Nutella sem açúcar pra comer sem culpa

nutella sem açúcar

A criançada aqui de casa é muito fã de Nutella. Realmente, é difícil resistir à vontade de passar o creme no pão, no biscoito e na panqueca, né? Para diminuir o estrago, aprendi a fazer Nutella sem açúcar, rápida e também muito prática. Assim, as crianças não passam vontade e eu não fico preocupada com o excesso de açúcar que estão consumindo.

Primeiramente, lembre-se de que existe uma variedade de sobremesas cujos preparos contam com o creme de avelã. Por isso, aproveite e faça em maior quantidade para já garantir a sobremesa ou o bolo do fim de semana.

Aliás, consuma-o em até duas semanas e o mantenha conservado em pote fechado e ambiente fresco e seco. Não recomendo colocá-lo na geladeira, já que pode endurecer demais.

Docinho que faz bem

Feita basicamente de avelãs e cacau, a Nutella, na versão sem açúcar e sem óleo de palma, é bastante nutritiva. As avelãs são riquíssimas em vitaminas, entre elas a E e as do complexo B, e minerais essenciais, como o magnésio. A oleaginosa é também uma importante fonte de proteína e, por isso, o seu consumo é indicado para o tratamento da anemia. E mais: tem o poder de controlar os níveis de colesterol no organismo, auxiliar na absorção de cálcio e manter a pressão arterial equilibrada.

nutella sem açúcar

Por sua vez, o cacau em pó, principalmente em sua versão mais pura, é rico em vitamina E e C e minerais como cálcio, fósforo, potássio e ferro. Contém flavonoides, que garantem a saúde do intestino, e polifenois, que são termogênicos e estimulam a queima de gordura.

Além de tudo isso, a matéria-prima do chocolate previne o envelhecimento precoce, a hipertensão, o aumento do colesterol e melhora o humor, por ser fonte de triptofano, aminoácido responsável pela produção de serotonina. Muitos pontos a favor da combinação de cacau e avelã, não é mesmo?

Leia também:

Criatividade no pós-guerra

Segundo os próprios fabricantes, a Nutella surgiu para suprir a falta de cacau na Itália logo após a Segunda Guerra Mundial. O confeiteiro Pietro Ferrero criou o creme de avelã e açúcar que levava apenas uma pitada de cacau e o batizou de Giandujot, nome de um famoso personagem do carnaval veneziano.

No início dos anos 1950, Ferrero criou a sua empresa e passou a chamar o produto de SuperCrema. Foi só em 1964 que aperfeiçoou a receita original e deu a ela o nome de Nutella.

Nutella sem açúcar: colocando a mão na massa

Como já vimos, além de ser uma delícia, o mix de cacau e avelãs faz bem à saúde, desde que consumido com moderação, é claro. Além destes dois ingredientes, você também vai precisar de óleo de coco e de algum adoçante que substitua o açúcar. Para manter as propriedades benéficas do creme, sugiro o uso de algum ingrediente natural, como o mel.

Entretanto, se você estiver de olho na balança, o xilitol ou o eritritol são os mais recomendados. Vamos lá?

nutella sem açúcar

Nutella sem açúcar

Ingredientes
  

  • 200 g de avelãs torradas
  • 2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 2 colheres de sopa de cacau
  • 2 colheres de sopa de mel, xilitol ou outro adoçante de sua preferência
  • 1 pitada de sal

Instruções
 

  • Coloque as avelãs no processador e bata até virar um creme.
  • Adicione o óleo de coco, o cacau, o adoçante de sua preferência e continue batendo.
  • Se preferir a consistência mais líquida, pode adicionar um pouco de água.
  • Adicione o sal e bata mais um pouquinho.
  • Está pronto!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…