Jantar vegano com vinho: harmonize sabores

jantar vegano com vinho

No primeiro momento, é normal pensar que vinho não combina com jantar vegano. Afinal, estamos acostumados a vê-lo acompanhado de pizza, queijo e carne vermelha. Entretanto, para provar que é possível, trouxe algumas dicas e receitas especiais.

Jantar vegano com vinho: o que combina?

Então, jantar vegano com vinho, o que combina? Primeiramente, o principal aliado da comida vegana é o vinho tinto leve, pois ele combina muito bem com legumes frescos, como o Pinot Noir ou o Merlot.

Por outro lado, se você deseja um jantar com vinho mais marcante, pode combinar cogumelos e especiarias com vinhos de personalidade forte, como o Cabernet Sauvignon Reserva. Ainda assim, se você vai utilizar de muitas especiarias (açafrão, cominho, tomilho, canela etc.), prefira vinhos brancos refrescantes, como o Sauvignon Blanc ou ainda uvas Riesling e Viognier.

De todo modo, vai preparar algum prato com molho de tomate? Então, aposte nas uvas tintas italianas, que oferecem boa acidez e equilibram o prato, como a Sangiovese.

Aliás, que tal uma deliciosa e completa salada? Case ela com azeite e um bom espumante e você terá um jantar vegano maravilhoso.

Prefere vinho Rosé? Ele é uma ótima combinação para frutas vermelhas, sobremesas e saladas com molho agridoce. O Rosé Demi-Sec proporciona um sabor incrível com sopas e massas leves.

jantar vegano com vinho
Jantar vegano combina com vinho sim!

Jantar romântico com vinho

Quer promover um jantar romântico com pizza e vinho? Um arranjo clássico é o Pinot Noir. Mas para equilibrar bem a acidez do molho de tomate, invista no Chianti Clássico e nos vinhos com Nero D’Avola.

Agora, se o seu jantar romântico com vinho vai utilizar ingredientes como soja e tofu, a situação requer um vinho mais encorpado, como o Cabernet Sauvignon.

Jantar vegano: receitas

Se o seu prato vegano for uma mistura de vários ingredientes e você tiver dúvidas em relação a que vinho utilizar, uma dica é experimentar o prato e analisar qual é a sensação ou sabor que ele destaca.

Agora que você já sabe como harmonizar, vamos para a seção de receitas de jantar vegano.

Para um jantar vegano simples e saboroso, o Ratatouille é um prato clássico francês e muito suculento. Feito à base de tomate, pimentão, abobrinha, berinjela, ervas frescas, cebola e azeite, você pode harmonizá-lo com Shiraz ou com os tintos da região de Languedoc-Roussillon.

Mas, se você deseja um jantar vegano rápido, macarrão com molho pesto de queijo vegetal é uma opção maravilhosa. Para combinar com seu sabor aveludado, selecione vinhos ácidos e aromáticos, como Sauvignon Blanc e Alvarinho.

Quer proporcionar um jantar vegano diferente e inesquecível? Que tal preparar uma moqueca de banana-da-terra? Ela vai bem com Sauvignon Blanc, Riesling e Chenin Blanc.

Se desejar pratos com sabores marcantes, prepare espaguete de pupunha com molho de cogumelos ou hambúrguer de lentilha e combine-os com o Malbec. Seu paladar vai explodir em sabores.

jantar vegano com vinho
Tem para tudo quanto é gosto.

Dica especial

Atenção para o rótulo do vinho! Afinal, nem todos os vinhos são veganos, pois alguns produtores recorrem ao uso de gelatinas de origem animal para clarificar o vinho e acelerar o processo de separação do líquido durante a produção. Por fim, aproveite e pegue a dica abaixo para seu jantar vegano com vinho e bom apetite <3

Moqueca vegana de berinjela

Ingredientes
  

  • Berinjela
  • Alho
  • Pimentão verde e amarelo
  • Cebola
  • Tomate
  • 2 limões suco
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva
  • 100 ml de leite de coco
  • 2 colheres de sopa de azeite de dendê
  • Sal e pimenta a gosto

Instruções
 

  • Refogue a berinjela cortada em cubos em uma panela com azeite de oliva, sal e alho até que ela comece a dourar. Retire do fogo e reserve.
  • Em outra panela, adicione a berinjela, o pimentão verde e amarelo, a cebola e o tomate já picados em forma de camadas.
  • Adicione sal e pimenta a gosto, o suco de limão, o leite de coco, o azeite de dendê, tampe e deixe cozinhar por cerca de 20 minutos.
  • Está pronto!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…