Aromatizadores de caldos, sopas e cremes [VÍDEO]

Aromatizadores de caldos, sopas e cremes

Bouquet garni e Sachet d’epices são usados para dar sabor, cor e aroma a seus caldos. Ou seja, são, essencialmente, aromatizadores de caldos, sopas e cremes.

Aliás, já contei aqui o quanto odeio os pózinhos mágicos do mercado que prometem dar mais sabor para suas refeições. Afinal, para isso, usam muita coisa artificial (e as vezes até prejudicial).

Então, temos muitas opções fáceis e saudáveis para isso, frescos ou desidratados. Sendo assim, estas 2 opções diferentes que trago hoje deixam caldos, sopas e ensopados com muito sabor e de uma forma que não é a de caminho sem volta, sabe quando a gente exagera em algum tempero e ele domina todo o sabor do prato?

Prometo que esta técnica te ajudará com isso, a cordinha de resgate te permite retirar os temperos a qualquer hora, mesmo que no meio da preparação. Provou, a quantidade ideal de sabor já foi extraída das ervas e temperos? Só retirar e seguir as instruções!

Aromatizadores de caldos, sopas e cremes

Preparando aromatizadores de caldos, sopas e cremes

O bouquet garni é composto de ervas frescas e vegetais amarrados, o sachet é um saquinho com especiarias, ao prepará-los corte o cordão com um grande comprimento, assim você conseguirá amarrar na alça da panela e retirar no momento certo.

Se você estiver preparando menos de 3 litros de caldo, sopa ou algo assim (quantidade que para nossa família é ideal para um jantar e sobrar um pouquinho para congelar), em 30 minutos os sabores já são transferidos para o caldo, se não quer que os sabores domine todo o prato, deixe para adicionar nos minutos finais da sua preparação.

Para o bouquet garni tradicional:

  • 1 ramo de tomilho,
  • 3 ou 4 astes de salsa,
  • 1 folha de louro,
  • 2 ou 3 folhas de alho poró
  • 1 haste de salsão (opcional)

Para o sachet d’epice:

  • Hastes de salsinha (3 ou 4),
  • Ramo de tomilho (1),
  • Folha de louro (1),
  • 1 colher (de chá) de pimenta do reino,
  • Dente de alho (opcional)

Onde utilizar estes aromatizadores de caldos, sopas e cremes?

Molhos, caldos, sopas e ensopados. Este apanhado de temperos transfere o sabor para preparações liquidas, então, tem caldo pode adicionar estes sabores.

Aliás, sem ideias de onde usar? Então, adicione mais sabor nestas receitas:
Sopa de batata cremosa
Sopa de fubá com ovos
Molho Bolonhesa
Molho para cachorro quente
Caldo Verde

Por fim, para o sachet d’epice eu utilizei um saquinho de chá, que pode ser substituído por um infusor de chá ou uma gaze fininha, tanto o saquinho como o infusor ou a gaze, pode ficar horas na sua preparação que não vai alterar nem cor e nem sabor do seu prato!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

  1. Pingback: Caldo de legumes em 30 minutos | A casa encantada

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…