A receita que eu vou compartilhar com vocês hoje é quase uma herança de famÃlia. Aqui em casa a gente gosta tanto de bolinho de chuva recheado que eu tenho que fazer praticamente toda semana. Bom, na verdade, será que tem alguém que não gosta?
Tudo começou com a receita da minha avó, que desde que eu me entendo por gente faz esses bolinhos pra toda a famÃlia. No começo era o tradicional, aà depois começamos a rechear com banana, goiabada, doce de leite e finalmente chegamos à maravilha que é a nutella.
- Leia também: Como fazer manteiga de castanha de caju
A receita é sua
Como eu SEMPRE falo aqui no blog (tá bom, eu sei que estou sendo até repetitiva, mas é que eu acho importante deixar vocês à vontade e livres para desenvolverem suas próprias receitas), não existe receita certa ou errada. Sendo assim, priorize os seus ingredientes preferidos e seja feliz.
Bom, isso quer dizer que você pode e deve rechear o seu bolinho de chuva com o que bem entender. Portanto o conselho que eu te dou é que mantenha o recheio refrigerado até a hora de rechear. É que esse processo ajuda para que o que estiver dentro da massa não escorra para fora dela na hora de fritar.
Ah, outra dica valiosa é o ponto da massa! Eu sei que, pra quem não tem muita experiência na cozinha, é um pouco mais complicado entender essa coisa de ponto e textura da massa. Afinal, normalmente seguimos à risca a receita original, né?
Mas é que muitas coisas podem influenciar o resultado final de uma receita, sabe? Qualidade dos ingredientes, temperatura de forno, tempo de cozimento, clima e eu diria que até mesmo o humor na hora do preparo. Por isso é difÃcil garantir que tudo sairá perfeito mesmo que você siga o passo a passo certinho.
Chegando ao bolinho de chuva recheado perfeito
Voltando à questão do ponto, o que faz com que o bolinho de chuva fique bem redondinho é o ponto da massa. Se estiver mais firme, com um pouco mais de farinha, com a ajuda de duas colheres, você consegue colocar a massa no óleo quente bem certinho, e a tendência é que o bolinho fique mais redondo.
Já as massas mais lÃquidas, quando você coloca no óleo, podem se esparramar e formar uns fios. Aà você precisa decidir: mais farinha deixa a massa mais pesada e os bolinhos mais bonitos; menos farinha deixa mais leve com bolinhos desconstruÃdos, digamos assim, hahahaha.
A receita que eu faço sempre é um tipo de meio termo, nem mole nem dura. Nem redondinha demais, nem desconstruÃda demais.
Sem mais enrolação, vamos à receita? E, não esquece, quando fizer aà na sua casa, não deixe de me contar como ficou. Aproveite e confira nosso perfil no Pinterest 😀
Ingredientes
- 300 g de nutella
- 2 ovos
- 1 colher de sopa de óleo
- ½ xÃcara de chá de leite
- ½ xÃcara de chá de açúcar
- 2 e ½ xÃcaras de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento quÃmico
- Óleo para fritar
- Açúcar e canela em pó para cobrir
Instruções
- Com a ajuda de uma colher, coloque pequenas porções de nutella em um refratário antiaderente e leve ao freezer até congelar.
- Em uma tigela, coloque os ovos, o óleo, o açúcar e o leite.
- Vá adicionando a farinha de trigo aos poucos, até atingir uma consistência nem muito mole e nem muito dura.
- Adicione o fermento e mexa até incorporar.
- Coloque o óleo para esquentar bem.
- Coloque uma bolinha de nutella de cada vez dentro da massa e, com a ajuda de uma colher, mexa até envolver bem e que não consiga enxergar mais o creme de avelã.
- Frite em temperatura média até dourar.
- Passe na mistura de açúcar com canela e sirva.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.