Creme de leite vegano e caseiro! Receita sem lactose!

Só quem é intolerante à lactose sabe a verdadeira dificuldade que é encontrar versões saudáveis no mercado para substituir o leite nas receitas.

Nesse sentido, industrializados e produtos prontos até cumprem com o prometido. Porém, estão longe de ser opções saudáveis para incluir no dia a dia.

Por isso, hoje vim compartilhar um passo a passo simples de um creme de leite vegano, saudável e que cabe como complemento para receitas de bolos, doces e sobremesas.

O creme de leite vegano que costumo preparar em casa leva apenas três itens: aveia, óleo vegetal e sal. Isso, além da água.

São ingredientes de fácil acesso, que podem ser encontrados em mercados e mercearias de bairro. Além disso, é super prático e rápido de preparar.

Aliás, diferente de muitas outras receitas que levam a aveia como ingrediente principal, o creme de leite vegano não fica empapado ou com gosto forte.  Isso, graças ao preparo lento, adicionando óleo vegetal e coando-o.

Mas, antes de conferir o passo a passo, fica a reflexão: você já ficou atento(a) aos sinais que seu corpo dá quando ingere lactose e produtos derivados do leite?

Após consumir leite ou seus derivados, algumas pessoas podem sentir dor abdominal, náuseas, desconforto, diarreia e gases.

Esses sintomas podem ser confundidos com um simples mal-estar, uma sensibilidade no estômago. Mas, fique atento(a)! Se o incômodo continuar ou aparecer no intervalo entre meia hora e duas horas após o consumo do laticínio, procure um especialista.

Afinal, pode tratar-se de intolerância à lactose, a rejeição do organismo ao leite.

Dicas para armazenar o creme de leite vegano

Armazene o creme de leite de aveia em um pote fechado na geladeira por até 5 dias a uma semana.

No entanto, quanto mais fresco, melhor para uso. Por isso, sempre verifique a consistência antes de usá-lo.

6 principais sintomas da intolerância à lactose

  1. Dor e inchaço abdominal;
  2. Diarreia;
  3. Gases;
  4. Azia;
  5. Náusea;
  6. Dor de cabeça.

Esse problema pode surgir de diferentes maneiras. Porém, a forma mais comum acontece pela redução natural da enzima lactase no nosso organismo, com o passar dos anos.

Ou seja, um bebê que se alimenta apenas de leite, acaba produzindo a lactase em maior quantidade do que um adulto.

No entanto, em casos mais raros, o distúrbio tem origem genética ou pode ser causado quando microorganismos ou um processo inflamatório atacam as células digestivas responsáveis por produzir a lactase.

Então, costuma sentir algum dos desconfortos causados pela intolerância à lactose ou tem alguma predisposição? Procure um especialista!

Infelizmente, não existe cura para a intolerância à lactose. Mas, é possível tratar os sintomas e desconfortos, limitando os produtos com leite ou derivados.

Agora, que já batemos um papo importante sobre o efeito dos laticínios no nosso organismo, pegue o caderno  e anote o passo a passo dessa receita vegana de creme de leite caseiro sem lactose.

Buscando mais receitas sem lactose? Então, confira:

Creme de leite vegano

Course bolo, doces, faça você mesmo, Sobremesa, vegano

Ingredientes
  

  • 1 e 1/2 xícara de aveia em flocos finos
  • 3 xícaras de água
  • 2 colheres de sopa de óleo de semente de uva (ou outro óleo vegetal neutro)
  • 1 pitada de sal

Instruções
 

  • Coloque a aveia em flocos finos em uma tigela e cubra com 1 xícara de água quente por 2 horas ou durante a noite.
  • Coloque a aveia hidratada no liquidificador junto ao restante da água, com o óleo e com o sal.
  • Bata por 3 a 5 minutos, até ficar bem homogêneo.
  • Em seguida, com o auxílio de um voal ou pano limpo, coe o creme de leite.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…