Alimentos veganos ajudam a ganhar massa muscular

5 from 1 vote
Alimentos veganos

Você sabia que podemos desenvolver um corpo definido e saudável com uma dieta de alimentos veganos? Ou seja, consumir carne vermelha não é a única maneira de ganhar massa muscular.

A proteína vegetal tem um papel importante na formação de novas células musculares. Além disso, auxilia o crescimento e a reparação dos tecidos. Sendo assim, invista nos alimentos certos.

Entenda como a ingestão adequada pode te ajudar a conquistar o corpo que você sempre sonhou!

Quais alimentos veganos devo consumir?

Grãos

Alimentos veganos
Feijão, lentilha e grão-de-ajudam a ganhar massa magra. (Fonte: Freepik)

Feijão, ervilha, grão-de-bico, soja e lentilha são bons exemplos. Os inclua nas refeições principais. Deliciosos, ajudam no ganho de massa muscular.

Além disso, são ricos em cálcio, magnésio e cromo. Portanto, uma dica legal é apostar em vários formatos. Por exemplo, vitaminas, saladas, iogurtes, sanduíches, sucos e porções com frutas durante o dia.

Frutas e legumes

Semelhantemente, as vitaminas e os minerais contidos nas frutas e legumes têm um papel essencial na formação do tecido muscular. Dentre as frutas, a banana é rica em energia e sacia bem a fome. Ou seja, com certeza é uma ótima opção para consumir um pouco antes do treino.

Oleaginosas e sementes

Alimentos veganos
Sementes de abóbora podem servir de acompanhamento nas refeições. (Fonte: Freepik)

Primeiramente, as oleaginosas são fonte de gorduras boas, que, por sua vez, protegem o coração e geram efeito anti-inflamatório.

Uma que merece entrar no cardápio é a de abóbora. Isso porque é fonte de lisina, um aminoácido muito comum na proteína animal. Portanto, seu aumento é essencial para a alimentação de quem deixou de consumir carne vermelha.

Para melhorar o desempenho durante as atividades, inclua no menu a castanha de caju. Ela é fonte de arginina, aminoácido responsável por fornecer diversos benefícios. Isso ajuda, também, a aumentar o potencial de recuperação da musculatura pós-treino.

Dicas para as refeições antes e pós-treino com alimentos veganos

Antes

Para que seu corpo produza energia o suficiente durante os treinos, consuma alimentos ricos em fibras. Algumas opções são: cereais e biscoitos integrais, óleo de coco e banana com aveia. Por sua vez, granola, torrada integral e creme de soja são outras. Assim, você evita perder massa muscular.

Depois

Para repor as vitaminas e os minerais, aposte em uma refeição completa. Inclua proteína vegetal (grãos e oleaginosas), carboidratos (arroz, macarrão, batata ou pão) e verduras verde-escuras (beterraba, rúcula, espinafre e agrião).

Por fim, suplemente sua alimentação vegana com os seguintes elementos:

  • Óleo de linhaça;
  • Vitamina B12 ou cobalamina;
  • Vitamina D;
  • Proteína de arroz;
  • Proteína de ervilha.

De todo modo, antes de começar a praticar exercícios físicos, o ideal é consultar um nutricionista. Afinal, o profissional vai sugerir o melhor plano para o ganho de massa muscular. Aliás, não deixe de ver abaixo a receita de bolonhesa vegana de lentilha. É demais!

Bolonhesa vegana de lentilha

Essa receita é perfeita para criançase adultos.
5 from 1 vote
Tempo de Preparação 25 mins
Tempo para Cozinhar 15 mins
Tempo Total 40 mins
Course almoço, jantar
Cozinha brasileira
Quantidade 6 porções
Calories 356 kcal

Ingredientes
  

  • 1/2 xícara de Lentilha crua 100 g
  • 1 1/2 xícara de Água 375 ml
  • 4 Tomate médios 450 g
  • 2 colheres de sopa de Azeite de oliva 30 ml
  • 2 dentes de Alho picado 8 g
  • 1/2 colher de sopa de Páprica doce 3 g
  • Pimenta-do-reino moída à gosto
  • 1 colher de chá de Sal 5 g
  • Tomilho seco à gosto

Instruções
 

  • Em uma panela coloque a lentilha e a água (1 xícara). Leve ao fogo médio e cozinhe até secar, a lentilha deve ficar al dente.
  • Lave os tomates e corte em cubinhos, não precisa descascar. Reserve.
  • Aqueça o azeite em uma frigideira grande e refogue o alho rapidamente.
  • Acrescente os tomates picados e tempere com páprica, pimenta, sal e tomilho.
  • Adicione a lentilha cozida e o restante da água (1/2 xícara). Misture bem e cozinhe até o tomate se desmanchar e a maior parte da água ter evaporado.
  • Sirva quente com o que preferir.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…