Como virar vegano? Afinal, devo parar de consumir carne de um dia para o outro? Por outro lado, como substituir as proteÃnas? Essas são algumas dúvidas de quem deseja adotar o veganismo. Sendo assim, para sanar esses e mais alguns questionamentos, eu preparei um guia para virar vegano, dedicado a principiantes.
Como toda reeducação alimentar, mudar o cardápio pode levar um tempo. Além disso, no caminho, podem ocorrer algumas recaÃdas, o que é perfeitamente aceitável. Neste pequeno guia para virar vegano, darei algumas dicas e sugestões para fazer a transição de forma tranquila. De todo modo, não deixe de levar em conta seus gostos pessoais e o ritmo do próprio organismo.
Antes de dar o primeiro passo, decida se vai fazer a transição gradual por semana ou se já vai tentar a transição mais rápida de 15 dias.
- Transição gradual: neste método, cortamos tudo aos poucos. Ou seja, começamos consumindo carnes brancas e vermelhas dia sim e dia não e substituÃmos umas das refeições do dia (de preferência o almoço) por prato vegano. Também iniciamos a privação de leite, ovos e mel, nos permitindo consumir alimentos que possuam estes ingredientes poucas vezes por semana.
- Transição de 15 dias: já na transição de 15 dias, aprendemos na prática como virar vegano. Portanto todas as carnes bovinas, suÃnas, embutidos e derivados são cortados. Resta apenas o frango e o peixe. Assim, aprendemos de forma mais rápida como substituir e complementar as refeições com legumes, frutas, fibras e verduras.
Ingredientes
- 2 ½ xÃcaras de chá de aveia prensada
- 1 xÃcara de chá de castanha de caju e do pará
- 1 xÃcara de chá de farelo de trigo
- 2 xÃcaras de chá de sementes (gergelim, chia, linhaça)
- 1 xÃcara de chá de gérmen de trigo
- 1 colher de café de canela em pó
- 1 xÃcara de chá de glicose de milho
- ½ xÃcara de chá de óleo
- 1 pitada de sal
- 1 xÃcara de chá de uva passa
- ½ xÃcara de chá de lascas coco seco
- 2 xÃcaras de chá de flocos de milho
Instruções
- Misture tudo numa bacia grande, com exceção da uva passa e das castanhas. Depois, disponha numa assadeira e coloque para assar em temperatura média até que a aveia fique dourada.
- Acrescente a uva passa e as castanhas.
- Espere esfriar e reserve num pote fechado para que não murche.
- Sirva à vontade!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Guia para virar vegano: dicas especiais
Se você ainda tem dúvidas de como virar vegano e fazer a transição alimentar, confira a seguir algumas dicas valiosas para você não se perder e acabar desistindo antes de tentar:
- Adicione primeiro e depois subtraia: a dica aqui é não sair cortando os leites, ovos e carnes brancas de uma vez só. Primeiramente, adicione ao seu cardápio alimentos que você nunca comeu ou não está acostumado a comer. Sobretudo, não faça isso de qualquer jeito, pesquise receitas e modos de preparo diferentes e saborosos.
- Procure pratos que você já come: tapioca, cuscuz, feijão e macarrão são pratos que você já consome e são veganos. Sendo assim, que tal misturá-los com alimentos novos? Não é preciso exagerar ou ir atrás de pratos exóticos para se tornar vegano. Entretanto, cuidado para não deixar a comida monótona demais.
- ProteÃna + ferro + cálcio: essa é a fórmula essencial do guia alimentar vegano. Tenha em mente que você precisa consumir esses três nutrientes para manter uma alimentação equilibrada. Para complementar o ferro, tofu, amêndoas, feijões e folhas verdes são exemplos de alimentos que contêm esse nutriente. Já para consumir cálcio, brócolis, couve, damasco e uva passa. No caso da proteÃna, você pode ir direto para: quinoa, soja, spirulina (alga), amaranto e trigo sarraceno. Combinar uma leguminosa (ervilha, feijão, lentilha, grão de bico) com um cereal (arroz, aveia, milho, trigo) em uma refeição é uma aposta certa!
Dicas finais
- Evite o consumo de óleos com ômega 6: óleo de milho, soja, margarina e girassol podem ser prejudiciais, pois eles diminuem a assimilação do ômega 3 pelo organismo. Ao contrário do ômega 3 de origem animal, que já vem na forma de EPA e DHA, pronto para ser absorvido, o ômega 3 vegetal precisa ser convertido, e o consumo excessivo de ômega 6 dificulta esse processo.
- Suplemente a vitamina B12: última dica do guia vegano, porém não menos importante. A vitamina B12 é um nutriente essencial para o nosso corpo e, infelizmente, a alimentação 100% vegana não consegue fornecer o suficiente. Então, para mantermos nosso corpo saudável e em equilÃbrio, é necessário conversar com um nutricionista para saber a melhor forma de suplementar este nutriente.
Mas como no fim, o que importa mesmo é matar a fome, que tal algumas receitinhas veganas?
Por fim, possui mais alguma dica bacana e gostaria de compartilhar, como a que você confere abaixo, para seus iogurtes e o que mais der na telha? Não se acanhe! Estamos, inclusive, ansiosos pela sua colaboração <3
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
2 respostas