A criançada aqui de casa é muito fã de Nutella. Realmente, é difícil resistir à vontade de passar o creme no pão, no biscoito e na panqueca, né? Para diminuir o estrago, aprendi a fazer Nutella sem açúcar, rápida e também muito prática. Assim, as crianças não passam vontade e eu não fico preocupada com o excesso de açúcar que estão consumindo.
Primeiramente, lembre-se de que existe uma variedade de sobremesas cujos preparos contam com o creme de avelã. Por isso, aproveite e faça em maior quantidade para já garantir a sobremesa ou o bolo do fim de semana.
Aliás, consuma-o em até duas semanas e o mantenha conservado em pote fechado e ambiente fresco e seco. Não recomendo colocá-lo na geladeira, já que pode endurecer demais.
Docinho que faz bem
Feita basicamente de avelãs e cacau, a Nutella, na versão sem açúcar e sem óleo de palma, é bastante nutritiva. As avelãs são riquíssimas em vitaminas, entre elas a E e as do complexo B, e minerais essenciais, como o magnésio. A oleaginosa é também uma importante fonte de proteína e, por isso, o seu consumo é indicado para o tratamento da anemia. E mais: tem o poder de controlar os níveis de colesterol no organismo, auxiliar na absorção de cálcio e manter a pressão arterial equilibrada.
Por sua vez, o cacau em pó, principalmente em sua versão mais pura, é rico em vitamina E e C e minerais como cálcio, fósforo, potássio e ferro. Contém flavonoides, que garantem a saúde do intestino, e polifenois, que são termogênicos e estimulam a queima de gordura.
Além de tudo isso, a matéria-prima do chocolate previne o envelhecimento precoce, a hipertensão, o aumento do colesterol e melhora o humor, por ser fonte de triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina. Muitos pontos a favor da combinação de cacau e avelã, não é mesmo?
Leia também:
- Bolo de banana zero açúcar: o cheirinho é um bônus!
- Faça você mesmo: leite condensado sem açúcar
- Sobremesa de morango sem açúcar: vá sem medo!
Criatividade no pós-guerra
Segundo os próprios fabricantes, a Nutella surgiu para suprir a falta de cacau na Itália logo após a Segunda Guerra Mundial. O confeiteiro Pietro Ferrero criou o creme de avelã e açúcar que levava apenas uma pitada de cacau e o batizou de Giandujot, nome de um famoso personagem do carnaval veneziano.
No início dos anos 1950, Ferrero criou a sua empresa e passou a chamar o produto de SuperCrema. Foi só em 1964 que aperfeiçoou a receita original e deu a ela o nome de Nutella.
Nutella sem açúcar: colocando a mão na massa
Como já vimos, além de ser uma delícia, o mix de cacau e avelãs faz bem à saúde, desde que consumido com moderação, é claro. Além destes dois ingredientes, você também vai precisar de óleo de coco e de algum adoçante que substitua o açúcar. Para manter as propriedades benéficas do creme, sugiro o uso de algum ingrediente natural, como o mel.
Entretanto, se você estiver de olho na balança, o xilitol ou o eritritol são os mais recomendados. Vamos lá?
Ingredientes
- 200 g de avelãs torradas
- 2 colheres de sopa de óleo de coco
- 2 colheres de sopa de cacau
- 2 colheres de sopa de mel, xilitol ou outro adoçante de sua preferência
- 1 pitada de sal
Instruções
- Coloque as avelãs no processador e bata até virar um creme.
- Adicione o óleo de coco, o cacau, o adoçante de sua preferência e continue batendo.
- Se preferir a consistência mais líquida, pode adicionar um pouco de água.
- Adicione o sal e bata mais um pouquinho.
- Está pronto!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.