No primeiro momento, é normal pensar que vinho não combina com jantar vegano. Afinal, estamos acostumados a vê-lo acompanhado de pizza, queijo e carne vermelha. Entretanto, para provar que é possÃvel, trouxe algumas dicas e receitas especiais.
Jantar vegano com vinho: o que combina?
Então, jantar vegano com vinho, o que combina? Primeiramente, o principal aliado da comida vegana é o vinho tinto leve, pois ele combina muito bem com legumes frescos, como o Pinot Noir ou o Merlot.
Por outro lado, se você deseja um jantar com vinho mais marcante, pode combinar cogumelos e especiarias com vinhos de personalidade forte, como o Cabernet Sauvignon Reserva. Ainda assim, se você vai utilizar de muitas especiarias (açafrão, cominho, tomilho, canela etc.), prefira vinhos brancos refrescantes, como o Sauvignon Blanc ou ainda uvas Riesling e Viognier.
De todo modo, vai preparar algum prato com molho de tomate? Então, aposte nas uvas tintas italianas, que oferecem boa acidez e equilibram o prato, como a Sangiovese.
Aliás, que tal uma deliciosa e completa salada? Case ela com azeite e um bom espumante e você terá um jantar vegano maravilhoso.
Prefere vinho Rosé? Ele é uma ótima combinação para frutas vermelhas, sobremesas e saladas com molho agridoce. O Rosé Demi-Sec proporciona um sabor incrÃvel com sopas e massas leves.
Jantar romântico com vinho
Quer promover um jantar romântico com pizza e vinho? Um arranjo clássico é o Pinot Noir. Mas para equilibrar bem a acidez do molho de tomate, invista no Chianti Clássico e nos vinhos com Nero D’Avola.
Agora, se o seu jantar romântico com vinho vai utilizar ingredientes como soja e tofu, a situação requer um vinho mais encorpado, como o Cabernet Sauvignon.
Jantar vegano: receitas
Se o seu prato vegano for uma mistura de vários ingredientes e você tiver dúvidas em relação a que vinho utilizar, uma dica é experimentar o prato e analisar qual é a sensação ou sabor que ele destaca.
Agora que você já sabe como harmonizar, vamos para a seção de receitas de jantar vegano.
Para um jantar vegano simples e saboroso, o Ratatouille é um prato clássico francês e muito suculento. Feito à base de tomate, pimentão, abobrinha, berinjela, ervas frescas, cebola e azeite, você pode harmonizá-lo com Shiraz ou com os tintos da região de Languedoc-Roussillon.
Mas, se você deseja um jantar vegano rápido, macarrão com molho pesto de queijo vegetal é uma opção maravilhosa. Para combinar com seu sabor aveludado, selecione vinhos ácidos e aromáticos, como Sauvignon Blanc e Alvarinho.
Quer proporcionar um jantar vegano diferente e inesquecÃvel? Que tal preparar uma moqueca de banana-da-terra? Ela vai bem com Sauvignon Blanc, Riesling e Chenin Blanc.
Se desejar pratos com sabores marcantes, prepare espaguete de pupunha com molho de cogumelos ou hambúrguer de lentilha e combine-os com o Malbec. Seu paladar vai explodir em sabores.
Dica especial
Atenção para o rótulo do vinho! Afinal, nem todos os vinhos são veganos, pois alguns produtores recorrem ao uso de gelatinas de origem animal para clarificar o vinho e acelerar o processo de separação do lÃquido durante a produção. Por fim, aproveite e pegue a dica abaixo para seu jantar vegano com vinho e bom apetite <3
Ingredientes
- Berinjela
- Alho
- Pimentão verde e amarelo
- Cebola
- Tomate
- 2 limões suco
- 1 colher de sopa de azeite de oliva
- 100 ml de leite de coco
- 2 colheres de sopa de azeite de dendê
- Sal e pimenta a gosto
Instruções
- Refogue a berinjela cortada em cubos em uma panela com azeite de oliva, sal e alho até que ela comece a dourar. Retire do fogo e reserve.
- Em outra panela, adicione a berinjela, o pimentão verde e amarelo, a cebola e o tomate já picados em forma de camadas.
- Adicione sal e pimenta a gosto, o suco de limão, o leite de coco, o azeite de dendê, tampe e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.
- Está pronto!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.