Creme de leite vegano e caseiro! Receita sem lactose!

Só quem é intolerante à lactose sabe a verdadeira dificuldade que é encontrar versões saudáveis no mercado para substituir o leite nas receitas.

Nesse sentido, industrializados e produtos prontos até cumprem com o prometido. Porém, estão longe de ser opções saudáveis para incluir no dia a dia.

Por isso, hoje vim compartilhar um passo a passo simples de um creme de leite vegano, saudável e que cabe como complemento para receitas de bolos, doces e sobremesas.

O creme de leite vegano que costumo preparar em casa leva apenas três itens: aveia, óleo vegetal e sal. Isso, além da água.

São ingredientes de fácil acesso, que podem ser encontrados em mercados e mercearias de bairro. Além disso, é super prático e rápido de preparar.

Aliás, diferente de muitas outras receitas que levam a aveia como ingrediente principal, o creme de leite vegano não fica empapado ou com gosto forte.  Isso, graças ao preparo lento, adicionando óleo vegetal e coando-o.

Mas, antes de conferir o passo a passo, fica a reflexão: você já ficou atento(a) aos sinais que seu corpo dá quando ingere lactose e produtos derivados do leite?

Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarreia e gases.

Esses sintomas podem ser confundidos com um simples mal-estar, uma sensibilidade no estômago. Mas, fique atento(a)! Se o incômodo continuar ou aparecer no intervalo entre meia hora e duas horas após o consumo do laticínio, procure um especialista.

Afinal, pode tratar-se de intolerância à lactose, a rejeição do organismo ao leite.

Dicas para armazenar o creme de leite vegano

Armazene o creme de leite de aveia em um pote fechado na geladeira por até 5 dias a uma semana.

No entanto, quanto mais fresco, melhor para uso. Por isso, sempre verifique a consistência antes de usá-lo.

6 principais sintomas da intolerância à lactose

  1. Dor e inchaço abdominal;
  2. Diarreia;
  3. Gases;
  4. Azia;
  5. Náusea;
  6. Dor de cabeça.

Esse problema pode surgir de diferentes maneiras. Porém, a forma mais comum acontece pela redução natural da enzima lactase no nosso organismo, com o passar dos anos.

Ou seja, um bebê que se alimenta apenas de leite, acaba produzindo a lactase em maior quantidade do que um adulto.

No entanto, em casos mais raros, o distúrbio tem origem genética ou pode ser causado quando microorganismos ou um processo inflamatório atacam as células digestivas responsáveis por produzir a lactase.

Então, costuma sentir algum dos desconfortos causados pela intolerância à lactose ou tem alguma predisposição? Procure um especialista!

Infelizmente, não existe cura para a intolerância à lactose. Mas, é possível tratar os sintomas e desconfortos, limitando os produtos com leite ou derivados.

Agora, que já batemos um papo importante sobre o efeito dos laticínios no nosso organismo, pegue o caderno  e anote o passo a passo dessa receita vegana de creme de leite caseiro sem lactose.

Buscando mais receitas sem lactose? Então, confira:

Creme de leite vegano

Course bolo, doces, faça você mesmo, Sobremesa, vegano

Ingredientes
  

  • 1 e 1/2 xícara de aveia em flocos finos
  • 3 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva (ou outro óleo vegetal neutro)
  • 1 pitada de sal

Instruções
 

  • Coloque a aveia em flocos finos em uma tigela e cubra com 1 xícara de água quente por 2 horas ou durante a noite.
  • Coloque a aveia hidratada no liquidificador junto ao restante da água, com o óleo e com o sal.
  • Bata por 3 a 5 minutos, até ficar bem homogêneo.
  • Em seguida, com o auxílio de um voal ou pano limpo, coe o creme de leite.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…