Quem não gosta de pizza? Tem quem coma com as mãos, com garfo e faca, fria, quente, doce, salgada… Tem até pizza de liquidificador! Antigamente, fazer pizza em casa era uma coisa rara, mas, hoje em dia, existem inúmeros jeitos de prepará-la, inclusive esse modo incrível e super fácil. O melhor de tudo é o recheio. Afinal, é possível soltar a criatividade e fazer uma mistura deliciosa.
Então, ficou curioso sobre como fazer pizza de liquidificador? Assim sendo, hoje eu vou ensinar o passo a passo, e ninguém vai acreditar na maneira como ela chegou à mesa. Primeiramente, vamos conhecer um pouco da história da queridinha mundial?
Pizza: a origem
A origem do prato é antiga. De todo modo, esse é o único fato com o qual todos concordam, pois ninguém sabe ao certo de onde ele veio. Enquanto alguns historiadores gastronômicos apontam o Egito como seu berço, outros indicam que o ancestral da pizza surgiu em 3.000 antes de Cristo e tratava-se de algo bem similar ao pão sírio.
Há, também, quem considere os gregos como inventores da receita, que elaboravam as massas à base de farinha de trigo, grão-de-bico ou arroz e assavam-na em tijolos quentes.
No geral, o povo do Egito é o mais aceito como criador do prato que deu origem à nossa pizza de liquidificador. Aliás, os primeiros indícios são de 6 mil anos a.C. Segundo a lenda, massas assadas achatadas e recheio de carne de animais (carneiro e carne seca eram os mais populares na época) compunham o alimento, presente principalmente nos aniversários dos faraós.
Então, através dos séculos, os egípcios foram aperfeiçoando o preparo da massa e passaram a introduzir a técnica de fermentação do trigo, possibilitando o crescimento natural da massa.
Por aqui, no Brasil, demorou muito para as pizzas chegarem ao nosso paladar, o que ocorreu em 1910. Imigrantes italianos no século XIX é que foram os responsáveis pela façanha.
Por fim, São Paulo foi o primeiro estado brasileiro a receber as massas redondas. Elaboradas pelas mãos do pizzaiolo Carmino Corvino, o chefe abriu na cidade a primeira pizzaria brasileira em 1910, no bairro do Brás.
Mais rumores, mais histórias
A pizza não tinha o formato redondo. A avó (ou tataravó?) da nossa pizza de liquidificador rápida era geralmente dobrada como um calzone. Por sua vez, o formato arredondado foi implantado apenas em 1889. Raffaele Esposito não só introduziu a forma pela qual a iguaria é conhecida até hoje, mas também criou alguns dos recheios mais populares, como a mistura de queijo e calabresa.
Surpreendentemente, acredita-se que no século 6 a.C. os soldados do rei persa Dário assavam massas que lembravam a pizza sobre seus escudos e cobriam-na de queijo. Agora, se quisermos falar de variedades e sabores, o famoso político e escritor Marcus Porcius Cato, filho de Catão, registrou em 300 a.C., em um dos seus escritos, uma massa que era assada sobre a pedra, com azeite, mel, ervas e nada de recheio.
Posteriormente, segundo alguns historiadores, há uma evidência clara do surgimento da pizza no famoso poema Eneida do escritor romano Virgílio, produzido em 1 a.C. Nele, Virgílio narra a história de seu povo e registra o preparo e o consumo de uma massa em círculos.
Finalmente, há ainda outro poema de Virgílio, nomeado “Moretum”, no qual ele descreve a preparação de um pão com forma achatada, assado, porém sem fermento e coberto de queijo, ervas, azeite e alho.
Receita de pizza de liquidificador
Agora, vamos à nossa receita de pizza de liquidificador! Prática e fácil, após aprender, você vai querer fazer todo final de semana. Não deixe de compartilhar o resultado com a gente, hein?
Ingredientes
Para a massa:
- 1 e ½ xícara de leite
- 1 ovo
- ½ colher de chá de sal
- 1 colher de chá de açúcar
- 1 colher de sopa de manteiga
- 1 e ½ xícara de farinha de trigo
- 1 colher de sopa de fermento químico
Para o recheio:
- 3 colheres de sopa de molho de tomate
- 1 unidade de linguiça calabresa
- ½ cebola
- 300 g de queijo muçarela–
- ½ colher de chá de orégano
Instruções
Preparando a massa:
- Bata todos os ingredientes no liquidificador até obter uma massa lisa.
- Espalhe a massa em uma forma redonda untada com manteiga e farinha.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180˚C por 20 minutos ou até dourar.
Preparando o recheio:
- Em uma frigideira antiaderente, frite fatias da linguiça calabresa até soltarem a gordura e ficarem bem douradas.
- Pincele o molho de tomate sobre a massa.
- Adicione o queijo muçarela ralado sobre o molho.
- Espalhe a calabresa, a cebola fatiada em rodelas e o orégano.
Chegando ao fim:
- Volte ao forno a 180˚C até o queijo derreter e está pronto para servir!
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.