Go Back
receita de pure de mandioca com queijo bem temperadinho e instruções para congelar
Print

Purê de mandioca com queijo

Purê de mandioca cozida com queijo, cremosíssimo e congela super bem sem perder textura ou sabor
Course Acompanhamento
Keyword pure de mandioca
Prep Time 20 minutes
Cook Time 40 minutes
Total Time 1 hour
Servings 4 pessoas
Author Ariana Pazzini

Ingredients

  • 500 gr de mandioca cozida com sal e 1 folha de louro.
  • 1/2 cebola em cubinhos.
  • 1 dente de alho amassado se você tiver disponível alho assado, substitua este dente de alho por 2 dentes de alho assado.
  • 100 gr de queijo minas padrão usei minas padrão mas você pode usar o queijo que tiver disponível, já fiz com muçarela, parmesão, gouda, etc.
  • 200 ml de creme de leite fresco.
  • azeite sal e pimenta do reino à gosto.

Instructions

  • Em uma frigideira refogue a cebola até ela ficar transparente, adicione o alho e doure (se você optou por usar o alho assado não precisa refogar, só tirar a casquinha e juntar a mandioca antes de amassar o purê).
  • Se a mandioca ainda estiver quentinha junte em um bowl a mandioca, o creme de leite, o refogado, o queijo, tempere com sal e pimenta, dê uma leve misturada com uma colher e use o mixer para homogenizar o purê, misture até que o queijo esteja fundido com o purê (Se seu mixer for como o meu que tem amassador de batatas use ele!).

Notes

Congela? Siim!!! E não perde nadinha! Textura e sabor iguais antes de congelar! Coloque em potinhos com porções suficientes para uma refeição, espere esfriar e mande para o freezer! Quando quiser é só tirar do freezer, se tiver tempo deixe descongelando na geladeira antes de aquecer, caso contrário descongela bem no microondas! Variando o sabor: Mandioca tem um sabor bem básico, aceita muito bem além de queijo temperos como cebola roxa e alho poró refogado no azeite, pimenta biquinho, linguiça em cubinhos que sobrou do churrasco. Mas não se esqueça que se houver super lotação de extras ela não vai brilhar! Então complemente mas não exagere!