Como fazer com que os alimentos durem mais na quarentena

prateleira com mantimentos

Frente a pandemia que estamos passando as orientações dos profissionais da saúde são de nos mantermos em quarentena, ficando em casa e mantendo o afastamento social para que tudo isso acabe o quanto antes. Por isso fazer com que alimentos durem mais é importante.

Sabendo disso, muito provavelmente você já tenha ido ao mercado e comprado alguns suprimentos para evitar as saídas durante a semana.

No entanto para fazer com que os alimentos durem mais na quarentena existem alguns pontos a se levar em consideração, o que você vai encontrar neste post.

prateleira com mantimentos
Photo by Annie Spratt on Unsplash

Utilize primeiro o que comprar antes

Esta dica é usada principalmente por restaurantes de cozinhas profissionais: o primeiro a entrar é o primeiro a sair.

Isto é dizer, para que os alimentos durem mais você deve armazenar os alimentos mais velhos na frente e os mais novos atrás.

Dessa forma você acaba consumindo alimentos que estão com o prazo de validade mais curto antes, evitando possíveis contaminações.

Mais do que isso você consome alimentos mais frescos porque foram recentemente abertos.

A dica aqui é que você coloque frutas e legumes frescos em um lugar mais visível da geladeira ou de uma fruteira na mesa.

supermercado na quarentena

Acompanhe a validade dos itens 

Crie o hábito de acompanhar a validade dos itens que você tem em seu estoque e abertos em sua geladeira.

Os alimentos congelados, geralmente são mais perecíveis que alimentos enlatados, ou os alimentos que possuem ou estão embebidos em conservantes.

Observe que para que os alimentos durem mais, você pode criar este hábito aos poucos aproveitando a quarentena para observar todos os rótulos.

São nestes rótulos o que você pode encontrar a melhor forma de armazenar o produto assim como a validade.

Uma boa dica é que você vire, enquanto está criando o hábito, os rótulos de forma que a validade fique visível quando você abrir o armário.

Dessa forma você vai manter que os alimentos durem mais observando sempre que abre a dispensa a validade, o que em determinado momento vai ser inevitável e você vai ter criado um novo hábito.

Consuma o que for fresco primeiro para garantir que alimentos durem mais

Consuma frutas, legumes e hortaliças antes do que os outros alimentos que tem a data de validade um pouco maior, como os de lata.

Pensando nisso, para que os alimentos durem mais, tente utilizar os alimentos maduros ou fazer um cronograma para que você varie sua alimentação utilizando o que está maduro e deixando o que é verde amadurecer.

Armazene as frutas e legumes de forma adequada, isto vai ajudar com que o processo de amadurecimento demore um pouco mais a passar.

Procure também algumas alternativas como por exemplo congelar os alimentos frescos , isto é possível nós já explicamos aqui em outro post.

Algumas frutas você pode armazenar de forma diferente, bananas, morangos, mamão, e outras frutas podem ser batidas fazendo um smoothie.

Aos legumes também existem alternativas ver lá você pode fazer sopas ou caçarolas com os legumes frescos e as obras podem ser armazenadas na geladeira por até 3 dias.

faça boas escolhas para os alimentos durarem mais

Utilize a criatividade com o que você tem disponível para fazer com que alimentos durem mais

Algo importante durante a quarentena é que você seja criativo, tanto para que os alimentos durem mais em sua despensa ou geladeira, quanto para variar o cardápio.

Procure aquelas receitas antigas de família ou combine itens que já estão abertos e próximos da data de validade.

Tente equilibrar também entre receitas com alimentos frescos e outras com alimentos em conserva.

Dependendo do clima do dia você pode utilizar alimentos frescos para fazer saladas, as algumas sopas, que são receitas que podem misturar tanto elementos frescos quanto conservados.

Não deixe também de usar a sua criatividade fazendo novas receitas e talvez criando algumas. Isto pode ser bom principalmente para quem tem crianças em casa, sendo uma forma de atração para elas.

Espero ter ajudado!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: As vantagens de se congelar alimentos para a semana | A casa encantada
  2. Adorei as dicas!
    Como as compras são mensais e em grande quantidade, a gente sempre prioriza os itens de menor validade na primeira semana e faz uma “checklist” das receitas a serem feitas no decorrer do mês, essa é uma forma de verificar a durabilidade de determinados ingredientes em nossa cozinha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…