Prepare seu pão de fermentação natural!

pão de fermentação natural

No post anterior, você aprendeu como fazer o levain. Agora, está na hora de conhecer o passo a passo para preparar o seu pão de fermentação natural.

Mas, antes de iniciar o processo de fabricação do seu pão caseiro, é fundamental que você tenha em mente que, até chegar ao resultado ideal, você vai enfrentar varias fornadas imperfeitas.

Também é importante entender que o processo de fabricação vai variar de pessoa para pessoa. Isso porque tudo pode interferir nas etapas, desde o tipo de farinha que você vai usar até a temperatura do ambiente no dia em que você for preparar a massa.

Então, você vai aperfeiçoar aos poucos a receita e o processo de fazer o pão de fermentação natural até chegar ao método ideal para o seu caso.

Ingredientes do pão de fermentação natural

Existem várias receitas de pão de fermentação natural que você pode testar. Desde aquelas mais tradicionais com gostinho de pão da vovó até massas integrais e glúten free!

Mas no post de hoje nós vamos ensinar uma básica, justamente para que você possa ir testando aos poucos o que funciona para você.

Aqui, você vai precisar de:

  • Um quilo de farinha branca peneirada;
  • Uma xícara e meia de levain feito em casa (que nós mostramos como fazer no último post);
  • Uma xícara de centeio ou de fubá;
  • Uma colher de sopa rasa de sal (equivalente a 20 gramas);
  • De 400 a 500 ml de água filtrada, mineral ou sem cloro (a quantidade vai depender do ponto da massa);
  • Duas gemas de ovos;
  • Margarina para untar a forma

Como você pode ver acima, são poucos ingredientes que vão na receita do pão de fermentação natural tradicional. Mas você tem toda a liberdade para ir testando variações conforme o seu gosto.

 
pão de fermentação natural
Pão de fermentação natural é tudo de bom! (Reprodução)

Passo a passo para fazer o pão de fermentação natural

Antes de iniciar o passo a passo para fazer o pão de fermentação natural, é importante preparar o local. Limpe bem a mesa onde o pão será sovado e tente deixar o ambiente mais quentinho possível para estimular o crescimento da massa.

Além disso, já deixe todos os utensílios que serão usados separados, justamente para não ter que parar o processo no meio do caminho para achar algum item. Depois, é só seguir os passos abaixo:

Passo 1: Preparando o levain

A primeira coisa que você precisa fazer é preparar o levain. Para isso, coloque o seu fermento selvagem em uma vasilha de plástico ou vidro e depois coloque um pouco de água para diluir.

Passo 2: Sovando a massa

Após preparar o levain, adicione os dois tipos de farinha e o sal. Agora, você deve começar a mexer com uma colher, mas depois pode começar a amassar com as próprias mãos.

Assim que a massa estiver bem homogênea, sove um pouco sobre a mesa, tomando o cuidado de polvilhar um pouco de farinha para não grudar.

Passo 3: Colocando a massa para descansar

O próximo passo é fazer uma bola da massa e depois colocar em uma vasilha. Tampe com uma tampa ou pano de prato e deixe descansando por 30 minutos.

Quando passar esse tempo, dobre as bordas para o centro algumas vezes e, depois, deixe descansando por mais 30 minutos. Você deve fazer isso mais duas vezes antes de transferir a sua massa para uma nova vasilha.

Esse novo recipiente deve estar forrado com um pano de prato limpo e enfarinhado. Você deve tampar o recipiente com outro pano e deixar crescer por cerca de 120 minutos.

Passo 4: É hora de levar o pão caseiro de fermentação natural para assar

Assim que a massa tiver dobrado de volume, é a hora de dar forma. Você pode colocar ela inteira na forma, mas o ideal é esticar uma massa com um rolo ou com um cilindro e ir enrolando até criar uma espécie de rolo gordinho.

Unte as formas com margarina e coloque a massa dentro. Então, bata as duas gemas de ovos com um pingo de água e use um pincel para passar a mistura na superfície dos pães.

Em seguida, deixe o forno pré-aquecendo por 15 minutos, a uma temperatura de 250 °C. Faça pequenos cortes sobre a massa. Eles têm uma função muito importante, pois ajudarão na liberação do vapor e do gás de crescimento, gerando assim um aspecto melhor.

Depois, coloque a assadeira dentro do forno e deixe assando por 25 minutos ou até que a superfície fique bem dourada. Assim que passar esse tempo, retire o pão do forno e coloque ele para esfriar sobre uma grade.

Após ele esfriar sobre a grade, é só desenformar.

Pronto, você acaba de fazer o seu pão de fermentação natural. Viu como não é difícil? Tudo é uma questão de ter paciência e respeitar o processo natural da fermentação e os demais passos.

pão de fermentação natural
Hora de comer! (Reprodução)

Dicas de ouro para fazer um delicioso pão de fermentação natural

Além dos passos acima, existem algumas dicas que você pode colocar em prática para garantir que o seu pão de fermentação natural fique ainda mais delicioso. Confira!

  • Para garantir um crescimento mais rápido no forno, você pode aquecer a forma antes de colocar a massa. Mas atenção na hora que for colocar a sua mistura na assadeira para não acabar se queimando;
  • Não use água com cloro, pois ele pode modificar completamente o resultado final;
  • Se você quiser deixar o pão mais “gourmet” ou com uma textura crocante diferenciada, coloque algumas nozes no meio da massa;
  • Quer deixar o pão mais docinho, mas sem usar adoçantes? A uva passa é uma opção perfeita para um pão de fermentação natural com gosto mais doce e combina perfeitamente com nozes;
  • Nunca tente cortar o seu pão caseiro assim que ele sair do forno. Ele provavelmente vai sair aos pedações e você ainda pode se queimar;
  • Se for usar farinha integral na sua receita, não use farinha branca;
  • Farinhas de moagem mais finas, como a T55, tornam o processo mais fácil.

Gostou de aprender como fazer pão de fermentação natural? Então aproveite para conferir o nosso post sobre objetos de panificação indispensáveis.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…