Só de ver esse título já fiquei com água na boca, e você? Vamos aprender a fazer uma empadinha de frango perfeita? A empadinha de frango é um salgado muito comum no lanche da tarde e em festas de aniversários. Mas nada nos impede de aproveitar a qualquer momento, não é mesmo?
Aliás, é um ótimo prato para servir para as crianças. Inclusive, não é nada trabalhoso. Aliás, se você acha a empada muito seca, não se preocupe. Afinal, a receita que trouxe hoje é a versão cremosa!
Origem portuguesa
Bastante popular em Portugal, a empadinha de frango não possui uma origem certa. Provavelmente a que conhecemos tem como ancestral os famosos pastelões portugueses. No entanto, a receita de lá é um pouco diferente.
Nesse sentido, a versão europeia se assemelha mais às nossas tortas salgadas. Isso porque, além de maior, leva diferentes recheios. Mas as grandes tortas portuguesas diminuiriam até chegar a nossa empadinha de frango.
No século 19, popularizou-se no Rio de Janeiro uma receita que levava o nome de “empada de caixa”. Dentre os recheios mais utilizados estavam o frango, o peixe e o camarão. No entanto, naquela época a empada era prato principal, e não lanche da tarde como consumimos hoje. Portanto, por que não preparar uma empadinha de frango e fazer um jantar diferente num sábado à noite?
Dicas para uma empadinha de frango perfeita
Para que sua empadinha de frango fique perfeita, cremosa e douradinha, existem alguns truques. Então, pegue o caderninho ou abra o bloco de notas do celular e vamos às dicas.
Casquinha dourada: para conquistar a famosa casquinha dourada, pincele a empadinha de frango apenas com a gema do ovo. Ou seja, nada de adicionar azeite ou óleo. Caso deseje diluir um pouco mais a gema, acrescente um pouquinho de água.
Não amasse ou sove demais a massa: no caso da empada, é preciso não exagerar no momento de amassar a massa. Isso porque, quanto mais se sova, mais ela perde a leveza.
Não use recheios muito líquidos ou molhos: a massa podre da empadinha de frango já é rica em gordura. Por isso, não é uma boa ideia acrescentar muito líquido à receita. Inclusive, os molhos acabam por serem absorvidos, mudando a textura final. Desse modo, ela fica com aspecto de “crua” mesmo quando já está pronta. Nesse sentido, está liberado apenas o uso de molhos consistentes e cremosos.
Não utilize recheio quente: antes de adicionar o recheio à massa da empadinha de frango, deixe-o esfriar. Se não, ele acaba cozinhando ainda mais a massa. Desse modo, ela pode passar do ponto e ficar seca.
Não desenforme a empadinha quente: por ter uma massa sem muita liga, é muito fácil quebrá-la ou desmanchá-la. Principalmente quando ela acaba de sair do forno. Portanto, o ideal é esperar pelo menos 15 minutos antes de desenformar. Desse modo, os riscos de ela não sair perfeita são reduzidos. Assim, já dá tempo de a massa “assentar” e a gordura se solidificar.
Agora, é hora de colocar tudo em prática. Aproveite!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.