Jantar vegano para amigos simples e delicioso

jantar vegano para amigos

Se você é vegano, com certeza você já ouviu seus amigos perguntarem o que você come. Então, que tal preparar um jantar vegano para amigos delicioso e mostrar para eles que é possível se alimentar bem mesmo sem consumir carne e derivados de origem animal?

Preparar um jantar vegano para amigos não é fácil. Principalmente se eles nunca provaram pratos à base de vegetais. Mas é possível, sim, elaborar um menu que conquiste gregos e troianos e os incentive a sair da mesmice e provar coisas diferentes.

Logo, pensando nisso, preparei sugestões de petiscos, pratos principais e sobremesas para um jantar vegano fácil e saboroso! Dessa maneira, você vai surpreendê-los de uma forma que ocasiões como essa vão se tornar frequentes!

jantar vegano para amigos
Um jantar vegano para amigos é tudo menos sem graça <3 (Fonte: Unsplash)

Petiscos para um jantar vegano para amigos simples

Para um jantar vegano simples, aposte em chips de legumes. Aliás, essa receita lembra bem um tempurá, só que sem a adição dos camarões. Inclusive, os legumes vão ficar bem crocantes e o sabor vai estalar no paladar.

Outro petisco que deve aparecer em um jantar vegano rápido para amigos é o falafel. Para quem não conhece, trata-se de um bolinho de grão-de-bico frito, tradicional da cozinha árabe. Além de ser prático, tem um sabor extraordinário e diferente.

Por fim, uma outra alternativa é preparar guacamole e separar algumas torradas e tomates secos para serem saboreados juntos.

Prato principal para jantar vegano fácil

Esqueça o tofu. Para um jantar vegano para amigos, aposte em adaptações de pratos principais. Afinal, eles serão mais facilmente aceitos.

Sendo assim, hambúrgueres de soja ou de lentilha, lasanha de berinjela e cogumelos shitake e shimeji refogados no azeite são boas opções para surpreender.

Por outro lado, caso prefira um prato mais tradicional, com arroz e feijão, você pode oferecer de acompanhamento purês de batata, cenoura e grão-de-bico, além de abobrinhas grelhadas ou ao forno.

Finalmente, o bolinho de arroz é um prato tradicional e popular que você também pode recrutar para o seu jantar vegano simples. Se desejar dar um toque especial, acrescente milho e cebolinha à receita.

jantar vegano para amigos
Suas reuniões nunca mais vão ser as mesmas.

Sobremesas veganas

Por último vêm as sobremesas. Acredite, essa será a parte mais fácil do menu. Difícil será escolher qual doce fazer.

Existem inúmeras opções de sobremesas veganas simples, desde as tradicionais mousses (adaptadas, é claro) até cheesecakes e tortas de frutas. O doce de abóbora com coco também é uma alternativa deliciosa.

Outras opções já populares são: curau, arroz-doce, canjica, manjar de coco e doce de abacaxi.

Entretanto, se o seu intuito for fugir completamente do tradicional, você pode oferecer brigadeiros de inhame, de banana ou doce de leite de castanha de caju.

Quinoa doce, pavê de amendoim, trufa de nozes, beijinho de banana verde e brownie vegano são pratos inovadores e únicos para oferecer no jantar vegano para amigos.

Se o clima estiver quente, ofereça sorvetes de frutas, que podem ser feitos com água ou óleo de coco, leite de amêndoas ou leite vegetal.

Viu só como é fácil elaborar um menu vegano que agrade a todos? Aliás, abaixo, você confere uma receita ideal para a Páscoa, a bacalhoada vegana. Vai perder essa oportunidade?

Bacalhoada vegana de palmito

Receita sem nenhum ingrediente de origem animal para você consumir durante a páscoa ou sexta-feira santa!
Tempo de Preparação 20 mins
Tempo para Cozinhar 40 mins
Tempo Total 1 hr
Course almoço, jantar
Cozinha brasileira
Quantidade 5 pessoas

Equipamento

  • refratário médio

Ingredientes
  

  • 3 tomates
  • 2 cebolas roxas
  • 5 batatas inglesas
  • 2 pimentões pequenos
  • 2 xícaras (de chá) de palmito fatiado ou em cubos
  • ½ xícara (de chá) azeitona
  • de xícara (de chá) de azeite
  • ½ folha alga nori bem picadinha
  • Sumo de 1 limão
  • Salsinha, sal e pimenta do reino a gosto

Instruções
 

  • Comece fatiando os ingredientes: o palmito, os pimentões, os tomates e as cebolas em fatias finas. 
  • Fatie também a batata inglesa, porém ela deve estar com a espessura bem mais fina que os demais ingredientes.  
  •  Em um refratário, comece a montar seu prato intercalando as fatias de batata, palmito, tomate, pimentão e cebola.  
  • Adicione as azeitonas de maneira uniforme e coloque bastante azeite.  
  • Salpique a gosto os temperos, como sal, pimenta, sumo de limão, salsinha e nori, sempre dando um pouco de atenção para as partes entre as camadas.  
  • Leve ao fogo pré-aquecido a 220°C de 30 a 40 minutos ou até que as batatas estejam macias.  

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…