a casa encantada - blog de receitas fáceis com poucos ingredientes

Como preparar levain do zero

Levain

Levain

É normal que, depois de conhecerem todos os benefícios da fermentação natural, padeiros e padeiras amadores busquem saber como fazer levain, o famoso fermento selvagem.

Esse é um processo relativamente fácil, mas que necessita de alguns cuidados básicos. Um detalhe importante é que você precisa ter muita paciência, pois a natureza tem seu próprio tempo, que precisa ser respeitado para se garantir um produto final de qualidade.

Continue lendo esse post e conheça todos os passos para preparar o seu levain do zero.

1. Como fazer levain do zero: comece organizando o ambiente

Antes de qualquer coisa, você precisa preparar o espaço onde o levain será feito. É importante que o local tenha uma temperatura mínima de 27 graus e de no máximo 32 graus Celsius.

Para isso, você pode usar um aquecedor no ambiente ou até mesmo uma estufa. Contudo, o mais importante durante a fabricação é que o fermento selvagem nunca deve ir à geladeira.   

Além disso, você já deve deixar separados todos os utensílios que serão utilizados ao longo dos próximos dias. São eles:

  • Recipientes transparentes sem tampa;
  • Guardanapos de papel, assim como gaze ou pano de prato;
  • Caneta que escreva em vidro;
  • Balança de precisão;
  • Espátula.
Levain
Aprenda a fazer levain do zero!

2. Ingredientes para o levain

O segundo passo no processo de preparo do seu levain é a mistura de ingredientes. Existem várias receitas disponíveis, mas todas se baseiam nos seguintes produtos: farinha, água e uma fonte de proteína, que pode ser mel, suco de abacaxi, caldo de cana ou outra opção rica em açúcar.

Aqui, vamos dar a receita básica, que leva:

  • 50 gramas de farinha de trigo;
  • 60 ml de suco de abacaxi coado;
  • 50 gramas de farinha integral;
  • 50 ml de água filtrada.

Basta misturar tudo em um dos recipientes transparentes, cobrir com a gaze, guardanapo ou pano de papel e escrever no vidro a data, o volume da massa nesse dia e o horário em que o processo começou. Essas informações serão fundamentais.

Sua fonte de proteínas sempre deve ser natural. Nunca use suco de abacaxi em caixinha, por exemplo. Você sempre deve fazer ele do zero e colocar coado na mistura.

3. As primeiras bolhas da fermentação do seu levain

No segundo dia do processo, você já poderá ver as primeiras bolas na mistura. Esse é o sinal que as leveduras estão vivas, gerando o CO2. Ou seja, seu fermento já está “vivo”.

Aqui você já deve dar uma misturada e, depois, tampar e aguardar até o dia seguinte.

No terceiro dia, você deverá acrescentar mais 30 gramas de varinha (pode ser meio a meio ou tudo de farinha branca) e mais 20 ml de suco de abacaxi coado. Como o fermento dobra de volume ao longo dessa primeira fase, é comum que os padeiros retirem até 1/3 do volume da massa.

Isso também ajuda na questão da alimentação. Então se você quiser, pode retirar essa quantidade, tampar o pote novamente e deixar a fermentação continuar.

Mas atenção: não descarte essa massa! Ela é o fermento já vivo, então você pode usar para iniciar outro levain (tomando o cuidado de marcar sempre a data, volume e hora) ou até mesmo doar para outro conhecido que também está fazendo fermento natural.

Levain
Você vai notar que o levain, ou fermento selvagem, vai crescendo com o tempo. (Reprodução)

4. Alimentação

O próximo passo para fazer seu levain do zero é ficar de olho na alimentação.

O levain é um organismo vivo, afinal de contas, as leveduras estão comendo o açúcar e transformando tudo em CO2, fazendo assim que a mistura se torne o fermento selvagem.

No quinto dia, você vai colocar mais 30 ml de água filtrada na sua massa e 50 gramas de farinha. Dê uma boa misturada e cubra novamente.

Toda vez que você abrir o pote, o próximo pano deve ser limpo. Não fique usando sempre a mesma proteção.

Além disso, é preciso lembrar que a emissão de CO2 das leveduras não tem, digamos, um bom aroma. Então se prepare para um cheirinho bem forte toda vez que você for mexer com a massa.

Consequentemente, você precisa alimentar essa mistura ao longo dos dias.

No sexto dia…

No sexto dia, você vai abrir novamente o pote, tirar metade do volume de dentro dele e então acrescentar 70 gramas de farinha e 30 ml de água. Aqui vale mais uma vez a dica de doar a parte de levain que você retirou da sua mistura. Não se esqueça de anotar sempre no pote o dia do processo, a data e o volume, para não se perder.

No sétimo dia, você vai pegar a sua mistura e retirar 100 gramas. Todo o restante poderá ser usado para a fabricação de mais fermento ou doado para outra pessoa.

Aqui, você vai colocar esses 100 gramas em outra tigela, juntamente com 300 gramas de farinha e 200 ml de água. Misture todos esses ingredientes até obter uma bola bem homogênea.

Depois, coloque em uma tigela, cubra com um pano e deixe crescendo até dobrar de volume. O tempo para que isso aconteça pode variar conforme as condições climáticas.

De modo geral, 4 horas depois ele já terá o volume desejado.

5. Levain pronto para uso

Finalmente, seu levain estará pronto para uso no oitavo dia. No entanto, se você quiser usá-lo para a fabricação do seu pão caseiro de fermentação natural, é importante alimentá-lo de 2 a 8 horas antes do preparo da massa.

Levain
Seu pão caseiro nunca mais será o mesmo! (Reprodução)

Conclusão

De modo geral o processo consiste basicamente na separação e na alimentação do fermento. Contudo, dependendo da sua receita, a proporção de farinha, água e fonte de proteínas pode mudar.

Além disso, dependendo das condições climáticas, o seu fermento pode demorar mais para ficar pronto. Em alguns casos, é necessário até 15 dias para que ele realmente fique adequado para o uso.

E, claro, você pode ir aperfeiçoando a sua receita conforme for testando, até chegar na ideal para o seu gosto ou região.

Afinal, gostou de aprender como fazer o seu levain? Então não deixe de conferir o post “Como preparar um pão caseiro com o levain” e aprenda como fazer pães caseiros deliciosos e, o melhor, com fermentação totalmente natural.

acasaencantada - receitas fáceis e rápidas para o seu dia a dia

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Ariana Pazzini

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Estamos fazendo testes com fermentação natural na escola. Está bem legal ficar conhecendo tudo isso. Agradecemos. Estamos participando de uma feira de ciências. Montamos um projeto de fermentação natural na escola.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas pra você