Se você acabou de comprar uma máquina de fazer pão, definitivamente está muito curioso para descobrir como fazer várias receitas em sua nova aquisição. Por outro lado, se ainda não adquiriu e está pesquisando a respeito, saiba que existem uma gama de opções de uso para a panificadora que está almejando. É importante conhecer como converter receitas para a máquina de pão para que suas novas aventuras com essa máquina sempre deem bons frutos.
Além de converter receitas para a máquina de pão, é importante que você também saiba algumas dicas e truques para a utilizar a panificadora e obter os melhores resultados com ela. Assim, finalmente poderá assar as suas receitas favoritas de pães na máquina.
Primeiro, é necessário aprender algumas regras básicas e, mais adiante, é o momento de experimentar suas receitas favoritas. Se ainda está com certas dúvidas sobre como usar a máquina de fazer pão, é melhor consultar um passo a passo de como utiliza-las. Lembre-se também de que o resultado sempre será melhor quando não deixamos a máquina sozinha e conferimos sempre o que está acontecendo.
Entenda a capacidade do seu equipamento para converter receitas para a máquina de pão
O primeiro passo para converter receitas para a máquina de pão é entender a quantidade máxima de ingredientes que você pode colocar, pois caso coloque uma quantidade acima da capacidade da máquina, a massa vai vazar do balde para o fundo da máquina.
Para conhecer essa capacidade, vá até o manual de instruções da sua máquina e observe uma receita que é feita para o maior tipo de pão que a máquina pode produzir. O manual da máquina de fazer pão da Britânia pode ser consultado online, assim como também o manual de instruções da panificadora da Mondial.
O mais importante é que você fique atento a “capacidade de farinha” da sua máquina, pois esse é o ingrediente que vai determinar principalmente se uma receita pode ser usada em sua panificadora. Para pães de 900g, são usados 4 copos medidores de farinha de trigo especial, portanto, suas receitas não podem ter mais farinha que isso.
Escolha receitas que caibam em sua máquina de pão
Tente sempre comparar a receita que tem em mãos com a receita que está no manual da sua máquina de fazer pão. Se a receita for maior, tente reduzir a quantidade de ingredientes de modo equivalente. Se a receita que deseja fazer possui mais de 4 copos de farinha, você vai precisar reduzi-la.
Além disso, para cada 3-4 copos de farinha, você precisará de 1 1/8 a 1 ¼ copos de ingredientes líquidos. Ovos, iogurte, purê de batatas, creme de leite, etc são considerados líquidos.
Para colocar os ingredientes na panificadora, utilize os utensílios que vêm de fábrica com ela. 1 copo medidor da máquina de fazer pão tem 240ml e a colher medidora tem de um lado 1 colher de chá (5 ml) e do outro 1 colher de sopa (3 colheres de chá = 15 ml). Ao utilizar esses utensílios, o ideal é encher o copo com uma colher, ultrapassando a altura da borda e bater com a colher do lado do copo para retirar as bolhas de ar que se formam dentro da farinha. Depois, basta remover o excesso com uma espátula.
Verifique o fermento que está usando para converter receitas para a máquina de pão
Existem três tipos de fermento biológico para utilizar em seus pães:
- seco: em pó granulado.
- fresco: pasta bege em tabletes.
- seco instantâneo: são vendidos em sachês, granulado
- A maioria dos fermentos biológicos secos vendidos por aqui no Brasil são fermentos instantâneos, lembre-se sempre de verificar isso na embalagem antes de começar sua receita, pois usar fermento seco ou fermento instantâneo pode trazer alterações ao tempo da sua receita.
Caso queira substituir um pelo outro, utilize a seguinte medida: Substitua 2¼ colheres de chá de fermento seco instantâneo para um pacote de fermento seco (8,75g). Porém, é importante saber que fermento seco instantâneo é melhor para usar em sua máquina de fazer pão.
Além disso, se perceber que seu pão está crescendo muito, tente diminuir a quantidade de fermento usado na próxima receita. Dessa forma, você não corre riscos da massa vazar.
Selecione o ciclo correto
Para fazer a receita pela primeira vez, selecione sempre o ciclo tradicional, que geralmente irá fazer um bom trabalho na maioria das receitas. Então, selecione corretamente o tamanho do pão de acordo a receita que escolheu (e comparou com a receita do manual), selecione a cor média e aperte o botão Ligar. Esse é um bom modo de fazer pela primeira vez uma receita.
No entanto, se você estiver com pressa, experimente o ciclo rápido. Porém, nesse caso, não use fermento seco, dê preferência ao fermento seco instantâneo.
Além disso, entendendo como funcionam os ciclos, sua máquina de pão possui muito mais utilidades na cozinha do que você imagina.
Siga as instruções da sua máquina para a adição dos ingredientes
A ordem para a adição dos ingredientes sempre será:
- Primeiro, colocar os líquidos
- Em seguida, os sólidos
- Por último, adicionar o fermento
Utilize o ciclo “Massa” caso você prefira assar seu pão no forno
Se você não gosta da forma como o pão fica na assadeira da máquina, utilize o ciclo “Massa”, pois ele não irá assar o pão.
Retire a massa do balde da máquina e leve-a para a assadeira que mais gosta. Em seguida, asse o pão no forno, como de costume
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
5 respostas
Bom dia. Vc colocou errada a proporção colher chá/sopa no texto. 1 c sopa = 3 c chá. Vc colocou ao contrário.
Cristina você tem toda razão. Essa informação estava errada (e confusa) obrigado por observar e nos avisar. Acabo de corrigir. MUITO obrigado por ajudar
A manteiga ou oleo coloca- se junto com a água ou depois junto com a farinha e fermento?
Olá Heloisa, a sequência correta é:
Primeiro os líquidos, depois os sólidos e por último o fermento! 🙂
Junto com a água pois são líquidos.