteiga e muito menos queijo. Para se obter um risoto cremoso, escolha o arroz arbóreo.

Em uma panela, refogue o arroz por 2 minutos e depois acrescente 1 xícara de vinho branco seco. Depois, é só adicionar um caldo de legumes, pois a base do prato já vai estar bem suculenta. Misture o arroz e os legumes que você escolheu já cozidos, acrescente 1 xícara de água quente e ervas frescas e mexa até que os grãos fiquem macios.

#2 Moqueca vegana de berinjela

O macete aqui é refogar a berinjela cortada em cubos em uma panela com 1 colher de sopa de azeite de oliva, sal e alho até que ela comece a dourar. Retire do fogo e reserve.

Em outra panela, adicione todos os ingredientes (berinjela, pimentão verde e amarelo, cebola e tomate) já picados em forma de camadas. Coloque sal e pimenta a gosto, suco de 2 limões, 100 ml de leite de coco, 2 colheres de azeite de dendê, tampe e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.

#3 Abobrinha recheada com arroz-cateto

Que tal uma receita que precisa apenas de 10 minutinhos de forno? Maravilhosamente prática e saborosa!

O segredo aqui é rechear as abobrinhas com o arroz integral cateto já cozido, alho-poró e cebola refogados no azeite, cenoura e cheiro verde. Deixe assar por 10 minutos no forno pré-aquecido e tá pronto! Lembrando que você deve cozinhar as abobrinhas antes de tudo.

E vamos de bolinhos!

almoço vegano
Bolinho de arroz, quem dispensa? (Reprodução)

#4 Bolinho de arroz vegano

Não existe almoço vegano fácil e rápido como este. Além do mais, você pode prepará-lo com arroz branco ou integral. Tem arroz sobrando do almoço de ontem? Esse é um ótimo jeito de aproveitá-lo!

#5 Bolinho de espinafre vegano

Prático e versátil, o bolinho é de espinafre, mas você também pode utilizar couve ou escarola se preferir.

Em um recipiente, acrescente o espinafre cru (não precisa refogar antes), 1 cebola picada, 2 dentes de alho, 1 xícara de chá de farinha de arroz, meia xícara de chá de fécula de batata, uma colher de chá de sal, 1 colher de café de curry (opcional) e uma colher de sobremesa de fermento.

Misture tudo e em seguida adicione 2 colheres de sopa de azeite de oliva e 120 ml de água. Comece a misturar os ingredientes com a mão, amassando-os. Modele os bolinhos no formato que preferir e leve-os ao forno pré-aquecido a 180 °C por cerca de 30 minutos.

Abaixo, deixamos destacada a receita de moqueca vegana de berinjela, porque ela é realmente incrível. Ainda assim, não deixe de conferir todas elas. Até a próxima!

Moqueca vegana de berinjela

Ingredientes
  

  • Berinjela
  • Alho
  • Pimentão verde e amarelo
  • Cebola
  • Tomate
  • 2 limões suco
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 100 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
  • Sal e pimenta a gosto

Instruções
 

  • Refogue a berinjela cortada em cubos em uma panela com azeite de oliva, sal e alho até que ela comece a dourar. Retire do fogo e reserve.
  • Em outra panela, adicione a berinjela, o pimentão verde e amarelo, a cebola e o tomate já picados em forma de camadas.
  • Adicione sal e pimenta a gosto, o suco de limão, o leite de coco, o azeite de dendê, tampe e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.
  • Está pronto!

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Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

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