Jantar vegano de até mil calorias

5 from 1 vote
jantar vegano

Deu início à sua dieta vegana e está tendo dificuldades para montar um jantar vegano pouco calórico? Calma, posso te ajudar.

Sei que ter ideias sobre o que cozinhar diariamente pode ser um pouco complicado, principalmente quando se está de dieta. Aliás, por mais que a alimentação vegana seja bem mais saudável, é preciso tomar cuidado com a quantidade de calorias você consume.

De todo modo, um jantar vegano bem planejado e baseado em alimentos integrais pode fornecer a quantidade necessária de proteínas, vitaminas e minerais e, ainda, ajudar a emagrecer.

Por sua vez, como todo regime alimentar, a dieta vegana também se concentra em diminuir a ingestão de carboidratos. Então, algumas opções de alimentos que são ricos em vitaminas e minerais e que possuem uma mínima quantidade de carboidrato são:

  • Gergelim (sementes): com apenas 3 gramas de carboidrato líquidos a cada 28 gramas, o gergelim é rico em cálcio, ferro e zinco, ótima fonte de fibras e auxilia na recuperação muscular. Ou seja, perfeito para te ajudar na prática de atividades físicas;
  • Cânhamo (sementes): ótimo aliado para emagrecer, pois produz sensação de saciedade, evitando a compulsão por comida;
  • Espinafre: muitas vitaminas e quase nada de calorias fazem do espinafre o melhor amigo da dieta vegana saudável. Além disso, mais do que auxiliar no processo digestivo, ele ajuda a manter baixos os níveis de açúcar no sangue.
jantar vegano
Não se esqueça do espinafre para um jantar vegano leve e de qualidade. (Fonte: Unsplash)

Jantar vegano: receitas

Agora que você já conhece alguns alimentos que você pode consumir sem medo, vamos às receitas de jantar vegano pouco calórico. Primeiramente, para um jantar vegano simples, saboroso e que dê conta da fome, as sopas são excelentes opções. Além de serem refeições leves, você pode fazer inúmeras combinações de ingredientes, o que permite uma boa variação. Resumindo, você não tem de comer sempre a mesma. Vejamos outras dicas:

  • Pratos com gergelim: pode não parecer, mas o gergelim possui muitas aplicações em um jantar vegano. Alguns pratos deliciosos que levam este componente são tofu com crosta de gergelim e chia, bolinho de grão-de-bico com gergelim, ricota de gergelim germinado e hambúrguer de quinoa com gergelim.
  • Pratos com espinafre: bolinho de espinafre com aveia, quiche vegana de espinafre, panqueca integral com recheio de espinafre e queijo vegano e muffin de espinafre são apenas algumas das receitas com esse ingrediente.
  • Pratos com cânhamo: as sementes de cânhamo podem ser incluídas em vitaminas, no hambúrguer, em saladas e em sopas. Por fim, também é possível fazer barrinhas de proteína e de cereais.
jantar vegano
Confie no gergelim.

Outros pratos

Se acaso quiser um jantar vegano rápido, curry com leite de coco, cebola, salsinha, couve-flor e sal a gosto. Sabor e praticidade num prato só. Por outro lado, se deseja um prato colorido e com mais sustância, risoto de batata roxa com legumes, quinoa, molho barbecue e purê de abóbora é uma explosão de sensações na boca.

Seja como for, outras sugestões são:

  • 1 – Wrap com salpicão de lentilha;
  • 2 – Chili vegano com castanhas, queijo vegano e abacate fatiado;
  • 3 – Creme de coco com frutas;
  • 4 – Caril de grão-de-bico e legumes;
  • 5 – Tempeh no forno com batata-doce e brócolis

Com essas ideias fica fácil seguir a dieta vegana, não é mesmo? Não deixe de conferir a receita de creme de palmito logo abaixo 😉

Creme de Palmito

Uma sopinha vegana deliciosa para dias de inverno!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 15 mins
Tempo para Cozinhar 15 mins
Tempo Total 30 mins
Course Prato Principal
Cozinha brasileira
Quantidade 8
Calories 161 kcal

Ingredientes
  

  • 700 g Palmito pupunha
  • ½ Cebola
  • 2 Dentes de alho
  • 1 colher de sopa de Azeite
  • 700 ml de Água
  • Sal e pimenta do reino à gosto

Instruções
 

  • Corte a cebola e leve para refogar com azeite até murchar.
  • Em seguida, adicione 2 dentes de alho amassados e deixe refogar até dourar.
  • Pique o palmito pupunha e adicione na panela com 700mL de água, sal e pimenta do reino.
  • Deixe cozinhar por 15 minutos em fogo médio, ou até ficar bem macio.
  • Transfira para o liquidificador e bata tudo até ficar com homogêneo.

Video

Notas

Se quiser, pode acrescentar requeijão ou creme de leite na hora de bater!
DICA: Coma com queijo gorgonzola (ou o de sua preferência)!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Biscoito de Chia Salgado com 6 ingredientes | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…