Pense numa erva aromática tão maravilhosa que já tinha um império de admiradores na Ásia, África e Europa muitos antes de ganhar as Américas. Estamos falando do manjericão. Se você gosta da pizza marguerita, já deve ser fã dele, mas ele pode ser muito mais na sua cozinha.
Originário da Ásia e da África, na Antiguidade era considerado sagrado por hindus e gregos, usado no Egito Antigo para tratar inflamações. Além disso, tornou-se conhecido como ‘erva rainha’ na culinária mediterrânica. Embora seja popular em Portugal, parece que a variedade mais popular chegou ao Brasil com a imigração italiana.
A medicina moderna não provou se os antigos estavam corretos sobre as todas propriedades medicinais do ingrediente. Embora tenha confirmado que a erva ajuda na digestão e que o aroma abre o apetite. O lugar onde continua reinando é mesmo a culinária.
Aliás, ele é tão usado que muitas pessoas o confundem com o orégano, outra celebridade culinária. Também, existem vários tipos.
Tipos de manjericão
Basílico ou basilicão: chegou ao Brasil com imigrantes italianos. Com aroma intenso, folhas grossas e sabor amargo, combina perfeitamente com tomates, cebolas, ovos, queijos, carnes, pizzas e saladas em geral. Normalmente, se usa para fazer o pesto alla genovese. (Veja nossa receita deliciosa de Pesto Vegano de Manjericão)
Alfavaca ou manjericão doce: muito comum no Brasil, chama de doce por ser menos amargo do que o basílico. Parece-se com a hortelã. Pode usar em muitos pratos, mas parece combinar melhor com sopas e ensopados.
Francês: também conhecido como manjericão cravo, por conta do aroma que produz, é mais usado como chá, pois tem um sabor delicado. Pode usar, porém, para dar um toque de frescor a um prato.
Roxo: variedade híbrida desenvolvida em Connecticut, EUA. Sem sabor e aroma expressivos, usa-se para decorar saladas e outros pratos por causa da tonalidade arroxeada.
Fonte: Gazeta do Povo
Por fim, aqui tem mais receitas incríveis com a ‘erva rainha’:
Patê de queijo cottage e Manjericão
Manteiga composta de cebola roxa e manjericão
Molho Caseiro de Tomates Assados
Deu vontade de experimentar um prato com o ingrediente? Então aqui vai uma dica importante: geralmente as folhas frescas não suportam muito calor. Então deixe para usá-las mais pro fim da receita, para que não fiquem expostas muito tempo.
Se você conhece mais receitas com manjericão, ou já fez alguma das nossas, conta pra gente deixando um comentário aqui, na nossa página do Instagram ou Facebook.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
3 respostas
Gostei e me identifiquei com o conteúdo de sua divulgação, creio que pode ser útil para meu negócio. Vou procurar manter contato para acompanhar novas informações.