O veganismo é uma filosofia de vida que vem ganhando cada vez mais popularidade no mundo todo. Apesar de sua principal vertente ser a alimentação, ele vai muito além disso. Aliås, quer saber tudo sobre veganismo? Vem comigo neste artigo.
Muitos de nós supomos que ser vegano é somente excluir a carne da alimentação e pronto, sabemos tudo sobre o veganismo. Mas não é só isso.
Primeiramente, o veganismo Ă© um modo de viver que busca eliminar, na medida do possĂvel, todas as formas de crueldade e de exploração de animais. Isso vale para cosmĂ©ticos, alimentação, vestuĂĄrio ou qualquer outro meio. De todo modo, a questĂŁo vai muito alĂ©m.
Ingredientes
- 3 xĂcaras de trigo pra quibe
- Cebola, alho e tomate (sem sementes) a gosto picados em cubos pequenos
- HortelĂŁ a gosto
- 1 cenoura média ralada
- Sal e pimenta do reino a gosto
- Azeite
- Ăgua para hidratar
InstruçÔes
- Coloque o trigo em uma tigela e cubra com ågua, até passar um dedo.
- Quando o trigo absorver a ĂĄgua, vai inchar. Coloque em uma peneira e deixe o excesso escorrer (por 30 minutos mais ou menos) ou esprema a massa.
- Misture o trigo com a cebola, o alho, o tomate, a hortelĂŁ, a cenoura, regue com um pouco de azeite e tempere com sal e pimenta
- Coloque a massa em uma assadeira apertando bem para que ela fique compacta.
- Regue com um pouco mais de azeite e leve para assar em forno a 180 ÂșC prĂ©-aquecido atĂ© que a superfĂcie fique bem moreninha (aproximadamente 40 min).
- EstĂĄ pronto!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Tudo sobre veganismo e alimentação vegana: o que comem?
Como jå dissemos acima, qualquer coisa que tenha origem animal estå vetada. Portanto leites, ovos, mel e muitos doces ficam de fora do cardåpio dos veganos. Mas não pense que restam poucas opçÔes. Principalmente, não se deixe levar pelos estereótipos.
A alimentação vegana é muito rica em diversos nutrientes com origem em frutas, verduras, legumes, massas, grãos e cereais. Além disso, as vitaminas da carne também são encontradas no cardåpio vegano.
Um ponto importante sobre a alimentação vegana Ă© que ela segue a fĂłrmula proteĂna + cĂĄlcio + ferro. Ademais, potencializa o consumo da vitamina C, que facilita a absorção desses nutrientes pelo organismo. Por sua vez, esta fĂłrmula Ă© adotada porque, diferente da âalimentação tradicionalâ com carne, ovos e leite, que jĂĄ contĂ©m a maioria das vitaminas necessĂĄrias, a alimentação vegana necessita de uma fusĂŁo de alimentos em um mesmo prato para suprir as necessidades do organismo.
E essa fusĂŁo funciona e funciona bem. O Ășnico nutriente que merece um pouco mais de atenção Ă© a vitamina B12. VocĂȘ a encontra facilmente em frutos do mar, algo que o cardĂĄpio vegano nĂŁo consegue suprir.
Hå contraindicaçÔes para se tornar vegano?
Se passarmos um tempo pesquisando na internet, vamos encontrar algumas opiniĂ”es contrĂĄrias Ă adoção dessa dieta, o que Ă© normal. Muitos especialistas discordam em relação ao quanto de nutrientes Ă© possĂvel obter de um cardĂĄpio 100% vegetal.
Entretanto, ao falarmos de contraindicaçÔes, Ă© preciso tomar um pouco de cuidado durante a gravidez. Neste caso, o acompanhamento de um nutricionista Ă© fundamental para garantir que a alimentação seja perfeitamente balanceada e para que o bebĂȘ se desenvolva forte e saudĂĄvel.
Infelizmente, existem aqueles que não podem se tornar veganos. Por exemplo, pessoas que sofrem com anemia, bulimia, ortorexia e qualquer transtorno alimentar. Aqui, qualquer tipo de restrição alimentar pode se tornar um problema.
Tudo sobre veganismo: por que aderir?
Se vocĂȘ estĂĄ interessado em saber tudo sobre veganismo, conheça as bandeiras levantadas pelo movimento e o que ele defende, alĂ©m dos benefĂcios.
Segundo a Organização das NaçÔes Unidas (ONU), o setor de produção animal Ă© um dos maiores responsĂĄveis pelos problemas ambientais. Desmatamento, consumo e desperdĂcio de ĂĄgua e poluição estĂŁo entre as consequĂȘncias.
Por fim, outra bandeira levantada pelo movimento Ă© a luta contra a mĂŁo de obra escrava. No Brasil, 70% dos casos estĂŁo relacionados Ă pecuĂĄria bovina.
Outros motivos para se tornar vegano:
- Sobra mais dinheiro no final do mĂȘs: a conta do mercado fica mais barata, e a feira de domingo e o sacolĂŁo ganham mais importĂąncia;
- Controle e perda de peso: fica mais fåcil controlar o peso, e aquele inchaço do corpo desaparece;
- Intestino funciona melhor: com o consumo maior de fibras, a ida ao banheiro se torna mais regular;
- Reduz o risco de desenvolver cĂąncer e outras doenças: com a diminuição do consumo de carnes, enlatados e industrializados, hĂĄ menos produto quĂmico e menos gordura no organismo.
Quer começar a desbravar esse mundo? Então, Confira, abaixo, uma receita de quibe de cenoura sem carne e deliciosa. Depois, conte o resultado pra gente.
Receitas fĂĄceis e descomplicadas Ă© o que vocĂȘ encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo Ă© compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
Uma resposta