Como fazer manteiga de coco – receita vegana

como fazer manteiga de coco (manteiga vegana)

Provei pela primeira vez manteiga de coco dias atrás e tenho comigo que certamente é uma das manteigas veganas mais saborosas que já experimentei.

Tive contato com esse sabor delicioso na casa de uma amiga e logo fui em busca de como fazer em casa. Eis que o resultado ficou melhor ainda.

Quais os ingredientes para preparar a manteiga vegana de coco?

Coco seco e nada mais. Atente-se somente se o coco não é hidratado e adoçado. Porque para a nossa receita precisamos do coco seco e integral.

O coco adoçado vai alterar o sabor e a textura da nossa manteiga de coco.

  • Coco e cacau: Para uma versão chocolate você pode adicionar no liquidificador junto ao coco 2-3 colheres (de sopa) de cacau em pó.
  • Manteiga de coco salgada: Para a versão salgada, gosto de adicionar 1 colher (de chá) de sal e 1/2 colher (de chá) de páprica defumada para um sabor mais marcante. 
  • Adoçada: Para adoçar esta receita, utilize adoçantes naturais e integrais como o mel ou melaço de cana, só que não se esqueça de adoçar somente no final.

Como atingir a textura de manteiga?

O coco desidratado varia de marca para marca, alguns são mais secos, resultando em uma manteiga mais firme e menos cremosa. Assim, para corrigir isso adicione no final da preparação 1 colher (de chá) de óleo de coco e continue processando até que atinja a textura ideal.

Qual a diferença da manteiga de coco para o óleo de coco?

Enquanto o óleo de coco é a gordura extraída do coco, a manteiga é o coco seco em sua forma integral.

A manteiga é o coco em formato de pasta. Nesse sentido, todas as fibras da polpa estarão conservadas na preparação cremosa.

como fazer manteiga vegana (manteiga de coco caseira)

Como utilizar a manteiga?

  • Utilize como cobertura para torradas, biscoitos e bolos
  • Substituindo a manteiga em preparações de forno como bolos e biscoitinhos
  • Não substitui óleos como o óleo de coco, pois sua composição é mais fibrosa. Além disso, ela não derrete por completo.

Afinal, manteiga de coco caseira é mais barata?

Sim! Preparando em casa você consegue economizar até 50% do valor final das manteigas de coco encontradas no mercado. E isso sem muito esforço, em menos de 5 minutos no liquidificador sua manteiga estará pronta.

Qual a validade e melhor forma de conservar?

Você não precisa abrigar na geladeira. Em temperatura ambiente, por aproximadamente 1 mês, ela pode ser consumida sem nenhum problema.

Por outro lado, evite contaminar sua manteiga introduzindo no pote colheres sujas ou com água. Isso vai evitar a contaminação.

Manteiga de coco caseira

Prepare esta manteiga vegana em casa em menos de 5 minutos e pela metade do valor de mercado
Tempo de Preparação 5 mins
Tempo Total 5 mins
Course caseiro, vegano
Cozinha vegana
Quantidade 500 g

Ingredientes
  

  • 500 g de coco ralado seco

Instruções
 

  • Com o liquidificador seco adicione todo o coco ralado no copo
    como fazer manteiga de coco vegana
  • Feche a tampa e bata desligando quando o motor começar a pesar (espere esfriar e repita), ajude com uma espátula a empurrar o coco que sobre pelas bordas para o centro do liquidificador
    como fazer manteiga de coco caseira
  • Quando o coco virar uma pasta oleosa pare de bater e transfira para um pote com tampa hermética, conserve fora da geladeira.
    como fazer manteiga de coco em casa

Notas

Se o seu liquidificador não for muito potente, faça esta receita em 2 vezes, bata metade do coco e depois a outra metade para não sobrecarregar o motor.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Manteiga Noisette | A casa encantada
  2. Pingback: Manteiga composta de cebola roxa e manjericão | A casa encantada
  3. Pingback: Como fazer Manteiga e Buttermilk em casa | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…