Prepare-se para conhecer uma bisnaguinha de leite saborosa e amada pela criançada! Feito com leite em pó, faz muito sucesso por aqui.
A casquinha douradinha e o interior fofinho fazem com que essa bisnaguinha de leite seja ideal para comer acompanhado de um café!
Além de tudo, congela super bem. Metade das bisnagas foram para o freezer. Sendo assim, sempre que dá aquela vontade de um pão de leite quentinho, retiramos e colocamos direto no microondas. E são muito rápidos de descongelar porque são pequenos.Â
Bisnaguinhas de leite para comer de uma só vez
A receita veio do blog Artes da Mel. Além de ser queridÃssima, a Mel faz coisas maravilhosas!
Aliás, sou capaz de perder horas navegando por lá. Na minha lista de receitas, várias que vem deste blog. Todas as receitas que reproduzi até hoje ficaram perfeitas. Então, vale o passeio para conhecer suas delÃcias!
Fiz pãezinhos bem pequenininhos, bisnaguinhas de leite que cabem na mão do meu pequeno. Enfim, para comer de uma só vez! O formato retangular, aliás, ficou um charme.
Já fiz vários pãezinhos enroladinhos, mas hoje preferi fazer um cordão grande. Dessa forma, cortei em pedacinhos de 2 dedos de largura e dei uma achatadinha. Chegou bem próximo do formato das bisnaguinhas industriais!
Ademais, se você sabe como dar o formato certo de bisnaguinhas, por favor, explique nos comentários porque eu estou doida para aprender!
Ingredientes
- 1 xÃcara (de chá) de 240 ml de leite + 2 ovos (coloque os ovos na xÃcara e complete com leite),
- 1 colher (de sopa) de óleo
- 1 colher (de sopa) de manteiga em temperatura ambiente,
- 4 colheres (de sopa) de leite em pó
- 1/2 de açúcar
- 1 colher (de chá) de sal
- 3e1/2 xÃcaras (de chá) de farinha de trigo
- 2e1/2 colher (de chá) de fermento biológico
Instruções
- Em uma superfÃcie seca (utilizo a pia de mármore para isso) coloque a farinha, o leite em pó e o sal peneirados, abra um buraco no centro fazendo um vulcãozinho,
- Bata com um garfo os ovos, o leite, o óleo , a manteiga, o fermento e o açúcar até estarem misturados e despeje no centro do seu vulcãozinho de farinha,
- Com um garfo ou com os dedos faça movimentos circulares na mistura de ovos de forma que a farinha vá se desprendendo das laterais e encorporando lentamente a mistura liquida do centro até que tudo esteja misturado e sua massa não tenha grumos de farinha,
- Coloque em uma vasilha que tenha pelo menos 2 vezes o tamanho da massa que se formou, tampe com plástico filme e deixe descansar até dobrar de tamanho,
- Em sua superfÃciep enfarinhada, sove a massa e se precisar adicione até 1/2 xÃcara (de chá) de farinha de trigo, não exagere na farinha para não pesar a massa, adicione somente se sua massa estiver grudando muito nas mãos mesmo depois de sovar,
- Abra a massa e modele seus pãezinhos (Como eu queria pãezinhos pequenininhos e sei que a massa ainda vai dobrar de tamanho, abri 1/4 da massa com o rolo de massa, enrolei como um rocambole e pressionei até que ficasse um cordão comprido, fino e compacto, cortei em pequenos pãezinhos de 2 dedos de largura, dei uma leve achatadinha em cada um e fiz assim até terminar a massa toda),
- Coloque em uma assadeira enfarinhada e mais uma vez deixe que seus pãezinhos dobrem de tamanho.
- Enquanto crescem, pré aqueça o forno em 180°C,
- Leve seus bonitinhos ao forno e asse até que a superfÃcie esteja douradinha.
Notas
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Bisnaguinha de leite em pó feita na máquina de pão
A receita da Mel é feita na máquina de pão, então se tiver uma, pode experimentar usá-la. Como eu ainda não tenho, fiz no forno tradicional mesmo e adaptei a receita para mostrar a vocês.Â
Além do pão de leite, sugiro também que vocês façam esta delÃcia de requeijão caseiro ou esta receita facÃlima de compota de morango para acompanhar! São os acompanhamentos perfeitos para a nossa receita de hoje.Â
Separamos outras receitas aqui do nosso blog para você:
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
25 respostas
Faz um video por que estou fazendo e achei meio confuso… obrigado !
Oi, Vitória! Temos vários vÃdeos no nosso canal do Youtube! Quem sabe essa não é a próxima receita a aparecer por lá? Beijão
Acabei de fazer, mas fui seguindo as instruções e não coloquei o óleo pq não estava. ?. Espero que de certo…
Oi, Girlaine! Essa receita não precisa de óleo. Como ficou?
Amo as receitas! Mas essa não esta dando certo e me deixou com a pulga atras da orelha! rs
Podemos repassar a receita please, please, please! PRECISO colocar uma dessas belezinhas da foto na minha barriga! rs
Entao, fiz o primeiro passo, misturei tudo e acabei com uma massa bem mole e grudenta, que não cresceu….
Vou refazer hoje mesmo, e atualizar o post com o máximo possÃvel de infos, aproveitarei e te mandarei por mail alguma consideração que faltou no post!
Estes pãezinhos vão sair por aà e vão dar certo!
Infelizmente fiz e não deu certo. A massa não cresceu, segui direitinho a receita e nada!
Não creio Sil! Estava muito frio? O Fermento estava com a validade ok?
Fico triste quando dá errado e pensando o que poderia ter influenciado! Este pão não leva muito fermento então em dias frios eles demoram um pouco mais para subirem, quando isso acontece eu preaqueço o forno bem antes e deixo sobre o fogão coberto com uma toalha a massa para crescer!
O óleo entra onde? Junto com a manteiga?
Ops! Falha minha, obrigado por avisar! Isso mesmo! Junto com os lÃquidos! Beijos
Boa noite, tentei fazer a massa mas ficou muito mole. Não sei o que fiz de errado. É uma xÃcara de leite e + 2 ovos e aà completa com mais leite né?! E o oléo entra aonde? Me ajuda, quero muito fazer essa receita ?
Não creio Débora ?
É isso mesmo, adiciona os ovos na xÃcara medidora e depois completa com o leite, vou fazer aqui de movo-me mudar a medida para ml para não ficar confuso assim.
A massa mole foi antes de sovar? Depois que descansa ela ganha consistência,
Vou refazer e te mando por e-mail tudo explicadinho, pq este pãozinho vale muito tentar de novo
Uma pena né? Em nenhuma das vezes que eu fiz a massa cresceu hora nenhuma, nem dentro do forno, assando, que costuma crescer mais um pouco… Olhei direitinho as instruções da Mel e as suas, dissolvi o biológico fresco no açúcar, o fermento era novo nas duas vezes, mas estava frio mesmo. Vou tentar mais vezes já que o seu sempre da certo! Vou deixar passar um tempinho, mas não vou desistir. Um beijo e obrigada pela atenção!! ?
Marielle sabe o que faço em dias frios? Depois de modelados costumo cobrir com um cobertor (não me pergunte porque! Só faço o mesmo que minha mãe sempre fez a vida toda! Hahaha)
To aqui de dedos cruzados para que dê certo, confesso que fiquei bem chateada por não ter dado certo por aÃ, este paozinho é maravilhoso e to torcendo para dar certo! Vou testar final de semana como fermento fresco e depois te conto! Beijos e obrigado por contar sua experiência!
O meu não cresceu. Fiz duas vezes, não deu certo! ? O que será que fiz de errado? Segui a receita direitinho…. Fiz uma vez na máquina de pão com o fermento seco e na segunda vez fiz com o fermento biológico fresco sovando com as mãos. Uma pena! Esses da foto estão tão bonitos!
Não creio! ? Vamos pensar no que pode ter acontecido,
A massa cresceu em uma das duas fermentações? Tem a primeira e depois de modelar os pãezinhos.
Você deu uma olhada na receita do link para fazer a da máquina de pão? A mel dá as instruções de como ela fez com a massa!
Estava um dia frio? Em dias frios o fermento demora mais desenvolver precisando de um tempo maior para dobrar de tamanho,
O fermento era novo? Se ele está um tempo na geladeira perde um pouco sua qualidade,
Quando substituiu o seco instantâneo pelo fermento biológico eu aconselho que vc disdolva ele antes no açúcar para dar o start que ele precisa,
Fiquei triste e espero que vc ainda faça é de certo, aqui fizemos várias vezes e sempre deu certinho, não consigo imaginar oq pode ter acontecido!
Beijos
Estou doida pra fazer essa receita!! Mas antes me tira uma duvida? Vc sovou depois de deixar crescer mesmo? É que nas receitas de pão que fiz, sempre tive que sovar primeiro e depois descansar a massa. Adoro seu site! Beijos!
Marcelle, isso mesmo! Cresce a primeira vez, depois amassa e modela e deixa crescer novamente. É uma dupla fermentação, você vai ver como as camadas dele ficam bem soltinhas! Me conte se testou depois! Muito obrigado!
Parabens, serio, li umas 10 receitas e tenho que sair daqui pois é tudo muito maravilhoso pra mim. PARABENS!!!
estou doida pra fazer esse pãozinho! Ficaram perfeitos… quero nesse mesmo formato!!
boommmmmmmmmmm, o que achei? sensacional né ari!! <3 <3
Ari vc é demais, mesmo! Obrigada por tanto carinho….vc tem um lugar especial no meu coração 😉 <3 <3
Bjsssss
Mel