De Itália para o mundo. Ou para sermos mais precisos: da Lombardia, a terra do risoto, para os pratos dos melhores restaurantes e também dos lares ao redor do planeta!
E não há exagero nisso, está bem?! O risoto já era um prato consagrado em restaurantes, mas hoje ele representa quase que uma unanimidade na culinária global, especialmente porque nos últimos anos, o destaque da sua popularidade e do seu sabor se alastrou nas redes sociais, levando uma verdadeira experiência gastronômica para dentro dos lares mais diversos.
De modo geral, as receitas são inúmeras e não têm muito segredo, mas uma coisa A Casa Encantada pode garantir: aqui, você vai ter acesso à receita de risoto de camarão mais gostosa e cremosa porque resolvemos compartilhar, além de dicas que farão total diferença no resultado final, um preparo todo especial de família.
– Confira também a nossa receita de risoto de brie e legumes!
O que saber para preparar um risoto de camarão?
Para elaborar um bom e delicioso risoto de camarão, você precisa ter atenção a 5 pontos essenciais, são eles:
- Caldo: é necessário fazer um caldo bem completo com legumes, condimentos e cascas do crustáceo;
- Tipo de arroz adequado: opte por Arbório, Carnarolli ou Vialone Nano;
- Tempero: incremente a receita usando os temperos que realçam o sabor dos alimentos utilizados;
- Cremosidade: nada de economizar na manteiga, no creme de leite e no braço, mexa tudo de maneira delicada e muito bem;
- Camarão: escolha o tipo ideal para não errar.
E por falar neste crustáceo dono de um sabor único e inesquecível, convém saber qual escolher. É o que falaremos no próximo tópico.
Qual é o melhor tipo de camarão para risoto?
Existem várias espécies de camarão, tantas que variam entre água doce e marinhos e subdividem-se desde o sabor mais sutil aos mais fortes. Assim, temos os sete barbas, os mais fáceis de serem encontrados; os rosa, aqueles grandões; os pitus, que mais parecem uma lagosta de tão enormes e encorpados; os brancos, com bastante carne; da malásia, também enormes e extremamente saborosos.
Mas a dúvida que fica é: dentre tantas opções, qual escolher para fazer esta receita? Aqui, vale destacar que existe um macete para escolher o camarão certo de acordo com a receita!
A regra é a seguinte: se o prato contiver molho ou caldo, como no caso de moquecas, massas e risoto, utilize os camarões menores, especialmente os sete barbas, isso porque o seu sabor é mais facilmente realçado. Já se o fruto do mar em questão for o protagonista da receita, use os maiores.
Quais os temperos não podem faltar?
Na lista de condimentos que não podem ficar de fora dessa receita, existem vários temperos que fazem uma diferença enorme no sabor final. Mas o truque é temperar cada etapa do preparo. Por isso, separamos os incrementos em:
Para o caldo:
- Não podem faltar cenoura, folha de louro, cebola em pedaços, dentes de alho amassados, alho-poró, talo de aipo, cheiro verde, sal e pimenta-do-reino em semente e um tablete de caldo pronto.
Para o arroz:
- São essenciais azeite, alho e cebola refogados, sal e pimenta-do-reino a gosto, uma pitada de páprica doce e outra de açafrão.
E para o camarão:
- Convém temperá-lo com alho, salsinha e manjericão, lemon pepper, pimenta-do-reino e sal.
Você também pode conferir o nosso Guia Completo de Temperos, acessando o link e dando uma olhada na quantidade de informações sobre os tipos e características de condimentos.
Receita de risoto de camarão
Bem sabemos que existe passo a passo de risoto de limão-siciliano, alla milanese, de carne seca com abóbora, de alho-poró e peito de peru e por aí vai. Mas é que o de camarão tem um sabor especial. Por isso, confira a receita de família que você jamais esquecerá e repetirá incansáveis vezes!
1. Primeiro de tudo: o caldo
Em uma panela, adicione manteiga e um fio de azeite, dentes de alho levemente amassados, cabelos em pedaços grandes e irregulares, rodelas médias de cenoura, talos de aipo e alho-poró, sal, pimenta-do-reino em grãos, folhas de louro, cheiro verde e o tablete de caldo de camarão. Depois, é hora de incluir as cascas e a cabeça do camarão que sobraram depois da limpeza.
Refogue tudo muito bem por 12 minutos em fogo baixo, sempre mexendo para não queimar e depois acrescente vinho. Espere reduzir, e, então, entre com a água. Em seguida, é hora de deixar apurar por cerca de 30 minutos.
2. Em seguida: é hora do arroz
Em outra panela, adicione azeite e manteiga e refogue 4 dentes de alho bem amassado e 1 cebola grande picada em pedaços bem pequenos, após refogados, entre com o arroz ideal para risoto e frite até ficar bem douradinho. Em seguida, acrescente vinho seco.
Deixe reduzir bem e depois é hora de adicionar, aos poucos e cuidadosamente, o caldo bem quente. Vá mexendo vagarosamente e ao secar, inclua mais caldo. Repita o processo até que o arroz esteja al dente.
3. Depois: vamos levar os camarões para a frigideira
Em uma frigideira, coloque manteiga e um fio de azeite, e adicione os camarões temperados. Este processo é rápido e não deve fritá-los, por isso, com cuidado, vá virando os crustáceos até dourar levemente por volta de 1 minuto e meio. Deixe descansar.
4. O gran finale: deixe-o mais cremoso
Aqui, é hora de desligar a panela e esperar cerca de 2 minutinhos. Depois, inclua mais uma colher de manteiga, creme de leite e queijo parmesão. Mexa tudo muito bem e adicione os camarões.
Dica extra: como limpar o camarão?
Como a limpeza do camarão é item indispensável, trouxemos também uma dica sobre como limpá-los.
- Antes de tudo, coloque-os em um recipiente e lave-os bem com água e limão ou vinagre;
- Deixe de molho por 5 minutos e escorra;
- Retire as cabeças. Para isso, segure o corpo e puxe a parte superior;
- Com o auxílio de uma faca, posicione-a na parte da barriga e puxe para o lado a casca e depois o rabo;
- E, por fim, pegue um palito de dente e atravesse na parte de cima, bem ao meio. Em seguida, puxe para cima, assim, uma linha preta localizada nesta região.
- Repita todo o processo em cada um deles.
Bem, agora que você já sabe como escolher, limpar, temperar e preparar os crustáceos e utilizados em uma deliciosa receita de risoto cremoso, bora colocar a mão na massa e fazer o seu! Depois, nos conte como ficou.
Veja também a nossa receita de risoto com champignon com queijo. Mas se é no camarão que você está interessado, confira esse delicioso empadão de camarão.
Bom apetite e até a próxima receita!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.