Objetos de panificação indispensáveis na fabricação do pão caseiro

Objetos Panificação

Agora que você aprendeu todas as etapas de fabricação de pão caseiro, é chegada a hora entender quais são os objetos panificação indispensáveis para esse processo milenar que tem passado de geração para geração.

É claro que, com o tempo, muitos itens foram substituídos por versões mais aprimoradas. Mas também existem vários deles que apenas foram aperfeiçoados para se tornarem mais práticos e acessíveis.

Neste post, preparamos uma lista com os principais objetos de panificação indispensáveis para a fabricação do pão caseiro. Confira!

Lista de objetos panificação

Caneta e lápis na mão, está na hora do check-list de objetos panificação que você vai precisar para garantir um pão caseiro simplesmente delicioso:

1. Banetons

Banetons são cestos de fermentação que você pode encontrar facilmente para vender pela internet ou em lojas especializadas. Neste item você pode deixar a sua massa descansar, crescer e ser modelada com facilidade

A grande diferença desse cesto é que ele consegue garantir que a sua massa fique mais macia, hidratada e mole. Ele também evita o excesso de umidade.

Eles podem ser feitos de ratã e encontrados nos mais variados formatos e tamanhos.

2. Panela de ferro também é um dos objetos panificação

A panela de ferro é ideal para fazer um truque que vai garantir um pão caseiro ainda mais gostoso e crocante. Isso porque, com ela, você consegue alcançar altas temperaturas por horas, de maneira constante e em todos os cantos do objeto.

Assim, é possível assar a massa de maneira totalmente uniforme. Inclusive, você pode usá-la para assar o seu pão se não tiver uma forma grande o suficiente!

Mas, na hora de comprar, verifique se alça não é de plástico e se a altura total, com a tampa, é de pelo menos 12 cm.

Objetos Panificação

3. Pedra de forno

Atualmente, é muito difícil ter um forno de pedra em casa. Mas a pedra de forno pode quebrar um grande galho para garantir um pão caseiro à moda antiga.

Essa é uma ótima alternativa para quem deseja obter o resultado da panela de ferro, mas usando o forno elétrico ou a gás!

Por conta da superfície mais áspera e do material utilizado para a confecção, ela garante que a massa asse de maneira mais uniforme. Contudo, atenção, prefira sempre o formato quadrado na hora de comprar, pois você poderá assar uma quantidade maior de pães.

4. Copo medidor

Mais um dos objetos de panificação que não podem faltar na sua lista é o copo medidor. Ele é essencial para garantir as medidas exatas tanto para a fabricação do fermento como para a massa do pão.

Uma boa dica é escolher o modelo que já vem com medidas em ml e gramas. Assim, você poderá medir tanto os sólidos como os líquidos com facilidade.

Leia também:

5. Divisora de massa

A divisora de massa é indispensável para quem deseja garantir tamanho e peso uniformes para os pães caseiros que vai fabricar. Principalmente se você quiser vender os pães no futuro.

Esse tipo de item vai ajudar na divisão da massa em partes iguais.

6. Tigelas

As tigelas também são objetos de panificação indispensáveis na hora de fazer pães caseiros. Afinal de contas, é nelas que você poderá preparar diferentes misturas e, também, colocar os ingredientes.

O ideal é que você tenha esses itens nos mais variados tamanhos. Assim, você pode escolher o mais adequado para cada etapa ou ingrediente.

7. Espátula e pincel de silicone

A espátula de silicone é excelente para raspar os ingredientes e garantir que cada grama seja aproveitado. Além disso, ela também pode facilitar o processo de dividir porções para colocar na massa.

Por sua vez, o pincel de silicone simplifica vários processos que incluem a aplicação de líquidos. Por exemplo, com ele ficará muito mais fácil passar o ovo na massa para que ela fique bem dourada ou até mesmo untar formas.

Leia também:

8. Balança de precisão

A balança de precisão, junto com o medidor, também tem um papel muito importante na hora de separar os ingredientes. É ela que vai garantir que você pese os valores exatos, não correndo o risco de a receita desandar.

Ela também vai facilitar o processo de fabricação do fermento. Afinal de contas, você poderá fazer a divisão com mais facilidade, garantindo assim um crescimento uniforme.

9. Luva térmica

Muita gente acha que apenas um pano de prato já é o suficiente para lidar com uma forma de pão quente. Contudo, o risco de acidentes e queimaduras é muito maior quando você improvisa com esse tipo de item de cozinha.

Se você for usar uma panela de ferro ou uma pedra de forno, tenha em mente que essas peças conseguem atingir temperaturas muito maiores do que as formas convencionais. Logo, você vai precisar de uma proteção adequada para conseguir manusear os itens.

Então não deixe de providenciar uma luva térmica de qualidade.

Objetos Panificação

10. Objetos de panificação: termômetro de cozinha

Quem nunca acabou errando um ponto ou perdendo uma massa por conta da temperatura incorreta da água, ambiente ou até da mistura em si?

Para evitar esse tipo de perda, o ideal é que você tenha um termômetro de cozinha. Com ele, você poderá medir as temperaturas com exatidão e garantir que a receita dê certo.

Existem basicamente dois modelos que você pode ter na sua casa para auxiliar no processo de fabricar pão caseiro e de outras receitas. O primeiro é o termômetro a laser.

Ele é excelente para medir a temperatura de líquidos e de uma superfície ou ambiente, como a pedra de forno.

O segundo é o de espeto. Com ele, você consegue medir a temperatura interna de massas, como a de pão, de bolo e de lasanha, e até mesmo de proteínas, como frango. Ambos são muito uteis.

Fez a lista de objetos panificação que faltam na sua casa? Então, agora é hora de arregaçar as mangas e colocar a mão na massa. Não se esqueça, depois, de postar o resultado e de compartilhar com a gente!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…