Patê vegetariano de tomate: fácil e saboroso

Quer fugir do tradicional e fazer um patê delicioso e saudável em poucos minutos? Então, confira esta receita de patê de tomate vegetariano. Ela tem um sabor único, acentuado e agrada a muitos paladares.

Esta receita é fácil, rápida e simples. Aliás, faz o maior sucesso e pode ser interessante para servir para os amigos e familiares. Inclusive, sugiro uma entrada com torradinhas ou como aperitivos e acompanhamentos.

O tomate in natura tem diversas propriedades nutricionais e saudáveis. Como, a de melhorar a saúde do coração, prevenir o envelhecimento e fornecer vitaminas A, B e E.

Além disso, é fonte de de ácido fólico e sais minerais como potássio, fósforo e magnésio, que ajudam em diversas funções do corpo.

Benefícios do patê de tomate vegetariano

Proteção Solar: o tomate é rico em licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol.

Pele mais saudável: além da proteção, o consumo regular de tomates ajuda no aspecto da pele. Isso porque, minimiza poros dilatados. Além de auxiliar na cura de acne e outros problemas.

Melhora a visão: com a alta quantidade de vitaminas A e C, nossa visão também é muito beneficiada com o tomate, que é capaz de reduzir o risco de desenvolver cataratas.

Saúde dos ossos: o licopeno, além da pele, ajuda a  combater a osteoporose. Isso, devido à presença de vitamina K e cálcio. Ademais, o tomate ainda ajuda a fortalecer e reparar os ossos.

Melhora as noites de sono: o tomate pode ajudar a melhorar a qualidade do sono. De acordo com um estudo, da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, as pessoas que consomem mais licopeno dormem melhor em comparação com as que não comem.

Reduz a pressão arterial: propriedades encontradas no tomate são conhecidas por melhorar a saúde do coração. E o tomate também é rico em potássio, ajudando, assim, a baixar a pressão arterial.

Confira outras receitas e dicas de como congelar tomates, como deixar suas massas mais saborosas e como o tomate pode dar um toque especial na sua salada:

#Dica

Na hora de escolher qual tomate comprar, leve em consideração que alguns tipos são melhores para molhos. Enquanto outros combinam mais com saladas ou outros usos. Por isso, o grande segredo desta receita está na utilização de tomates frescos e maduros. Assim, é possível obter um melhor resultado e sabor.

Patê vegetariano de tomate

Course Acompanhamento, Aperitivo, café da manhã, caseiro, faça você mesmo, fit

Ingredientes
  

  • 1 kg de tomate
  • 2 cebolas médias pequenas
  • 1/4 de xícara de chá de azeite
  • 2 colheres de queijo parmesão
  • 2 dentes de alho
  • sal a gosto
  • Temperos da sua preferência (manjericão, orégano, cheiro-verde, páprica etc.).

Instruções
 

  • Leve ao fogo uma panela com o azeite, o tomate, a cebola e o alho.
  • Quando começar a ferver, abaixe o fogo, tampe e cozinhe por 20 minutos.
  • Destampe a panela e deixe o caldo secar.
  • Tempere com sal e outros temperos da sua preferência.
  • Deixe esfriar e bata no liquidificador ou mini processador até obter uma pasta.
  • Junte o queijo ralado e misture.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…