Desafio vegano de 7 dias: enfrente com a gente

desafio vegano

Este desafio vegano de 7 dias é a motivação que você precisa para começar um novo estilo de vida! Prepare pratos veganos deliciosos e obtenha uma rotina mais saudável para viver de maneira mais equilibrada, consciente e feliz. Não se preocupe pois vamos te guiar ao longo do caminho!

comece o desafio

Em resumo, preparamos sete pequenos desafios que podem diversificar sua alimentação vegana. Pode ajudar na transição de quem está aderindo ao veganismo ou, simplesmente, trazer momentos ou refeições diferentes para o seu dia a dia ao longo de uma semana!

Desafio 1: Descubra sua nova proteína

tempo de molho grão de bico No primeiro dia, te desafiamos a descobrir uma nova fonte de proteína a sua alimentação. Ao retirar a carne do menu, é importante lembrar de repor a proteína por meio de outros alimentos e ingredientes. Além disso, muitas verduras e grãos são ricos em proteínas e o desafio é acrescentar um deles a suas refeições.

A princípio, Grão de bico, lentilha, edamame, feijão, quinoa, espinafre e tofu são ótimas opções para refeições salgadas. Para um preparo doce, você pode usar pasta de amendoim, amêndoas, aveia e chia.

Semelhantemente, aqui no blog nós temos dicas de como incluir o grão de bico na sua alimentação, além de receitas com esse ingrediente muito rico em proteínas. Confira nossas receitas favoritas que são ricas em proteína vegetal:

Desafio vegano 2: Reinvente o sushi

sushi vegano

Para o segundo dia, que tal fazer sushi vegano? Então, reúna amigos e família para uma noite do sushi em casa e prepare uma versão diferente da receita original!

Da mesma forma, uma maneira de tornar a alimentação vegana mais divertida e familiar, é adaptar pratos que originalmente levam proteína animal usando outros ingredientes. Para te ajudar neste desafio, confira nosso Guia Completo de Como Fazer Sushi Vegano, Parte 1 e Parte 2.

Desafio 3: Faça seu próprio leite

leite de amêndoa

No terceiro dia, você fará seu próprio leite vegetal. Existem diversas alternativas ao leite de vaca. Em resumo, os leites vegetais podem ser feitos de uma variedade de oleaginosas e cereais. Portanto, o desafio é fazer seu próprio leite vegetal. Além disso, nós já ensinamos por aqui uma receita de Leite de Amêndoa Feito em Casa. Experimente e se surpreenda com o sabor!

Dia 4: Use a criatividade na sua salada

Molho para saladas de morango para o desafio vegano

No quarto dia, faça molhos para salada! Nesse sentido, pense em todos os ingredientes e temperos para criar versões diferentes de molhos que irão dar um sabor especial a pratos considerados não tão interessantes, como as saladas. Dessa maneira, invente novos molhos para dar um up no seu prato de salada.

Confira:

Veja também Como Fazer Saladas Mistas + 3 ideais de molhos para acompanhar.

 

Desafio vegano 5: Tudo fica melhor com um pedaço de bolo

bolo de chocolate para o desafio vegano

Em suma, para o quinto dia, o desafio é preparar um bolo! Ninguém pode negar que um doce pode melhorar o dia. Felizmente, existem diversas opções de sobremesas veganas: mousse de chocolate, torta e, claro, bolo. Assim, faça um bolo vegano para adoçar sua rotina. Por fim, nós temos várias receitas aqui no blog que são perfeitas para esse desafio!

Desafio 6: Faça seu próprio pão

pãozinho vegano

Estamos na reta final! Em seguida, vamos preparar um pãozinho sem ingredientes de origem animal? Fazer seu próprio alimento é uma maneira de garantir o uso de bons ingredientes e evitar conservantes e corantes. O pão é um alimento simples que fica muito melhor quando feito em casa. E nós temos aqui uma receita de pão de forma vegano para você começar a ter essa experiência.

Se você já fez pão caseiro e quer testar uma receita diferente, experimente fazer pão recheado com pesto. Fica uma delícia para comer quentinho!

Desafio vegano 7: Assista um filme ou documentário!

Receita da melhor pipoca caramelada feito com açúcar e manteiga

Enfim, chegamos ao final desta jornada! Para relaxar, que tal assistir um filme? Existem vários filmes e documentários que abordam veganismo, direitos dos animais e exploração animal. Para acompanhar, faça uma Pipoca Doce Caramelada! Se você prefere um petisco salgado, experimente Grão de Bico Assado, fica parecendo um salgadinho.

Então prepare seu lanche, sente no sofá e assista um filme para refletir sobre o desafio e seu progresso até aqui! Nossas sugestões:

  • Live and Let Live
  • Cowspiracy
  • Troque a faca pelo garfo

Por fim, sempre há novos produtos, descobertas, e claro, receitas! Então, sempre há o desafio  de procurar novidades!

Assim como o desafio, também temos um ebook com receitas veganas para você testar em sua cozinha. Se fizer alguma das receitas, não deixe de postar no Instagram e nos marcar usando #acasaencantada!

Texto por nossa colaboradora Tainá Grassi

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: 12 itens indispensáveis na cozinha vegana | A casa encantada
  2. Pingback: 7 Benefícios da Alimentação Vegana | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…