a casa encantada - blog de receitas fĂĄceis com poucos ingredientes

A arte de dominar os temperos: conquiste-a de uma vez por todas!

imagem de temperos sobre mesa de madeira

Comer: um verbo, cinco letras e uma das melhores coisas da vida, nĂŁo Ă© mesmo?! PorĂ©m, esse Ășltimo pode variar se a comida nĂŁo for bem temperada, considerando que a alimentação insossa Ă© o tipo de coisa que estraga toda e qualquer refeição.

Se vocĂȘ jĂĄ usa temperos na comida, depois de ler este conteĂșdo vai dominar a arte de temperar alimentos. Por outro lado, se vocĂȘ ainda nĂŁo tem afinidade com essa habilidade, a partir de hoje vocĂȘ vai ter.

NĂłs, da Ocean Team, preparamos um guia definitivo sobre temperos. Nele, vocĂȘ vai compreender tudo o que precisa saber sobre os condimentos e a sua combinação com os pratos. Ainda, vocĂȘ vai receber dicas de receita e de armazenamento adequado desse ingrediente. Continue a leitura!

Tipos de temperos

VocĂȘ sabia que desde os anos 3000 a.C existem temperos? Pois Ă©, os nossos antepassados jĂĄ sabiam o que era bom! E desde entĂŁo foram surgindo e sendo produzidos diversos condimentos diferentes.

E se engana quem acha que a Ășnica função desse elemento indispensĂĄvel da culinĂĄria Ă© temperar a comida. Na verdade, os temperos naturais tambĂ©m tĂȘm papel importante na saĂșde, isso porque auxiliam na digestĂŁo, na imunidade e agem contra inflamaçÔes e oxidantes.

EntĂŁo vamos conferir quais deles sĂŁo os mais famosos na cozinha brasileira, bem como quais sĂŁo os mais diferentes, veja:

Top 10 temperos mais populares da cozinha brasileira

Existem alguns temperos que nĂŁo faltam na cozinha do brasileiro, olha sĂł quais sĂŁo:

1. Pimenta do reino

A pimenta do reino é um tempero natural que pode ser branca, com sabor mais suave e leve, quanto preta, bem mais picante. São excelentes para temperar carnes, legumes, saladas, massas e afins antes do preparo, durante o cozimento ou para salpicar em doses moderadas após a finalização.

2. Salsa

Esse tempero pode ser utilizado tanto de forma fresca quanto de maneira desidratada. De todo modo, a salsa Ă© excelente para realçar sabores de todo tipo de alimento.

Quer saber mais sobre a salsinha? Acesse nosso conteĂșdo Temperando a Vida – Salsinha ou Salsa e confira!

3. Folha de louro

Muito usado na feijoada e no cozimento de feijão em geral, o louro é uma folha simples, mas de sabor poderoso! Ele também vai bem com sopas, molhos e lentilhas.

4. Coentro

O coentro Ă© aquele tipo de tempero que divide as pessoas, ou vocĂȘ ama ou vocĂȘ odeia. Mas vale dar uma chance para essa planta tĂŁo maravilhosa e de gosto marcante e Ășnico!

Ele vai bem com tudo o que vocĂȘ pode imaginar, desde pratos frios aos quentes e durante o cozimento ou no alimento jĂĄ pronto. Se vocĂȘ Ă© do time que nunca experimentou o coentro ou jĂĄ provou, nĂŁo gostou e quer dar uma nova chance, comece incluindo esse tempero aos poucos, como na salada, depois, com o tempo, vĂĄ adicionando a outras receitas.

E vocĂȘ nĂŁo precisa utilizar apenas a folha, Ă© possĂ­vel usar a semente tambĂ©m e hĂĄ quem use atĂ© os talos e as raĂ­zes.

5. Orégano

Falar em orĂ©gano Ă© lembrar imediatamente daquele sabor da pizza, nĂŁo tem jeito! Por ser uma erva aromĂĄtica, o seu sabor Ă© leve, sendo ideal para salada, aves e peixes, bem como lasanhas, parmegianas e molhos de tomate.

6. Chimichurri

O chimichurri Ă© um tempero argentino que ganhou o coração dos brasileiros nos Ășltimos anos, especialmente para ser utilizado no churrasco. PorĂ©m, Ă© possĂ­vel temperar muitos outros alimentos com esse tempero.

Ele Ă© uma mistura de vĂĄrias ervas e vocĂȘ pode utilizar o tempero seco ou acrescentar Ă  uniĂŁo de ervas, vinagre, alho e azeite. O sabor cai bem com carnes, legumes, saladas e atĂ© massas.

7. Sal

O sal é elemento båsico para toda receita! E os seus grãos finos não apenas temperam como também conservam alimentos. Além disso, hå vårios tipos disponíveis no mercado, como sal negro, rosa do Himalaia, marinho, havaiano e outros.

Mas existem aqueles que usam de mais e outras pessoas que usam menos. Nestes casos, o segredo estå em ir adicionando esse tempero aos poucos e ir provando o alimento até adequå-lo à comida.

8. ManjericĂŁo

O melhor amigo do tomate nos pratos, o manjericĂŁo Ă© um tempero natural que leva frescor Ă  comida. Seja para saladas, refogados ou massas, esse Ă© um tempero extremamente saboroso!

9. Alho

Quer tempero melhor que esse? O alho Ă© o rei dos alimentos! AlĂ©m de marcar qualquer comida com o seu sabor inconfundĂ­vel, ele tambĂ©m realça o gosto do alimento.

Ele pode ser utilizado tanto em natura quanto em flocos ressecados e cai bem com carnes em geral, para refogar alimentos, em recheios, massas e hå quem utilize até na salada.

10. Alecrim

Essa folha Ă© muito usada para temperar carnes bovinas, suĂ­nas e aves com alho e manteiga, bem como para incrementar sopas, legumes e para compor o sabor de pĂŁes, tortas e batatas com um bom azeite.

O alecrim também pode ser usado fresco ou com as folhas ressecadas, fica a seu critério. Lembrando que mesmo seco, o seu sabor é conservado. Ainda, é um excelente condimento para fazer temperos caseiros.

5 temperos diferentes para vocĂȘ provar

Além dos temperos tão populares na culinåria brasileira mencionados anteriormente, nós temos outros condimentos que podem atender outros gostos e tornar a comida ainda mais saborosa. Por isso, conheça 5 temperos que valem a pena investir:

1. PĂĄprica

A pĂĄprica Ă© um tempero derivado de pimentĂ”es e pimentas secos e depois moĂ­dos. Ela Ă© um pĂł avermelhado/alaranjado e pode ser do tipo doce, defumada e picante.

A doce é suave e não tem sabor adocicado, ideal para carnes assadas, sopas, ovo, pipoca e legumes. Jå a defumada tem um gosto especial e é ideal para dar um gostinho defumado para os alimentos que desejar. E a picante é apimentada e tem sabor mais acentuado. Além disso, vai muito bem com peixes, aves e molhos.

2. Lemon Pepper

Com sabor refrescante, esse tempero Ă  base de raspas de limĂŁo siciliano, sal e pimenta do reino garante uma explosĂŁo de sabores na comida.

Ele vai muito bem em frutos do mar e peixes, aves, legumes, saladas e macarrĂŁo. AlĂ©m disso, o lemon pepper Ă© natural e saudĂĄvel!

3. Tomilho

Essa erva aromĂĄtica Ă© ideal para temperar carnes, feijĂŁo, ensopados, peixes e legumes. Ainda, Ă© excelente para realçar o sabor de pastas com manteiga ou azeite e marinados.

Ele também pode ser adicionado aos pratos tanto de forma fresca quanto de folhas ressecadas.

4. Curry

O curry nada mais é que uma mistura de vårias ervas e folhas que são torradas e moídas. Em tom amarelado, ele tem presença forte nos alimentos.

É possĂ­vel utilizĂĄ-lo em carnes em geral, molhos e assados. E detalhe: o curry Ă© excelente para realçar o sabor de comidas veganas e vegetarianas.

5. Anis estrelado

O anis estrelado nĂŁo serve apenas para decorar o chimarrĂŁo dos gaĂșchos ou compor chĂĄs! Ele tambĂ©m Ă© excelente para temperar sopas, caldos, carne suĂ­na e marinadas.

Além disso, também é possível utilizå-lo para pratos doces e o anis pode ser adicionado inteiro ou moído.

Diferença entre condimentos, ervas e especiarias

Quando falamos em temperos, temos o costume de englobar tudo aquilo que Ă© Ăștil para temperar a comida e avivar o gosto dos alimentos.

HĂĄ, porĂ©m, uma diferenciação interessante que deve ser levada em consideração, especialmente, para te auxiliar na hora das compras e te guiar durante o uso. Assim, os temperos sĂŁo divididos em:

  • Condimentos;
  • Ervas;
  • Especiarias.

Por condimentos se entende os elementos lĂ­quidos, em pĂł ou in natura, responsĂĄveis por dar um sabor extra ao prato. Exemplos: sal, alho, pimenta, azeite, entre outros.

JĂĄ as ervas compreendem os talos e as folhas de plantas diversas, cujo sabor Ă© peculiar. Exemplos: azedinha, cebolinha verde, hortelĂŁ, manjerona, entre outras.

E as especiarias sĂŁo frutos, sementes, brotos, cascas e raĂ­zes de plantas que, em regra, sĂŁo moĂ­das. O sabor das especiarias sĂŁo mais acentuados que o das ervas. Exemplos: noz moscada, açafrĂŁo, cardamomo, cominho, cĂșrcuma, entre outras.

E por falar em cĂșrcuma, confira a receita de tempero caseiro para aves que conta com essa especiaria deliciosa!

Dica de receita com condimentos, ervas e especiarias

Depois de entender a classificação dos temperos, convĂ©m conhecer uma receita deliciosa que une condimentos, ervas e especiarias: um corte de maminha na cerveja!

  • Separe a peça de carne e mantenha em temperatura ambiente;
  • Passe a faca afiada pela carne de forma leve e preencha os espaços com fatias bem finas de alho;
  • Faça uma marinada com tempero de ervas finas: sal, pimenta do reino, alecrim, manjericĂŁo, pĂĄprica, orĂ©gano e lemon pepper refogados na manteiga e um fio de azeite;
  • Em um recipiente grande, deixe a carne marinar por cerca de 25 minutos;
  • Cozinhe a carne com cerveja;
  • Depois de pronta, salpique salsinha por cima;
  • Aprecie sem moderação!

VocĂȘ tambĂ©m pode conhecer outra receita de tempero caseiro para carnes vermelhas que leva ervas, especiarias e condimentos como ingredientes base.

Saiba como conservar os temperos

Por fim, Ă© hora de saber como armazenar os temperos de forma adequada para evitar que eles estraguem e acabar com o desperdĂ­cio. Abaixo confira a medidas que vocĂȘ precisa tomar para conservĂĄ-los:

  • Separe cada tempero natural em pequenos potinhos (prefira os de vidro) e marque o nome e a data de validade de cada um deles no recipiente;
  • Evite colocar os frascos em lugares quentes, Ășmidos e que recebem muita luz. Isso porque esses fatores influenciam na composição dos temperos e interferem no sabor final;
  • Mantenha ervas, condimentos e especiarias frescos na geladeira. VocĂȘ pode, ainda, picar todos eles, distribuir em pequenas porçÔes e congelar para o uso posterior;
  • Guarde o sal em um recipiente fechado e totalmente seco, bem longe da umidade;
  • Mantenha sempre o mesmo pote. E apĂłs os temperos acabarem, reponham de acordo com o recipiente marcado.

Agora vocĂȘ jĂĄ pode dizer por aĂ­ que adquiriu a arte de dominar os temperos, considerando que vocĂȘ sabe do que se trata e como armazenar, entende os principais tipos, bem como conhece alguns mais exĂłticos. AlĂ©m disso, sabe a diferenciação existente entre ervas, especiarias e condimentos e, de quebra, jĂĄ tem uma receita para fazer e experimentar a combinação de vĂĄrios deles.

SĂł ficou faltando uma coisa: como lidar com o aroma que fica nas mĂŁos depois do manuseio desses ingredientes. Para saber mais sobre isso, confira 5 dicas para tirar o cheiro de tempero das mĂŁos!

Continue acompanhando os nossos conteĂșdos e atĂ© mais!

acasaencantada - receitas fĂĄceis e rĂĄpidas para o seu dia a dia

Receitas fĂĄceis e descomplicadas Ă© o que vocĂȘ encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo Ă© compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.

Ariana Pazzini

OlĂĄ! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia jå não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

2 respostas

    • Mariele tivemos umn erro terrĂ­vel e perdemos o link original. JĂĄ republiquei esse post no inicio desse ano. Obrigado por nos avisar

Deixe um comentĂĄrio

O seu endereço de e-mail não serå publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receitas pra vocĂȘ