Com a chegada do outono, nada melhor que preparar pratos que elevem a temperatura corporal. Certamente, uma feijoada cumpre bem essa missão.
No entanto, há quem prefira uma feijoada simples, com a redução de alguns ingredientes. Porém, para celebrar a diversidade e a riqueza da nossa culinária, uma completa é o ideal.
Base de feijão preto, diversas partes do porco, linguiça, farinha, verduras, legumes e torresmo. Ou seja, a receita que vou ensinar hoje é de levantar o astral de qualquer um.
Embora a invenção dessa receita seja atribuída os africanos escravizados que chegaram aqui, essa não é a verdadeira história desse prato tão tradicional e querido. Mas, então, qual seria sua origem?
Prato milenar
De acordo com historiadores da gastronomia, esse tipo de prato que mistura diversos tipos de carne, legumes e verduras é milenar. Acredita-se que o Mediterrâneo seja o seu local de origem e remeta à época do Império Romano.
Alguns pratos similares ao redor do mundo seriam o cozido em Portugal e o cassoulet na França. Aliás, tem a paella, feita à base de arroz na Espanha, e a casouela e o bollito misto, na Itália.

Uma adaptação nacional
Aqueles que trouxeram a técnica e a combinação do cozido de carnes ao Brasil foram os portugueses. Em seguida, a feijoada ganharia o seu ingrediente principal: o feijão preto.
O feijão preto tem origem na América do Sul. Além disso, os índios guaranis o chamavam de comanda, comaná ou cumaná.
Apesar de não fazer parte dos ingredientes, a farinha de mandioca é um acompanhamento tradicional. Originária da América do Norte, europeus e africanos a teriam adotado como base da alimentação quando chegaram ao Brasil. Então, se tornou popular.
Em suma, a feijoada não é um prato de origem brasileira, mas sim uma adaptação da gastronomia europeia.
Porém, a que conhecemos hoje foi sim, de certa forma, invenção nossa. Aliás, arroz, couve, laranja e torresmo foram acrescentados anos depois de seu nascimento pelo nosso povo.
Feijoada à brasileira
A primeira menção à feijoada brasileira foi no ano de 1827, no Recife, no jornal Diário de Pernambuco. Um anúncio continha a informação de que, na Locanda da Águia d’Ouro (provavelmente um restaurante), na rua das Cruzes, uma “excelente feijoada à brasileira tudo por preço cômodo” estaria disponível às quinta-feiras.
Por que se come feijoada às quartas?
No livro “Viagem Gastronômica Através do Brasil”, o historiador Caloca Fernandes aponta que a associação de pratos a dias da semana é uma influência portuguesa.
Em Portugal também se come feijoada às quartas, mas o prato de lá tem algumas diferenças. Além de ser à base de feijão branco, leva tomate e cenoura, ingredientes que não aparecem na feijoada brasileira.

Carne salgada
Antigamente, as carnes da feijoada eram frescas e não eram salgadas como hoje em dia. Quem disseminou esse hábito no país foram os bandeirantes, sertanistas do período colonial.
Receita de feijoada completa
Agora que você já sabe tudo sobre feijoada, bora preparar a sua?
Ingredientes
- 1 orelha de porco cortada em pedaços pequenos
- 1 pé de porco cortado em pedaços pequenos
- 1/2 kg de costela de porco cortada em pedaços pequenos
- 1 e 1/2 kg de feijão preto
- 2 colheres de sopa de óleo
- 1 cebola picada
- 300 g de linguiça calabresa de porco cortada em fatias grossas
- 400 g de lombo de porco sem osso e cortado em cubos
- 400 g de carne seca
- 200 g de língua de boi defumada
- 1 laranja média e sem casca
- 100 g de bacon
- 2 l de água fervente
- 6 folhas de louro
Instruções
- No dia anterior, em uma tigela, coloque a orelha, a língua de boi e o pé de porco e cubra-os com água fria. Troque a água 4 vezes.
- Em outra tigela, coloque a carne seca e a costela de porco e, também, cubra-as com água fria para dessalgar. Faça a troca da água 4 vezes.
- No dia da preparação da feijoada, coloque o feijão em uma tigela, cubra com água e deixe de molho por 1 hora.
- Escorra as carnes que foram deixadas de molho e coloque-as em uma panela de pressão cobertas com água fria. Cozinhe por 15 minutos depois que pegar pressão.
- Desligue o fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Escorra e reserve.
- Na mesma panela, acrescente o óleo e doure a cebola. Junte a linguiça, o lombo, o bacon e refogue tudo por cerca de 3 minutos.
- Acrescente o feijão escorrido, as carnes pré-cozidas, a folha de louro e a laranja.
- Adicione a água fervente e cozinhe por mais 15 minutos após pegar a pressão.
- Desligue o fogo, aguarde sair todo o vapor e abra a panela. Retire a laranja e leve novamente ao fogo.
- Em fogo baixo, com a panela parcialmente tampada, deixe cozinhar por mais 30 minutos ou até engrossar o caldo e os ingredientes estarem cozidos. Está pronta a feijoada.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.