Como fazer dieta vegana para perder peso

dieta vegana para perder peso

A dieta vegana para perder peso tem ganhado muitos adeptos nos últimos anos. Afinal, é muito mais fácil fazer o controle de calorias consumidas com uma alimentação que exclua produtos de origem animal, que são mais gordurosos e calóricos.

Além disso, a dieta vegana tem se comprovado como o método que mais traz resultados na perda de peso cientificamente. Segundo um estudo publicado no Journal of General Internal Medicine e realizado pelo médico Ru-Yi Huang, do Hospital E-Da de Taiwan, veganos podem perder até 2,5 quilos a mais do que aqueles que consomem carne e alimentos de origem animal.

De acordo com os médicos, o motivo é que produtos integrais e legumes possuem um índice glicêmico baixo. Isso, por sua vez, impede que o açúcar se acumule no sangue. Ou seja, ajuda a diminuir a velocidade com a qual o alimento deixa o estômago, garantindo assim uma boa digestão.

Emagrecer rápido e de forma equilibrada é o sonho de todos, não é? E isso é possível com a dieta vegana. Diferente de muitos regimes famosos, essa não vai deixar você passando fome! Confira agora 5 dicas que preparei para sua dieta vegana para perder peso e trazer os melhores resultados.

dieta vegana para perder peso
Dieta vegana auxilia na perda de peso. (Fonte: Pexels)

Dieta vegana para perder peso: o que comer?

  • • Consuma fibras: a ingestão diária de fibras ideal para manter o sistema digestivo saudável é de 25 gramas para mulheres e de 38 gramas para homens. Elas são excelentes aliadas da dieta vegana para emagrecer rápido, pois auxiliam na evacuação, retiram todas as toxinas do corpo e geram a sensação de saciedade. Por isso, aposte no consumo de cereais integrais, verduras, grãos e frutas com casca. Ou seja, lentilha, feijão, milho, ervilha, ameixa, damasco, uva e maçã.
  • • Evite o açúcar: não é porque é vegano que não contém açúcar. Logo, tome cuidado com sucos industrializados e sobremesas. Aliás, as frutas já possuem açúcar naturalmente. Só o consumo delas já oferece o necessário para o organismo.
  • • Consuma gordura saudáveis: apesar de o consumo de gorduras não ser recomendável em uma dieta, gorduras saudáveis são essenciais na perda de peso. Sendo assim, consuma livremente alimentos como nozes, abacate, castanhas, linhaça, azeitona, semente de girassol e azeite de oliva.
  • • Inclua algas na dieta: com forte presença na comida asiática, as algas quase não possuem gordura e são ótimas fontes de vitaminas, fibras e proteínas. Além disso, transmitem sensação de saciedade. Algas secas devem ser tratadas na cozinha da mesma forma que vegetais como ervilha. Elas servem de acompanhamento, na salada ou em sopas. As principais algas comestíveis são: nori, wakame, kombu, arame e hijiki.
  • • Faça combos de carboidrato+proteína: arroz com feijão, grão-de-bico e trigo, quinoa em grão com lentilha, arroz integral com lentilha… Dá para fazer inúmeras combinações saborosas com esses e outros ingredientes. Eles serão os responsáveis pelo fornecimento de energia para o corpo. Só não exagere no consumo dos carboidratos. Portanto, capriche mais no consumo das proteínas.

    dieta vegana para perder peso
    Saúde e alimentação em dia <3 (Fonte: Pexels)

Bônus

Uma dica a mais é consumir frutas que hidratam nos intervalos das atividades físicas. São exemplos a pera, a melancia e o morango. A dieta vegana para perder peso não só permite o emagrecimento de forma mais eficiente como também gera mais energia para o corpo aguentar a rotina de exercícios! Comece aos poucos e aproveite os benefícios.

Aliás, quer garantir um sabor todo especial para suas torradinhas no café da manhã. Confira a receita de homus de grão-de-bico abaixo e se delicie <3

Homus de grão-de-bico

Ingredientes
  

  • 2 xícara de grão de bico cozido
  • ½ xícara da água do cozimento do grão de bico ou mais, se necessário
  • 1 colher de sopa de tahini (opcional)
  • 1 limão suco
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 rama de salsinha
  • 1 colher de chá de sal
  • 1 dente de alho picado
  • Pimenta-do-reino a gosto
  • ½ colher de chá de cominho

Instruções
 

  • Bata todos os ingredientes no liquidificador e vá acrescentando mais da água do cozimento, se necessário, para bater melhor.
  • Finalize adicionando temperos como azeite de oliva, salsinha, páprica doce, pimenta do reino e sal a gosto.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…