Dicas práticas de limpeza na cozinha

organização e limpeza na cozinha

O ato de cozinhar engloba etapas que transcendem o efetivo preparo. É preciso prezar sempre pela limpeza da cozinha, seja ela anterior, posterior ou no exato momento da execução de algum prato.

Os grandes chefs de cozinha são exemplos dessa afirmação, já que prezam sempre pela organização e pela garantia de limpeza prática na cozinha.

Por isso, se você quer fazer como os melhores, confira agora métodos infalíveis que farão toda diferença no seu cotidiano culinário e comece a colocar em prática.

Dica nº 1:

Antes e durante o preparo de qualquer prato, procure manter o ambiente utilizado organizado e sem vasilhas acumuladas.

A bagunça deturpa a boa execução do processo, fazendo com que esqueçamos etapas ou não a executemos do jeito certo; por isso, antes de começar a fazer qualquer coisa, separe as louças, talheres e ingredientes necessários e, ao longo da preparação e utilização, lave peças mais práticas e rápidas para que nada fique acumulado.

organização e limpeza na cozinha

Se a receite exigir atenção total, não jogue tudo na pia para organizar depois, separe as louças em um canto – de preferência empilhadas – e os talheres juntos em outro.

Dica nº 2:

Aquela velha frase: “Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje” vale para o seu companheiro fogão.

O ato de não higienizar tal peça após utilização faz com que a gordura se acumule e depois dificulte ainda mais o processo de limpeza; daí surge a ideia de usar a palha de aço, falsa aliada no processo de limpeza, já que essa arranha as partes sólidas e causa manchas.

As esponjas macias e panos úmidos com sabão neutro são as melhores opções para a limpeza do fogão.

como limpar e organizar o fogão na cozinha
Photo by Le Creuset on Unsplash
Observação: O ato de higienização só deve ser feito com o eletrodoméstico resfriado!
Dica EXTRA: Em casos de gordura acumulada, utilize vinagre, oferece brilho e corta a gordura.

Dica nº 3:

Limpe sua cozinha 1x por semana.

A organização casual, como lavar as louças, o fogão, varrer o chão e guardar os itens usados é um ato a ser praticado todos os dias em que a comida é feita; no entanto, não se trata de uma faxina completa, por isso, procure fazer uma limpeza completa na cozinha apenas um dia na semana, jogando água no chão e passando pano; organizando a geladeira; lavando a bancada inteira com água e sabão; organizando armários e afins. Ademais, cabe falar que caso você tenha janelas próximas ao fogão, higienize uma vez por semana, porque a gordura que paira sobre o ambiente acaba grudando em tal parte, deixando marcas horríveis e falta de nitidez para enxergar.

produtos para limpar
Photo by Crystal de Passillé-Chabot on Unsplash

Dica nº 4:

O bicarbonato como seu melhor amigo!

Sempre tem aquela panela engordurada que dá uma dor de cabeça só de pensar em começar a limpar, não é? Pois bem, seus problemas acabaram! Em casos assim basta encher a referida panela até a metade com água e, assim que levantar fervura, acrescentar 3 colheres de bicarbonato de sódio e 1 xícara de chá de vinagre. Deixe ferver por 5 minutos e depois retire a mistura da panela, lavando-a normalmente…pronto, uma panela desengordurada sem esforço.

Dica nº 5:

Utilize o limão a seu favor!

Essa fruta cítrica de inúmeras propriedades serve como agente de limpeza imensurável.

limão para limpar a cozinha
Photo by Shaun Meintjes on Unsplash

No caso de tábuas de corte, que acumulam cheiro fortíssimo de tempero, faça uma mistura de sal grosso(1 colher de sopa) e um limão e deixe agir por 15 minutos. Feito isso, lave a tábua normalmente.

Além disso, após o processo, você notará a gritante diferença.

Já para casos de higienização da pia após limpeza de peixes e frangos, alimentos que deixam odor forte e desagradável, utilize água fervente e limão para limpeza; com efeito, o mau cheiro será eliminado e as bactérias não sobreviverão.

Dica nº 6:

Preze pela qualidade dos produtos utilizados.

Quando se trata de cozinha, é preciso ter um cuidado redobrado, porque ali será feito seu alimento e, em alguns casos, de demais; por isso, a ausência de uma higienização correta e eficaz pode provocar inúmeros malefícios à saúde.

Sendo assim, invista em utensílios e produtos de qualidade, mas lembre-se: nem sempre o mais caro é o melhor!

Por fim, se você aderir a alguma dessas dicas de limpeza na cozinha e notar a diferença, poste uma foto ou vídeo usando a #acasaencantada, no Instagram, ou comente aqui em baixo!

Até a próxima!!!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

  1. Pingback: Como limpar o lava-louças: é fácil! | A casa encantada
  2. Pingback: Limpando o forno com bicarbonato e vinagre | A casa encantada
  3. Pingback: Estamos de casa nova! Nos ajude a deixar este blog com sua cara? | A casa encantada
  4. Tenho tentado manter tudo organizado, mas é bem difícil.
    Todos os dias eu vou jogando fora os lixinhos acumulados e limpo as superfícies

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Shimeji na manteiga: delicioso e nutritivo!

O shimeji é um dos cogumelos mais presentes na culinária japonesa e asiática em geral. Rico em “Umami” e de sabor inconfundível (um dos cinco sabores básicos da Ásia…

Salada De Lentilha: Rápida e Super Saborosa!

Se tem uma coisa que não dispenso é uma boa salada. Quanto mais variada melhor. Por isso, sempre faço questão de compartilhar minhas aventuras com verduras, leguminosas e grãos…