Os cristais de gelo em comidas congeladas ou que são reservadas para serem consumidas depois são uma realidade.
É decepcionante encontrar no freezer um pacote de carne cinza e descolorida na hora de descongelar. Isso é causado pela queima do alimento no freezer.
Além de estragar seus planos para um jantar rápido e prático ainda aumenta a conta do delivery ou supermercado. Sem contar que é mais um prato desperdiçado indo para o lixo.
A queima e os cristais de gelo em comida congelada acontece no processo de evaporação do liquido do alimento. Deixando o alimento com partes ressecadas e cristais de gelo na superfÃcie.
Infelizmente não só a aparência dos alimentos é modificada como também seu sabor e textura.
Existem muitos pontos a se considerar para acabar com este problema no freezer. O maior problema acontece na presença de ar dentro do recipiente, deixando assim espaço para que a água evapore como também por conta da mudança de temperatura do alimento ao entrar em contato com o ar frio do freezer.
A formação dos cristais de gelo
Assim como nosso corpo humano é composto de 60% de água, sua comida também contém muita água. Quando os alimentos são colocados no congelador, a água dentro dos alimentos quer migrar para os locais mais frios.
Uma vez que a água se move para o topo da comida, ela pode se tornar cristais de gelo. Esses cristais de gelo começam a evaporar (um processo chamado sublimação, em que uma substância passa diretamente da fase sólida para a fase gasosa sem voltar ao lÃquido primeiro).Â
Quando a água evapora, deixa manchas secas e acinzentadas nas carnes, legumes e pratos prontos.
Essas moléculas evaporadas podem entrar em contato com o ar do seu freezer, combinar com outras moléculas de outros alimentos e, às vezes, voltar a entrar no seu alimento, fazendo com que o sabor seja desagradável. É por isso que a embalagem adequada é vital para preservar os alimentos no seu freezer.
Â
Como evitar a formação dos cristais de gelo
Para então evitar que o alimento forme os blocos de gelo e perca seu gosto, a primeira dica é que retire o máximo de ar possÃvel.
Quanto menos ar estiver em contato com o alimento melhor vai ser seu congelamento, e menos gelo vai se formar.
Com o fim de evitar a formação de cristais de gelo e a queima do alimento no freezer siga estas dicas:
- Enquanto seu alimento estiver congelando, evite abrir e fechar a porta do freezer por conta da troca de calor com o ambiente externo,
- Utilize refratários herméticos como potes com tampa hermética ou saquinhos com ziper, neste caso retire todo o ar possÃvel antes de leva-lo ao congelador
- Seladoras á vácuo são perfeitas para isso. Além de retirar todo o ar você pode levar o alimento direto para o banho maria sem necessitar descongelamento prévio, é a forma mais certeira em evitar que cristais de gelo se formem no interior.
- Tome muito cuidado com embalagens furadas, se estiver espaço o ar entrará e fatalmente o lÃquido interno dos alimentos tentará evaporar causando os cristais indesejados.
- Nunca leve pratos ainda quentes diretos para o freezer. Você pode refrigerar os pratos prontos para um melhor resultado e rápido congelamento.
Â
Tente fazer com que a comida congele mais rápido
Para congelar frutas em pedaços ou legumes branqueados utilizo uma técnica que garante o rápido congelamento.
Com o alimento já frio, distribua sem que se sobreponha as frutas e legumes que você deseja congelar sobre uma assadeira baixa forrada de papel manteiga ou tapete de silicone.
Leve a assadeira em aberto para o freezer por 30 minutos.
Cada pedacinho do alimento será pré congelado neste momento.
Em seguida, leve os alimentos para um saco próprio para congelamento com zip e retire todo o ar possÃvel do saco. Isso não só evitará os cristais de gelo como também conseguirá retirar pequenas porções do ingrediente congelado sem que tudo vire um grande bloco de gelo.
É seguro comer alimentos com formações de cristais de gelo ou que queimaram pelo freezer?
Sim, é seguro. O alimento estará desidratado somente, o que modificará bastante a textura e o sabor, mas isso não é impeditivo caso queira consumir assim mesmo.
Seladoras á vácuo é uma solução?
Se você como eu tem o costume de congelar alimentos com frequência, depois do freezer a seladora à vácuo é nossa maior aliada.
Os sacos para seladoras á vácuo são feitos exatamente para evitar a entrada e saÃda de ar. Isso faz com que a umidade do alimento não escape para a superfÃcie evitando assim a queima no freezer.
Certifique sempre se o saco para a sua seladora é BPA free, evitando assim que contamine seus alimentos na troca de temperatura.
No mais fique de olho em nossas dicas sobre congelamento que podem melhorar ainda mais seu dia a dia.
E na dúvida, visite o nosso guia definitivo de como congelar alimentos.
Â
Espero ter ajudado 🙂
Â

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.
9 respostas