A carne vegetal Ă© um produto que vem ganhando espaço no mercado. Ela serve como um substituto da carne vermelha. Afinal, adeptos do veganismo nĂŁo consomem alimentos que tenham origem animal. Ainda assim, algumas pessoas sentem falta disso no inĂcio da nova dieta.
Para atender a esse pĂșblico, a indĂșstria criou a carne vegana. Seu principal objetivo Ă© suprir a ausĂȘncia de sua “irmĂŁ”. Entretanto, quĂŁo saudĂĄvel Ă© essa carne? Como ela Ă© feita? Quais sĂŁo os benefĂcios e as desvantagens? Hoje, eu trouxe as respostas para as principais perguntas que existem a respeito do tema.
O que Ă© a carne vegetal?
A carne vegetal ou vegana Ă© um produto Ă base de proteĂnas vegetais como grĂŁo-de-bico, ervilha, lentilha, beterraba e soja (sĂŁo os mais comuns). AlĂ©m disso, busca reproduzir a aparĂȘncia, o sabor e a textura da carne bovina.
Por sua vez, produtos quĂmicos potencializam a durabilidade do produto, como conservantes e outras substĂąncias. Portanto, Ă© importante verificar a embalagem sempre.
Quais sĂŁo as diferenças entre a proteĂna animal e a vegetal?
Primeiramente, a principal diferença entre as duas proteĂnas Ă© a quantidade de aminoĂĄcidos presentes em cada uma. Para entender melhor, aminoĂĄcidos sĂŁo elementos orgĂąnicos que constituem a proteĂna em si. Na natureza, existem 20 tipos, mas o nosso organismo consegue produzir apenas 11. Quanto ao restante, precisamos adquirir atravĂ©s da alimentação.
Ă justamente por meio do consumo de peixe, carne bovina, aves e laticĂnios que conseguimos obter de forma mais fĂĄcil os 9 aminoĂĄcidos essenciais faltantes. Inclusive, apenas o grĂŁo-de-bico, a quinoa e a soja possuem todos eles. Logo, veganos tĂȘm de combinar diversos e diferentes alimentos para suprir essa ausĂȘncia.
AliĂĄs, no caso da carne vegetal, hĂĄ um mix de alimentos que contempla todas as necessidades.
BenefĂcios e desvantagens da carne vegetal
Os principais benefĂcios da carne vegetal sĂŁo:
- Possui menos gorduras saturadas do que a carne de origem animal, portanto Ă© mais saudĂĄvel;
- Contribui para a diminuição do sofrimento animal;
- Contribui com a redução da emissão de gås metano, a economia de ågua e a preservação do meio ambiente;
- Ă uma boa alternativa para quem sente falta de consumir carne animal e quer se tornar vegano.
Como todo alimento industrializado, o consumo de carne vegana também possui desvantagens. A principal é o fato de ela ser multiprocessada. Então, muitas pessoas recorrem a esse tipo de produto por ele passar a falsa impressão de ser 100% saudåvel, o que não é bem assim.
Para ter um prazo de validade estendido, a carne vegetal contĂ©m ingredientes que, se consumidos em excesso, podem acarretar problemas de saĂșde. Por exemplo, sal, açĂșcar, corantes, conservantes, gorduras, dentre outros.
Por fim, o ideal seria preparĂĄ-la de modo artesanal em casa ou procurar produtores menores. Caso a vontade de consumir esse produto seja maior que tudo, Ă© possĂvel ingerir pequenas porçÔes ou a cada 15 dias. De todo modo, confira, abaixo, a receita de quibe vegano e se delicie com uma novidade caseira.
Ingredientes
- 1 xĂcara de chĂĄ de trigo para quibe colocado de molho no dia anterior,
- 2 berinjelas grandes cortadas ao meio
- 4 tomates em cubinhos pequenos sem sementes
- 1 cebola em cubinhos
- 2 colheres de linhaça triturada
- folhas de hortelĂŁ salsa, sal e azeite a gosto,
InstruçÔes
- Passe a faca pela poupa da berinjela evitando cortar a casca, faça um quadriculado cortando no comprimento e depois cruzando com cortes na largura, coloque as metades de berinjela com a poupa voltada para cima em uma assadeira e regue com azeite, leve ao forno atĂ© que a poupa esteja bem macia (coloquei em 180ÂșC e deixei por uma hora no forno.)
- Espere esfriar um pouco e com a ajuda de uma colher transfira a polpa da berinjela para uma vasilha,
- Escorra o trigo e esprema bem para sair todo o excesso de agua,
- Adicione a poupa de berinjela o trigo, a cebola, os tomates, a linhaça e os temperos e misture bem até ligar todos os ingredientes,
- Aqueça o forno em 200ÂșC, transfira a massa do Quibe para uma assadeira, faça alguns cortes para marcar os quadradinhos de quibe e ajudar que o azeite penetre no interior, regue com azeite e leve ao forno por 30 minutos ou atĂ© estar dourado,
- Espere esfriar por pelo menos 15 minutinhos antes de cortar para não ficar quebradiço.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fĂĄceis e descomplicadas Ă© o que vocĂȘ encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo Ă© compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.