O cheirinho do café é algo que traz muitas boas memórias. Lembro-me de quando, nas férias, eu ia para a casa dos meus avós e no lanche da tarde sempre tinha café fresquinho e bolo recém saído do forno. Portanto, para celebrar este Dia Mundial do Café e relembrar esses momentos, hoje eu vou ensinar a fazer um cappuccino caseiro que, quando misturado ao leite morno, se transforma em uma bebida encorpada e deliciosa.
Primeiramente, amantes de café como eu sabem quão importante é a qualidade do café expresso. Mas outros fatores fundamentais para se fazer um bom cappuccino tradicional são a textura e a temperatura do leite.
Durante a vaporização do leite para o cappuccino, nasce uma micro espuma, que fornece pequenas bolhas de ar. Isso, por sua vez, faz com que ele adquira uma textura aveludada, cremosa e brilhante. No entanto, as bolhas somem depois no processo de bater a leiteira em uma superfície sólida.
A receita que vou ensinar hoje foge um pouco da preparação convencional. Ou seja, uma ótima alternativa para quem não tem máquina de café expresso em casa. Para preparar a bebida, você só vai precisar de itens simples. O leite, neste caso, será adicionado só no fim.
Mas, antes de irmos para a nossa receita de cappuccino caseiro, vamos descobrir como surgiu essa delícia?
Ingredientes
- 200 ml de leite
- 50 ml de café coado
- Açúcar a gosto
Instruções
- Para vaporizar o leite, esquente-o até quase ferver.
- Bata o leite no liquidificador ou em uma coqueteleira até formar um creme.
- Coloque o café quente em uma xícara e, em seguida, despeje o leite vaporizado e mexa bem.
- Adicione o açúcar e, se quiser, uma pitada de canela ou 1 colher de chá de chocolate em pó.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Instituição franciscana
A palavra “cappuccino” é do século XVI e vem do termo italiano “cappuccio”, que significa capuz. Aliás, o termo nomeia a Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Ordine dei frati minori cappuccini, em italiano). Esta é uma instituição da família franciscana, pois os frades vestem uma peça de roupa específica, o hábito (do latim cappa). A bebida recebeu o mesmo nome por sua cor, que lembra a do hábito dos frades capuchinhos.
O monge italiano Marco D’Aviano, personagem importante na história e que fazia parte do movimento de resistência ao avanço islâmico na Europa, é que seria o responsável pela criação.
Leia também:
- Cold brew: como fazer café gelado em casa
- Receitas de chocolate quente – fáceis e deliciosas
- Beijos de Mulata – O Bolo Perfeito Para o Café
Segundo a lenda, a criação do cappuccino ocorreu devido a tentativa de invasão de Viena em 1683. Então, durante a batalha, o exército italiano impediu a entrada dos invasores no país, que, ao fugirem em desespero, deixaram para trás inúmeras sacas de café.
Como o café turco era muito amargo, os vienenses decidiram adicionar leite e mel à receita para aproveitarem as sacas. Sendo assim, batizaram a invenção com o nome do monge guerreiro, que fazia parte da Ordem.
Aliás, na receita de cappuccino italiano original, utiliza-se um terço de café, um terço de leite e um terço de espuma do leite. Por sua vez, a vaporização do leite é um grande desafio para os baristas em formação.
Variações da receita – e cappuccino caseiro
Aqui no Brasil é comum encontrar muitos lugares que servem o cappuccino com a adição de canela ou cacau/chocolate em pó.
Por fim, há também outros dois tipos de café que nasceram da alteração desta receita. O café macchiato (café “manchado” com espuma de leite), que leva 3 porções iguais de café, leite e espuma de leite, é um; e o café latte, por sua vez, leva uma dose de café, duas medidas de leite e a espuma. Agora, está na hora do nosso cappuccino caseiro para comemorarmos o Dia Mundial do Café. Vamos lá?
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
2 respostas
Nao conhecia seu blog! mas adorei,tem de td que pesquiso .Gosto muito de inventar,fazer,desafios. Parabéns Ariane.
Eba!!! Fico extremamente feliz em ler isso!