Como fazer manteiga de coco – receita vegana

como fazer manteiga de coco (manteiga vegana)

Provei pela primeira vez manteiga de coco dias atrás e tenho comigo que certamente é uma das manteigas veganas mais saborosas que já experimentei.

Tive contato com esse sabor delicioso na casa de uma amiga e logo fui em busca de como fazer em casa. Eis que o resultado ficou melhor ainda.

Quais os ingredientes para preparar a manteiga vegana de coco?

Coco seco e nada mais. Atente-se somente se o coco não é hidratado e adoçado. Porque para a nossa receita precisamos do coco seco e integral.

O coco adoçado vai alterar o sabor e a textura da nossa manteiga de coco.

  • Coco e cacau: Para uma versão chocolate você pode adicionar no liquidificador junto ao coco 2-3 colheres (de sopa) de cacau em pó.
  • Manteiga de coco salgada: Para a versão salgada, gosto de adicionar 1 colher (de chá) de sal e 1/2 colher (de chá) de páprica defumada para um sabor mais marcante. 
  • Adoçada: Para adoçar esta receita, utilize adoçantes naturais e integrais como o mel ou melaço de cana, só que não se esqueça de adoçar somente no final.

Como atingir a textura de manteiga?

O coco desidratado varia de marca para marca, alguns são mais secos, resultando em uma manteiga mais firme e menos cremosa. Assim, para corrigir isso adicione no final da preparação 1 colher (de chá) de óleo de coco e continue processando até que atinja a textura ideal.

Qual a diferença da manteiga de coco para o óleo de coco?

Enquanto o óleo de coco é a gordura extraída do coco, a manteiga é o coco seco em sua forma integral.

A manteiga é o coco em formato de pasta. Nesse sentido, todas as fibras da polpa estarão conservadas na preparação cremosa.

como fazer manteiga vegana (manteiga de coco caseira)

Como utilizar a manteiga?

  • Utilize como cobertura para torradas, biscoitos e bolos
  • Substituindo a manteiga em preparações de forno como bolos e biscoitinhos
  • Não substitui óleos como o óleo de coco, pois sua composição é mais fibrosa. Além disso, ela não derrete por completo.

Afinal, manteiga de coco caseira é mais barata?

Sim! Preparando em casa você consegue economizar até 50% do valor final das manteigas de coco encontradas no mercado. E isso sem muito esforço, em menos de 5 minutos no liquidificador sua manteiga estará pronta.

Qual a validade e melhor forma de conservar?

Você não precisa abrigar na geladeira. Em temperatura ambiente, por aproximadamente 1 mês, ela pode ser consumida sem nenhum problema.

Por outro lado, evite contaminar sua manteiga introduzindo no pote colheres sujas ou com água. Isso vai evitar a contaminação.

manteiga vegana de coco

Manteiga de coco caseira

Prepare esta manteiga vegana em casa em menos de 5 minutos e pela metade do valor de mercado
Tempo de Preparação 5 mins
Tempo Total 5 mins
Course caseiro, vegano
Cozinha vegana
Quantidade 500 g

Ingredientes
  

  • 500 g de coco ralado seco

Instruções
 

  • Com o liquidificador seco adicione todo o coco ralado no copo
    como fazer manteiga de coco vegana
  • Feche a tampa e bata desligando quando o motor começar a pesar (espere esfriar e repita), ajude com uma espátula a empurrar o coco que sobre pelas bordas para o centro do liquidificador
    como fazer manteiga de coco caseira
  • Quando o coco virar uma pasta oleosa pare de bater e transfira para um pote com tampa hermética, conserve fora da geladeira.
    como fazer manteiga de coco em casa

Notas

Se o seu liquidificador não for muito potente, faça esta receita em 2 vezes, bata metade do coco e depois a outra metade para não sobrecarregar o motor.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Manteiga Noisette | A casa encantada
  2. Pingback: Manteiga composta de cebola roxa e manjericão | A casa encantada
  3. Pingback: Como fazer Manteiga e Buttermilk em casa | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…