Sous vide é uma técnica de culinária. Nesse sentido, ela utiliza do controle preciso da temperatura para fornecer um cozimento perfeito. Ou seja, com qualidade de restaurante.
Aliás, restaurantes sofisticados usam a técnica há anos para cozinhar alimentos. Isso para obter o ponto exato desejado. Recentemente, tornou-se popular entre cozinheiros amadores com a disponibilidade de equipamentos acessíveis e fáceis de usar.
Por sua vez, sous vide significa “vácuo” em francês e refere-se ao processo de selar alimentos a vácuo em uma bolsa. Então, depois, cozinhá-los a uma temperatura muito precisa em banho-maria. Logo, esta técnica produz resultados impossíveis de alcançar através de qualquer outro método de cozimento.
Afinal, de que equipamentos eu preciso?
Na verdade, já é muito mais acessível cozinhar com essa técnica. Isso graças à recente criação de dispositivos para usar em casa. No entanto, você precisará de algumas coisas:
- Em primeiro lugar, um termocirculador;
- Em segundo lugar, embalagens para a sua comida. Por exemplo, bolsas que podem ser fechadas e reutilizadas ou frascos para conservas;
- Por fim, um recipiente para colocar a água (pode até ser uma panela funda).
Onde comprar?
Encontramos está ótima opção de termocirculador na Amazon:
- Termocirculador Sous Vide Easy Cook Preto
Para fazer essa técnica o alimento precisa estar contido em uma embalagem. Então, você pode utilizar saquinhos ziplock . Ou ainda, adquirir específicos para isso:
- Embalagem Sous Vide 25 x 30 cm – 100 unidades
Você também pode adquirir um kit que vêm com 5 saquinho e uma bomba de vácuo.
- Kit para cozinhar Sous Vide: Sacos reutilizáveis + Bomba
Se você quiser se aprofundar na técnica e conhecer novas receitas, também tem o “Manual para cocção em baixa temperatura“.
Vantages de cozinhar com Sous Vide:
-
Precisão – Como você cozinha sua comida a uma temperatura exata por um período exato de tempo, você pode esperar resultados muito consistentes.
-
Sabor – A comida cozinha em seu suco. Isso, garante que o alimento fique úmido. Além de, suculento e macio.
-
Redução de resíduos – Em média, o bife cozido tradicionalmente perde até 40% do seu volume. Pois, seca. Mas, usando o sous vide, o bife não perde nada do seu volume.
-
Flexibilidade – Os métodos tradicionais exigem atenção constante. Um cozimento de precisão leva os alimentos a uma temperatura exata e a mantém. Ou seja, não há preocupação em cozinhar demais.
Como fazer Salmão Sous Vide?
O salmão pode passar do ponto de maneira fácil. No entanto, com a técnica, você não precisa se preocupar em cozinhar demais o peixe. Isso porque o salmão ficará sempre suculento e cheio de sabores.
Salmão Sous Vide
Ingredientes
- 200 g Filé de salmão por pessoa
- Sal
- Pimenta do reino
- Óleo
Instruções
- Pré-aqueça o Termocirculador Sous Vide para 46,1° C em uma panela ou recipiente com água
- Vire os filés e faça cortes superficiais na pele com cerca de 2,5 cm de distância. Isso ajuda a evitar que a pele se enrole e se separe ao cozinhar a pele
- Tempere os filés com um pouco de sal e pimenta do reino moída
- Embale seu salmão com um selador a vácuo ou usando um saco ziplock
- Coloque o salmão na água aquecida com o termocirculador por 45 minutos
- Retire o salmão das sacolas depois que passar o tempo e seque-as. Tempere os filés de novo conforme desejado
- Aqueça uma frigideira em fogo médio. Adicione um pouco de óleo. Sele o salmão com a pele virada para baixo até que fique crocante, cerca de 1-2 minutos. Vire com cuidado e deixe selar o lado da carne por mais 30 segundos.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
2 respostas
Fiz ontem .Maravilhoso .