Como congelar vegetais e manter os nutrientes?

congelar vegetais

Manter uma alimentação saudável no dia a dia não é fácil. Muitas vezes, ficamos reféns do tempo e acabamos comendo qualquer coisa pela praticidade. Pensando nisso, preparamos uma dica de como congelar vegetais mantendo o sabor e os nutrientes. Assim, você terá ao alcance das mãos uma refeição saudável sempre que precisar.

O processo de congelar vegetais dá um pouquinho de trabalho, mas vale a pena. Afinal, apenas conservá-los no refrigerador pode tirar todo o sabor e os nutrientes, deixando-os impróprios para consumo. Inclusive, nós já falamos sobre isso aqui. O melhor procedimento para congelar vegetais é conhecido como “branqueamento”. Confira o passo a passo. 

  • Primeiramente, limpe bem os vegetais em água corrente.
  • Logo em seguida, descasque com muito cuidado.
  • Depois, escalde em água quente ou no vapor. Preste muita atenção nessa parte, pois você não deve cozinhar totalmente o vegetal.
  • Assim que retirá-lo, com a ajuda de um escorredor, mergulhe em água com gelo. Dessa maneira, você causará um choque térmico e terminará o processo de branqueamento.

A melhor maneira de guardar seus vegetais é separando em porções pequenas, em sacos plásticos, sem ar, fazendo uma embalagem a vácuo.

congelar vegetais

Ah, o tempo de “validade” dos vegetais congelados pode variar. Por exemplo, alguns duram de 6 meses (abóbora, abobrinha, acelga, aipim). Outros, 8 meses (beterraba, berinjela, couve-flor). Tem até os de 10 meses (brócolis, cenoura e espinafre).

Prontinho! Bom apetite! Aproveite uma refeição nutritiva, saborosa e que vai ajudar a melhorar sua imunidade.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Uma resposta

  1. Pingback: Salada com frios e macarrão integral | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…