Qual a validade e a melhor forma de conservar leite em pó?

como conservar leite em pó

Leite em pó é um dos alimentos mais consumidos nas casas dos brasileiros, por isso conservar leite em pó é tão importante.

No entanto pouco se fala em relação à sua boa conservação e como manter a qualidade do leite em pó a melhor possível.

Confira aqui algumas dicas de como conservar leite em pó da melhor forma e quando é o momento que descartá-lo.

como conservar leite em pó

Como é feito o leite em pó?

Por mais que o leite em pó seja um dos alimentos mais conhecidos em nossas casas, nem sempre sabemos como é feito e onde é produzido este alimento.

O leite em pó é criado a partir de um processo conhecido como secagem em tambor. Durante este processo, o leite o que antes era líquido se torna seco. Além disso, uma boa dose de calor é adicionada durante esse processo para melhor secar o leite.

Esse é o grande motivo para o leite não se misturar tão bem com água fria (salvo caso de leite instantâneo), visto que as moléculas de leite não conseguem se misturar com tanta facilidade a água. Por isso geralmente a recomendação é misturar um pouco de leite em pó com água morna facilitando assim para que fique homogêneo.

Como melhorar a vida útil

como conservar leite em pó

O Leite em pó, por ser seco leva as mesmas considerações para melhora da sua vida útil de outros alimentos como as farinhas.

Portanto, o ideal é conservar leite em pó aberto longe da umidade e do oxigênio. Sendo assim, após aberto é importante que ele esteja armazenado em um local bem fechado, de preferência em um pote hermético.

Para ajudar a manter uma boa vida útil do alimento, você pode, após transferido para um recipiente, rotular a data de abertura.

Outro ponto que ajuda muito na conservação do leite em pó é mantendo longe da exposição à luz. Dessa forma, você pode armazená-lo em um pote e guardar no fundo do armário.

Com ele conservado você pode aproveitar para fazer  desde uma cocada com leite em pó, ou uma gelatina cremosa de leite em pó

Qual a validade do leite em pó após aberto? 

Temos de levar em consideração a diferença entre a qualidade do alimento e a data de validade estipulada pelo fabricante.

Geralmente, os fabricantes recomendam que o uso do leite em pó seja feito dentro de cerca de 18 meses ou em 30 diasapós a sua abertura.

No entanto, o prazo de validade real vai depender do tipo do leite em pó.

O leite em pó desnatado vai durar um pouco mais que o leite em pó integral, já que eles possuem menos gordura em sua composição.

Você pode conservá-lo para maior durabilidade dentro da geladeira sem problemas, só não se esqueça que um dos maiores vilões é a umidade, mantenha se aberto em pote ou saco hermético.

leite em pó na colher

Posso congelar o leite em pó?

Esta é uma dúvida que muita gente se pergunta, e é simples o leite em pó pode sim ser congelado.

As baixas temperaturas contribuem para a boa preservação da sua textura e do seu sabor.

Então, a dica é que você o mantenha em um recipiente hermético e toda vez que for retirar alguma quantidade para usar não é necessário deixá-lo a temperatura ambiente antes.

Lembre-se sempre de fechar muito bem o recipiente onde está armazenado para evitar a umidade.

Como saber se é preciso jogar fora?

Assim como a maioria dos alimentos em pó, um fator decisivo para descartar é caso a cor mude, e no caso do leite em pó, o cheiro característico se perca.

Perceba também que se o recipiente ou embalagem onde ele estiver armazenado ficar úmido o leite vai formar bolotas e o perigo do crescimento de microrganismos é maior. Na dúvida é melhor verificar as caracteristicas (cheiro e cor) e se precisar o melhor é jogá-lo fora.

Tenha em mente também a data de validade do alimento. Caso você tenha transferido o leite em pó para outro recipiente lembre-se de anotar a sua data de validade.

E caso tenham se passado 3 meses e ainda assim você não conseguiu consumir todo o leite em pó, considere armazená-lo a vácuo ou no congelador para aumentar a sua vida útil. Caso considere congelar, reforço, mantenha em recipiente hermético.

Posso preparar mamadeiras com leite em pó com antecedência?

De acordo com profissionais da saúde, preparar mamadeiras com antecedência não é a melhor forma de alimentar o bebê.

Isso porque, quando você prepara a mamadeira algumas horas antes de servi-la o perigo de contaminação com bactérias e fungos que podem causar infecção intestinal ao pequeno é maior.

Neste caso, o recomendado é que se leve água morna em um recipiente que conserve a temperatura e a quantidade de leite em outro recipiente. Assim você poderá fazer o leite para o bebê em qualquer lugar imediatamente antes dele consumir.

Caso seja realmente necessário você pode manter o leite pronto por até 1 hora na mamadeira dentro da geladeira.

O que achou das dicas? Lembre-se de nos seguir nas redes sociais e qualquer dúvida é só deixar nos comentários 🙂

Espero ter ajudado!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

    1. Olá, Rafaela. É sempre bom seguir as recomendações de consumo da embalagem, ainda mais se tratando de bebês, criaturinhas tão frágeis, não é mesmo? Por isso, sugerimos não dar o leite à criança se ele já venceu <3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…