Recipientes para congelar sem mistério

dicas de recipientes para congelar

Muita gente me pede para escrever mais sobre recipientes para congelar e dicas para não perder nutrientes e manter refeições armazenadas no freezer!

Aqui no blog já dá para perceber o quanto o congelamento de alimentos tornou minha vida menos caótica! Tivemos muitos erros e acertos até chegar a esta tranquilidade que tenho hoje em congelar de tudo e fazer da rotina aqui de casa mais tranquila e despreocupada.

Cozinho pratos coringas no final de semana, congelo e descongelo naquele dia que dá um pouco de preguiça ou quando eu adoraria que meu dia tivesse 24 horas a mais para fazer tudo que preciso!

Aqui você encontra várias receitas ótimas para congelar: Receitas que congelam muito bem!

Qual o material recipientes para congelar vão ao freezer sem fazer mal a saúde?

Em um mundo ideal, todo alimento seria armazenado no freezer ou congelador em recipientes de vidro, muito mais higiênico, resistente e seguro. Claro, digo seguro para recipientes de vidro temperado. Ou seja, aquele que no congelamento ou descongelamento não quebra ou trinca por conta da temperatura e expansão do alimento dentro dele.

E a maravilha que é tirar do freezer e ter a opção de colocar tanto no micro-ondas quanto no forno ou banho maria! Logo, estas vasilhas de vidro vão de um lugar ao outro resistindo muito bem a variação de temperatura.

Eu adoraria substituir todas as vasilhas que uso hoje por vidro. Aliás, estou fazendo isso aos poucos. Sendo assim, todo mês me dou uma nova de presente. Então, como sei que usarei meu congelador por muito tempo, é um investimento que vale a pena.

Gosto de vasilhas de vidro quadradas ou retangulares. Isso porque se encaixam melhor que as redondas no freezer e se possível com tampa que facilitam o empilhamento.

Ademais, a maioria das vasilhas de vidro para congelamento do mercado são com tampas plásticas, cuidado ao comprar, verifique se são besfenol free, como é o caso destas:

Conjunto de Potes Herméticos de Vidro 4 peças – Electrolux

potes herméticos
Gosto bastante da capacidade destes potinhos, armazeno individualmente facilitando na hora de descongelar dependendo da quantidade de pessoas que terei na mesa, de 400 – 600 ml (capacidade das abaixo) é um ótimo tamanho para individualizar as refeições.

Pote de Vidro Hermético (640ml) Marmita Fit Microondas

pote de vidro

Não, nunca, jamais utilize vasilhas de isopor como recipientes para congelar!

Além de fazer mal para sua saúde é um dos descartáveis que só dá para utilizar 1 vez. Logo, vai aumentar a pilha de lixo no mundo.

Vasilhas plásticas, tem quem não use mesmo com o selo de BPA free. De fato, são menos resistentes, mancham com facilidade caso o alimento seja de cor forte ou gorduroso e tem vida útil menor que o vidro.

Se colocar os valores no papel você verá que é uma economia boba, você investe um pouco mais em recipientes de vidro. Afinal, eles durarão bem mais garantindo higiene e qualidade.

Ainda não substitui todas as vasilhas que tenho para congelar ainda tenho algumas como estas abaixo:

Conjunto de Potes Herméticos para Cozinha com Tampa 10 Peças – Electrolux

potes específicos são alguns dos recipientes para congelar

Para dosar, coisas que utilizo pouca quantidade por vez, congelo em formas(assim como quando se congela alho) de gelo (que tenho algumas só para isso para não misturar com os sabores do gelo). Quando estão congeladas retiro da forma e transfiro para sacos de congelamento. Assim tenho quantidades individuais que facilitam na hora de descongelar.

Forma de gelo da Joseph que facilita no desenformar.

Forma de gelo para congelar caldos

Faço muitos legumes branqueados e este escorredor me ajuda muito na hora de tirar da panela de água quente e colocar na água gelada. Um dos investimentos que não tenho dúvidas do quanto valeu a pena!

Sendo assim, tiro da panela quente, passo debaixo da torneira e coloco direto na água gelada!

Escorredor Joseph Quadrado que é uma mão na rodaescorredor para legumes branqueados é uma das opções de recipientes para congelar

Mais um salva vidas é são formas retangulares com antiaderente para congelamento aberto. Afinal, coloco as formas no freezer e três horas depois retiro e transfiro para os sacos de congelamento.

Forma retangular com antiaderente

forma retangular antiaderente

Por fim os sacos não é mesmo?

Confesso que uso, mas reforço que o ideal seria se pudéssemos congelar apenas em recipientes de vidro! Até os cubinhos e tudo que congelamos aberto, o ideal mesmo seria armazenar em potes de vidro. Caso o seu caso seja parecido com o meu de não ter completado a coleção, existe no mercado sacos próprios para congelamento. Aliás, eles têm fecho hermético ou simples, como é o caso destes abaixo:

Kit com 200 Sacos Zip Lock

saquinho ziplock – um dos tantos recipientes para congelar

Enfim, espero que este post te ajude a entender melhor os utensílios que utilizo aqui na minha cozinha todo santo domingo para preparar as refeições da semana para minha família.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

20 respostas

  1. Bom dia Ariana.Tudo bem?
    Tira uma dúvida: Eu tenho comércio e trabalho com batata frita congelada e mandioca cremosa.Só que eles vem em saco grande(2 ou 3kg) e gostaria de deixa-las no congelador, já em porções pesadas e separadas de 600g.Qual seria a embalagem, com mais fácil manuseio no meu caso?
    Atenciosamente.

    1. Olá, Alex! Neste caso, a saída mais indicada é usar os saquinhos zip lock, já que são bem versáteis e vêm em diversos tamanhos (além de ocuparem menos espaço). Me conte se deu certo depois 😀

  2. Pingback: Refeições congeladas - Como poupar seu valioso tempo e dinheiro na cozinha | A casa encantada
  3. Pingback: Como congelar macarrão ao molho branco
  4. Pingback: Tudo o que você precisa saber para congelar alimentos | A casa encantada
  5. Pingback: Como Congelar Banana | A casa encantada
  6. Pingback: Os 10 Melhores Alimentos Para Congelar | A casa encantada
  7. Pingback: Como Congelar Couve Flor | A casa encantada
  8. Pingback: Organizando a geladeira para as refeições da semana | A casa encantada
  9. Pingback: Como congelar 10 marmitas prontas para a semana feitas em 1 dia | A casa encantada
  10. Pingback: Receita de Arroz de Forno Cremoso | A casa encantada
  11. Pingback: Cozinhar em lote - Como cozinhar para a semana toda? | A casa encantada
  12. Pingback: Como congelar grão de bico e uma salada fresquinha
  13. Olá!
    Eu congelo minha comida fracionada em copo plástico descartável.
    Posso considerar que também faz mal à saúde?
    A comida é esquentada em recipiente de vidro.
    Aguardo orientação.
    Obrigada!

    1. Oi, Ivy! O ideal mesmo é congelar em recipiente de vidro, caso você opte por um recipiente plástico dê preferencia aos que são livre de BPA, pois essa substância é nociva a saúde e é liberada mais facilmente quando exposta a altas ou baixas temperaturas. Alguns copos plásticos não tem BPA na sua composição, por isso é preciso ficar atenta. Abraço

    2. Olá, Ariana e equipe! Vocês poderiam indicar alguma fabricante ou modelo de potes de vidro pequenos para armazenar essas pequenas quantidades de porções que a Ivy faz em copos plásticos?

  14. Oi Ariana, conheci seu site a pouco, mais estou adorando, você aborta os temas de forma simples e me identifiquei bastante. Minha dúvida quanto aos sacos zip loc, como você faz para descongelar? O alimento sai com facilidade do saquinho?

    1. <3 <3 <3 Tati, com o zip eu tiro congelado mesmo, passo por agua corrente e ele começa desgrudar a parte em contato com o plástico, daí é só deslizar para a panela!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

O que é yakisoba? Aprenda tudo sobre esse prato delicioso!

O yakisoba é um prato muito popular na culinária japonesa, e significa literalmente “macarrão frito em molho”. É um prato feito com macarrão refogado com legumes e proteínas, temperados…