Qual a vida útil dos alimentos da despensa?

vida util dos alimentos
aveia vida útil alimentos

Em primeiro lugar, já que a aveia comum é parecida com outros alimentos da categoria, por ser rico em fibras e baixo em colesterol e outras gorduras, o item tem uma boa duração na despensa.

Sendo assim, quando armazenada em um recipiente bem vedado e longe da umidade poderá durar até 1 ano.

Molho de soja

Antes de mais nada, devo falar que o molho de soja é um dos mais conhecidos e usados na culinária. Embora não seja brasileiro acabou se tornando uma ótima alternativa ao uso do sal.

A propósito, quem costuma utilizar o molho de soja em suas receitas ou gosta de usá-lo ao comer comida japonesa vai ficar feliz em saber que ele pode durar mais de 3 anos se não for aberto e estiver na geladeira.

Entretanto, se já estiver aberto pode durar entre 1 e 2 anos.

Dos alimentos na despensa, mostarda é outro comum

molho barbecue de mostarda

A mostarda também é outro molho muito consumido no mundo todo. Aliás, esta mostarda que compramos pronto é em forma de molho. Sendo assim, depois de aberta, consegue manter o seu sabor e sua textura em cerca de 1 ano na geladeira até que estrague. Porém, a mostarda fechada dentro da despensa pode durar até o prazo de validade.

Vinho tinto

Por sua vez, o vinho tinto é uma bebida que pode ser utilizada tanto para complementar um prato, como para aromatizá-lo ou dar um toque de sabor alcoólico. 

Portanto, o vinho engarrafado com rolha antes de ser aberto, ou seja, quando compramos e deixamos ele na despensa pode durar entre 2 e 3 anos.

No entanto, o vinho aberto vai durar bem menos que isto cerca de uma semana no máximo. Isso porque a partir desse prazo ele começa a perder as suas propriedades e o seu sabor.

Óleo de canola

Aliás, em busca de uma diversidade maior de gorduras para se utilizar na cozinha, o óleo de canola é um dos mais queridos entre os brasileiros.

Sendo assim, quando comprado e guardado na despensa em um local fresco, seco e arejado o óleo tem a capacidade de durar até 2 anos.

Porém, caso você o armazene dentro da geladeira desde o momento da compra, o produto pode ser armazenado por tempo indeterminado.

Leite de coco

Assim como as coisas que são vendidas enlatadas, o leite de coco possui vida útil longa, especialmente se comparado ao leite de coco fresco.

Logo, a recomendação é para armazená-lo em um local fresco e seco. Então, se sua dispensa for assim ela é adequada para guardar o leite de coco.

Além disso, nestes casos, este produto pode se manter bom por até 2 anos. Por outro lado, se abrir antes de consumir é importante verificar se o leite continua com sua textura aroma e sabor.

Conservas de tomate

conserva de tomate vida útil dos alimentos

Já o molho de tomate e as conservas de tomate são produtos que, geralmente, fazem parte de todas as compras ao supermercado.

Aliás, o tomate enlatado, ao contrário do que se pensa, possui sim uma data de validade, mas ela é bem longa.

Então, o tomate em conserva dentro da dispensa poderá durar em cerca de 2 anos. Por outro lado, se ele for aberto durará entre 3 a 5 dias.

Frutas secas

Quem possui o costume de fazer receitas com frutas secas e goste de consumi-las durante o lanche ou café da manhã vai ficar feliz ao saber que essas frutas têm um prazo de duração maior do que se imagina. Porque as frutas secas quando armazenadas da forma correta possuem um prazo de validade entre 1 a 2 anos.

Mas isso vai depender muito do tipo de fruta que estás armazenando e também do ambiente.

Arroz

arroz integral
arroz integral

Inegavelmente é um dos alimentos da despensa que mais faz parte da mesa do brasileiro. No entanto, nem sempre sabemos como armazená-lo da forma correta.

Assim como outros grãos o arroz deve ser armazenado logo após aberto em um recipiente hermético. Além disso, ele ainda pode ficar no freezer para que os grão se mantenham frescos e saborosos.

Então, se armazenado assim o arroz branco irá durar em cerca de 1 ano.

Embora isso aconteça com arroz branco, o integral tem as suas peculiaridades. Por causa das fibras que compõem o grão e dos óleos, esse tipo de arroz torna-se rançoso após em média 6 meses.

Pipoca

Já a pipoca é um ótimo alimento para se consumir. Aliás, se você, assim como eu, ama assistir um filme ou uma série comendo pipoca é importante ter em mente a sua validade.

Ademais, a forma correta de se armazenar os grãos de pipoca é em um recipiente hermético. Em seguida em um armário ou local que esteja seco.  

Dessa forma, ela poderá durar até 2 anos.

Feijão

Feijão de corda seco mulatinho
Feijão de Corda Seco

Juntamente com o arroz, o feijão é um item quase que essencial na despensa dos brasileiros. Porque o feijão é rico em fibras e minerais, como ferro, por exemplo.

Se armazenados da forma correta o feijão pode durar até um ano.

Cabe aqui dizer também que é sempre importante verificar os feijões para ver se não encontramos alguns bichinhos ou feijões esfarelados, pois com o tempo eles vão perdendo as fibras e se despedaçam.

Atum enlatado: um dos alimentos da despensa

O atum enlatado também é um dos alimentos muito consumidos, principalmente por combinar com diversos outros alimentos e ser bem prático.

Neste caso, o atum enlatado segue as mesmas recomendações de outros alimentos da despensa em conserva. Sendo assim, ele poderá durar por até 5 anos caso a lata esteja intacta e guardada em ambiente propício.

Vinagre branco

O vinagre branco também é comumente usado na culinária tanto para limpar alimentos como também para fazer parte das preparações.

Como o vinagre é um produto extremamente ácido, ele se torna algo autopreservável, isto é, seu prazo de validade é quase indefinido.

Sal, inclusive, está entre os alimentos na despensa

O sal possui algumas peculiaridades, mas é um dos alimentos da despensa mais consumido em todo o mundo.

Hoje em dia conhecemos uma diversidade de formas para consumir o sal. Tanto o sal grosso, como o sal marinho quando armazenados em um local fresco e seco podem durar por tempo indefinido.

Porém, o sal mais comum a se encontrar é o sal iodado. Assim, neste caso por possuir o íon iodo o sal tem uma redução no seu tempo de duração que será em cerca de 5 anos.

Azeitonas

As azeitonas geralmente são vendidas em conserva. Por isso, se forem mantidas dentro da conserva em nossa despensa irão durar cerca de 3 anos.

Amido de milho

O amido de milho também é um alimento em pó muito consumido, e que é utilizado em diversas preparações na culinária.

Como o amido não é consumido diretamente, se ele for armazenado em um local fresco e seco poderá durar por mais de 2 anos.

Mel, outro dos alimentos na despensa

Por sua vez, o mel de abelha é um adoçante queridinho de muitas pessoas, porque além de adoçar os alimentos também possui propriedades antibacterianas. Aliás, o mel não possui um prazo de validade estabelecido. Então, se ele for armazenado da forma correta durará por mais de 10 anos.

Além disso, engana-se quem acha que o mel quando fica granulado e duro perde as suas propriedades. Basta colocar o recipiente em uma tigela com água morna que ele voltará ao seu estado normal.

Extrato de baunilha

Algumas pessoas utilizam extrato de baunilha em bolos, pudim e até mesmo em alguns molhos.

Portanto, o extrato de baunilha por ser concentrado pode durar por mais de 2 anos ou até que perca o seu aroma e sabor.

Mas se o extrato for de origem sintética a data de validade varia, diminuindo-se para 3 anos.

Além do mais, e o leite em pó?

leite em pó vida útil alimentos

Assim como você pode ver em outro post aqui da casa encantada, o leite em pó precisa ser armazenado de forma segura. Assim, ele dura muito tempo.

Então, você pode armazená-lo de diversas formas, mas saiba que ele pode durar cerca de 1 ano.

Alimentos na despensa: açúcar

O açúcar é o adoçante mais consumido no Brasil.

Aliás, os açúcares refinados geralmente passam por um tratamento antes de chegar em nossas mesas. Por isso quando entram em contato com a umidade tendem a formar gruminhos.

No entanto, o que pouco se fala é que o açúcar dura muito tempo se for guardado da forma correta, em um recipiente hermético ou em um saco plástico.

Afinal, e o café instantâneo?

Ah… o café. Ele pode ser utilizado de diversas formas, tomado bem quente, ou até mesmo infundido em algumas receitas de doces. Mas para que o café dure até 1 ano você deve colocá-lo em um recipiente hermético e em local seco.

Massas secas

refeições congeladas - macarrão em minutosrefeições congeladas - macarrão em minutos
refeições congeladas – macarrão em minutos

O macarrão seco e suas variedades é um dos alimentos comum de se ter na dispensa. Sendo assim, caso você compre em caixas ou em sacos, se você os deixar dentro da dispensa eles durarão cerca de 6 meses a 2 anos.

No entanto, é importante ao abrir o macarrão observar se ele não estará esfarelando ou muito esbranquiçado.

Aliás, quinoa também está entre os alimentos na despensa

Além do mais, a quinoa é um grão muito versátil e pode ser utilizado tanto em pratos doces como salgados.

Por fim, confira mais dicas sobre condimentos e alimentos da despensa no Instagram da Casa Encantada.

Condimentos Validade
Fermento em pó 18 meses
Bicarbonato de sódio 2 anos
Açúcar (refinado) Indefinidamente
Molho de Soja 3 anos (fechado)
Mostarda 2 anos
Vinho Tinto 2 anos (fechado)
Óleo de Canola 2 anos fechado, 1 ano aberto
Leite de Coco 2 anos
Conservas de Tomate 1 a 2 anos
Frutas Secas 2 anos
Atum Enlatado 2 a 5 anos
Vinagre Branco Indefinidamente
Sal Indefinidamente
Azeitona 3 anos
Amido de Milho 1 a 2 anos
Mel Indefinidamente
Extrato de Baunilha Indefinidamente (puro); 3 anos (sintético)
Leite em Pó 1 ano
Café Instantâneo 1 ano (fechado); 2 a 3 meses (aberto)
Ervas e Especiarias  
Pimenta da Jamaica 2 a 3 anos
Manjericão 1 a 3 anos
Louro em Folhas 1 a 3 anos
Pimenta em pó 2 a 3 anos
Paus de Canela 3 a 4 anos
Canela em Pó 2 a 3 anos
Coentro Moído 2 a 3 anos
Cominho 2 a 3 anos
Alho inteiro 3 a 4 meses
Alho Moído 2 anos (fechado)
Noz Moscada 2 a 3 anos
Orégano 1 a 3 anos
Salsinha 1 a 3 anos
Alecrim 1 a 3 anos
Tomilho 1 a 3 anos
Massas e Grãos  
Massas Secas 2 anos
Aveia 1 ano
Arroz 2 anos
Pipoca 2 anos
Feijão 1 ano fechado
Arroz Integral  6 meses
Quinoa 3 meses

Um dos bens mais preciosos da nossa vida é a nossa saúde. Logo, é importante saber qual é a vida útil dos alimentos que armazenamos na despensa. Porque nada melhor do que planejar as idas ao mercado para fazer as compras. Dessa forma, separei uma lista útil para a sua organização. Então, anote aí!

Aveia: um dos outro dos alimentos na despensa

aveia vida útil alimentos

Em primeiro lugar, já que a aveia comum é parecida com outros alimentos da categoria, por ser rico em fibras e baixo em colesterol e outras gorduras, o item tem uma boa duração na despensa.

Sendo assim, quando armazenada em um recipiente bem vedado e longe da umidade poderá durar até 1 ano.

Molho de soja

Antes de mais nada, devo falar que o molho de soja é um dos mais conhecidos e usados na culinária. Embora não seja brasileiro acabou se tornando uma ótima alternativa ao uso do sal.

A propósito, quem costuma utilizar o molho de soja em suas receitas ou gosta de usá-lo ao comer comida japonesa vai ficar feliz em saber que ele pode durar mais de 3 anos se não for aberto e estiver na geladeira.

Entretanto, se já estiver aberto pode durar entre 1 e 2 anos.

Dos alimentos na despensa, mostarda é outro comum

molho barbecue de mostarda

A mostarda também é outro molho muito consumido no mundo todo. Aliás, esta mostarda que compramos pronto é em forma de molho. Sendo assim, depois de aberta, consegue manter o seu sabor e sua textura em cerca de 1 ano na geladeira até que estrague. Porém, a mostarda fechada dentro da despensa pode durar até o prazo de validade.

Vinho tinto

Por sua vez, o vinho tinto é uma bebida que pode ser utilizada tanto para complementar um prato, como para aromatizá-lo ou dar um toque de sabor alcoólico. 

Portanto, o vinho engarrafado com rolha antes de ser aberto, ou seja, quando compramos e deixamos ele na despensa pode durar entre 2 e 3 anos.

No entanto, o vinho aberto vai durar bem menos que isto cerca de uma semana no máximo. Isso porque a partir desse prazo ele começa a perder as suas propriedades e o seu sabor.

Óleo de canola

Aliás, em busca de uma diversidade maior de gorduras para se utilizar na cozinha, o óleo de canola é um dos mais queridos entre os brasileiros.

Sendo assim, quando comprado e guardado na despensa em um local fresco, seco e arejado o óleo tem a capacidade de durar até 2 anos.

Porém, caso você o armazene dentro da geladeira desde o momento da compra, o produto pode ser armazenado por tempo indeterminado.

Leite de coco

Assim como as coisas que são vendidas enlatadas, o leite de coco possui vida útil longa, especialmente se comparado ao leite de coco fresco.

Logo, a recomendação é para armazená-lo em um local fresco e seco. Então, se sua dispensa for assim ela é adequada para guardar o leite de coco.

Além disso, nestes casos, este produto pode se manter bom por até 2 anos. Por outro lado, se abrir antes de consumir é importante verificar se o leite continua com sua textura aroma e sabor.

Conservas de tomate

conserva de tomate vida útil dos alimentos

Já o molho de tomate e as conservas de tomate são produtos que, geralmente, fazem parte de todas as compras ao supermercado.

Aliás, o tomate enlatado, ao contrário do que se pensa, possui sim uma data de validade, mas ela é bem longa.

Então, o tomate em conserva dentro da dispensa poderá durar em cerca de 2 anos. Por outro lado, se ele for aberto durará entre 3 a 5 dias.

Frutas secas

Quem possui o costume de fazer receitas com frutas secas e goste de consumi-las durante o lanche ou café da manhã vai ficar feliz ao saber que essas frutas têm um prazo de duração maior do que se imagina. Porque as frutas secas quando armazenadas da forma correta possuem um prazo de validade entre 1 a 2 anos.

Mas isso vai depender muito do tipo de fruta que estás armazenando e também do ambiente.

Arroz

arroz integral
arroz integral

Inegavelmente é um dos alimentos da despensa que mais faz parte da mesa do brasileiro. No entanto, nem sempre sabemos como armazená-lo da forma correta.

Assim como outros grãos o arroz deve ser armazenado logo após aberto em um recipiente hermético. Além disso, ele ainda pode ficar no freezer para que os grão se mantenham frescos e saborosos.

Então, se armazenado assim o arroz branco irá durar em cerca de 1 ano.

Embora isso aconteça com arroz branco, o integral tem as suas peculiaridades. Por causa das fibras que compõem o grão e dos óleos, esse tipo de arroz torna-se rançoso após em média 6 meses.

Pipoca

Já a pipoca é um ótimo alimento para se consumir. Aliás, se você, assim como eu, ama assistir um filme ou uma série comendo pipoca é importante ter em mente a sua validade.

Ademais, a forma correta de se armazenar os grãos de pipoca é em um recipiente hermético. Em seguida em um armário ou local que esteja seco.  

Dessa forma, ela poderá durar até 2 anos.

Feijão

Feijão de corda seco mulatinho
Feijão de Corda Seco

Juntamente com o arroz, o feijão é um item quase que essencial na despensa dos brasileiros. Porque o feijão é rico em fibras e minerais, como ferro, por exemplo.

Se armazenados da forma correta o feijão pode durar até um ano.

Cabe aqui dizer também que é sempre importante verificar os feijões para ver se não encontramos alguns bichinhos ou feijões esfarelados, pois com o tempo eles vão perdendo as fibras e se despedaçam.

Atum enlatado: um dos alimentos da despensa

O atum enlatado também é um dos alimentos muito consumidos, principalmente por combinar com diversos outros alimentos e ser bem prático.

Neste caso, o atum enlatado segue as mesmas recomendações de outros alimentos da despensa em conserva. Sendo assim, ele poderá durar por até 5 anos caso a lata esteja intacta e guardada em ambiente propício.

Vinagre branco

O vinagre branco também é comumente usado na culinária tanto para limpar alimentos como também para fazer parte das preparações.

Como o vinagre é um produto extremamente ácido, ele se torna algo autopreservável, isto é, seu prazo de validade é quase indefinido.

Sal, inclusive, está entre os alimentos na despensa

O sal possui algumas peculiaridades, mas é um dos alimentos da despensa mais consumido em todo o mundo.

Hoje em dia conhecemos uma diversidade de formas para consumir o sal. Tanto o sal grosso, como o sal marinho quando armazenados em um local fresco e seco podem durar por tempo indefinido.

Porém, o sal mais comum a se encontrar é o sal iodado. Assim, neste caso por possuir o íon iodo o sal tem uma redução no seu tempo de duração que será em cerca de 5 anos.

Azeitonas

As azeitonas geralmente são vendidas em conserva. Por isso, se forem mantidas dentro da conserva em nossa despensa irão durar cerca de 3 anos.

Amido de milho

O amido de milho também é um alimento em pó muito consumido, e que é utilizado em diversas preparações na culinária.

Como o amido não é consumido diretamente, se ele for armazenado em um local fresco e seco poderá durar por mais de 2 anos.

Mel, outro dos alimentos na despensa

Por sua vez, o mel de abelha é um adoçante queridinho de muitas pessoas, porque além de adoçar os alimentos também possui propriedades antibacterianas. Aliás, o mel não possui um prazo de validade estabelecido. Então, se ele for armazenado da forma correta durará por mais de 10 anos.

Além disso, engana-se quem acha que o mel quando fica granulado e duro perde as suas propriedades. Basta colocar o recipiente em uma tigela com água morna que ele voltará ao seu estado normal.

Extrato de baunilha

Algumas pessoas utilizam extrato de baunilha em bolos, pudim e até mesmo em alguns molhos.

Portanto, o extrato de baunilha por ser concentrado pode durar por mais de 2 anos ou até que perca o seu aroma e sabor.

Mas se o extrato for de origem sintética a data de validade varia, diminuindo-se para 3 anos.

Além do mais, e o leite em pó?

leite em pó vida útil alimentos

Assim como você pode ver em outro post aqui da casa encantada, o leite em pó precisa ser armazenado de forma segura. Assim, ele dura muito tempo.

Então, você pode armazená-lo de diversas formas, mas saiba que ele pode durar cerca de 1 ano.

Alimentos na despensa: açúcar

O açúcar é o adoçante mais consumido no Brasil.

Aliás, os açúcares refinados geralmente passam por um tratamento antes de chegar em nossas mesas. Por isso quando entram em contato com a umidade tendem a formar gruminhos.

No entanto, o que pouco se fala é que o açúcar dura muito tempo se for guardado da forma correta, em um recipiente hermético ou em um saco plástico.

Afinal, e o café instantâneo?

Ah… o café. Ele pode ser utilizado de diversas formas, tomado bem quente, ou até mesmo infundido em algumas receitas de doces. Mas para que o café dure até 1 ano você deve colocá-lo em um recipiente hermético e em local seco.

Massas secas

refeições congeladas - macarrão em minutosrefeições congeladas - macarrão em minutos
refeições congeladas – macarrão em minutos

O macarrão seco e suas variedades é um dos alimentos comum de se ter na dispensa. Sendo assim, caso você compre em caixas ou em sacos, se você os deixar dentro da dispensa eles durarão cerca de 6 meses a 2 anos.

No entanto, é importante ao abrir o macarrão observar se ele não estará esfarelando ou muito esbranquiçado.

Aliás, quinoa também está entre os alimentos na despensa

Além do mais, a quinoa é um grão muito versátil e pode ser utilizado tanto em pratos doces como salgados.

Por fim, confira mais dicas sobre condimentos e alimentos da despensa no Instagram da Casa Encantada.

Condimentos Validade
Fermento em pó 18 meses
Bicarbonato de sódio 2 anos
Açúcar (refinado) Indefinidamente
Molho de Soja 3 anos (fechado)
Mostarda 2 anos
Vinho Tinto 2 anos (fechado)
Óleo de Canola 2 anos fechado, 1 ano aberto
Leite de Coco 2 anos
Conservas de Tomate 1 a 2 anos
Frutas Secas 2 anos
Atum Enlatado 2 a 5 anos
Vinagre Branco Indefinidamente
Sal Indefinidamente
Azeitona 3 anos
Amido de Milho 1 a 2 anos
Mel Indefinidamente
Extrato de Baunilha Indefinidamente (puro); 3 anos (sintético)
Leite em Pó 1 ano
Café Instantâneo 1 ano (fechado); 2 a 3 meses (aberto)
Ervas e Especiarias  
Pimenta da Jamaica 2 a 3 anos
Manjericão 1 a 3 anos
Louro em Folhas 1 a 3 anos
Pimenta em pó 2 a 3 anos
Paus de Canela 3 a 4 anos
Canela em Pó 2 a 3 anos
Coentro Moído 2 a 3 anos
Cominho 2 a 3 anos
Alho inteiro 3 a 4 meses
Alho Moído 2 anos (fechado)
Noz Moscada 2 a 3 anos
Orégano 1 a 3 anos
Salsinha 1 a 3 anos
Alecrim 1 a 3 anos
Tomilho 1 a 3 anos
Massas e Grãos  
Massas Secas 2 anos
Aveia 1 ano
Arroz 2 anos
Pipoca 2 anos
Feijão 1 ano fechado
Arroz Integral  6 meses
Quinoa 3 meses

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

3 respostas

  1. Pingback: Use couve-flor em suas receitas e faça alimentos saudáveis
  2. Uau! que post interessante, amei as dicas, estava precisando muito de um “guia” destes para me dar um norte. Super bacana, amei! <3 Estou amando essas dicas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…