Bisnaguinha caseira (pão fofinho de leite)

5 from 1 vote
Receita de bisnaguinha caseiro (pão de leite pequeno)

Quem nos segue sabe que até ano passado tinhamos aqui no blog uma receita de bisnaguinha caseira.

Eu amava aquela receita, fiz muitas vezes aqui em casa, mas percebi que muita gente tinha dificuldade em fazer. Muitos comentários dizendo ter feito e dado errado.

Nesse sentido, reproduzi a mesma receita de bisnaguinha muitas vezes.

Cada comentário dizendo que não deu certo me deixava triste, pois meu objetivo é que você tenha a melhor experiência possível com as receitas que aqui publico. Enfim, tirei o post do ar e refiz com a maior riqueza de passos que consegui.

Assim, espero que vocês consigam reproduzir esta receita pois esta bisnaguinha de leite é incrível!

Uma bisnaguinha caseira super fofinha, saborosa e seguindo estes passos é fácil de reproduzir!
receita de pao bisnaguinha passo a passo
receita de pao bisnaguinha passo a passo
receita de pao bisnaguinha passo a passo
receita bisnaguiinha caseira como dobrar de tamanho
passo a passo da receita de pão
massa do pão de leite caseiro

paozinho de leite
receita de pão de leite caseiro pequeno

 

E se gosta de pães caseiros assim como eu, vem conhecer esta pasta incrível no pinterest que junto dos blogs Mel e Pimenta, Dom Manjericão, Malas e Panelas e SeEUfizVCfaz coletamos as nossas melhores receitas de pães caseiros! Como resultado, são mais de 190 receitas para te inspirar e só cresce a cada dia! Clique aqui para conferir!

Receita de bisnaguinha caseiro (pão de leite pequeno)

Bisnaguinha Caseira

Bisnaguinha caseira, aquele pãozinho de leite que a criançada adora, massa fofinha, formato pequeno que cabe na mão da criança! Versão atualizada com passo a passo mais detalhado! Perfeito para congelar e ter sempre disponível um pãozinho para o lanche da tarde!
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 50 mins
Tempo para Cozinhar 50 mins
Tempo Total 1 hr 40 mins
Course Café, caseiro
Quantidade 30 bisnaguinhas

Ingredientes
  

  • 180 gr de açúcar
  • 65 gr de fermento biológico fresco ou 20 gr de fermento biológico instantâneo
  • 2 ovos
  • 100 gr de manteiga em temperatura ambiente
  • 600 ml de leite em temperatura ambiente
  • 1 kg + 100 gr de farinha de trigo
  • 100 gr de leite em pó
  • 1 colher de sopa de sal.

Instruções
 

  • Em um bowl grande coloque 1 kg de farinha de trigo, o leite em pó, o sal e misture bem  todos os ingredientes, abra um buraco no centro desta mistura e reserve,
  • Em outro bowl coloque o açúcar, o fermento, os ovos, a manteiga e o leite, misture bem todos os ingredientes e coloque esta mistura líquida no buraco que fizemos na mistura de secos,
  • Você pode usar suas mãos, uma colher de pau ou como eu costumo fazer o fouet para esta etapa, em movimentos circulares na parte líquida do nosso “vulcãozinho” comece a incorporar lentamente a farinha. Conforme você fizer movimentos circulares na parte líquida a farinha vai acompanhando e devagar entrando na mistura líquida, continue até que toda a farinha seja incorporada,
  • Assim que toda a farinha estiver misturada comece a misturar a massa puxando das laterais a parte de baixo da massa para o centro da parte superior , estimulando o desenvolvimento do glúten e fortificando nossa massa, gire a vasilha com uma das mãos e continue trazendo a massa de baixo para o centro, ela vai continuar pegando nas mãos, não se assuste, esta etapa funciona assim.
  • Tampe sua vasilha com um pano molhado ou uma camada de plástico filme e deixe a massa dobrar de tamanho.
  • Assim que a massa dobrar de tamanho, transfira ela para uma superfície enfarinhada, enfarinhe suas mãos, retire o ar da massa e sove até obter uma massa lisinha, enfarinhando as mãos sempre que sentir que está grudando muito nas mãos (se você tiver uma espátula ou pão duro nem precisará de farinha extra, é só utiliza-la nesta etapa para desgrudar da bancada ou de suas mãos, evitando o risco de utilizar muita farinha e seu pão ficar duro, caso precise utilize os 100 gr de farinha que citei nos ingredientes, esta quantidade é suficiente).
  • Deixe a massa descansar por mais 10 minutos e corte em 7 partes iguais,
  • Enfarinhe a bancada e com uma parte da massa faça um cordão, achate um pouquinho este cordão e corte em 10 pedacinhos aproximadamente, repita o processo até acabar toda a massa.
  • Transfira para uma assadeira bastante enfarinhada cada um dos pedacinhos da massa,
  • Pré aqueça seu forno em 200°C e deixe aquecer por 20 minutos,
  • Leve suas bisnaguinhas ao forno até que estejam douradinhas,
  • Coloque os pãezinhos saídos no forno sobre uma grade para esfriar,
  • Você pode congelar parte de suas bisnaguinhas assim que esfriar, transfira para um saco plástico e leve ao forno, para descongelar é só colocar no microondas!

Notas

Se preferir no lugar das bisnaguinhas você pode fazer pãezinhos caseiros, divida a massa em 30 pedaços, abra cada um destes pedaços com um rolo de macarrão, enrole e coloque na assadeira com a pontinha que ficou voltada para baixo!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Salve no Pinterest para ver depois:

bisnaguinha caseira

Por fim, veja também estas receitas que separamos para você:

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

11 respostas

  1. Pingback: Pão de liquidificador: 11 receitas de pães fofinhos e cheios de sabor – Suzana Almeida Dieta e Saúde
  2. Pingback: Pão de cebola fofinho | A casa encantada
  3. Fiz e deu certo! Ficou muito gostoso! Mas na hora de sovar deu um frio na barriga e uma vontade de colocar mais farinha… tava grudando muito, mas seguimos a receita e deu tudo certo.
    Uma parte coloquei em uma parte gotas de chocolate de ficou ótimo!

    1. Hahahahaha a massa é molinha não é Adri! Mas continua sovando e a massa chega lá sozinha! Que bom q vc persistiu pq a maioria das pessoas que dizem ter dado errado colocou um tiquinho mais de farinha e fica durinho!

  4. Pingback: 15 receitas para a lancheira mais gostosa da escola | A casa encantada
  5. Ariana, fiquei muito feliz de encontrar esse blog! Fiz hoje a receita das bisnaguinhas e deu super certo, muito obrigada pelas dicas! O pessoal aqui de casa adorou 🙂

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…