A coxinha de frango é, com toda certeza, um dos salgados fritos mais queridos do Brasil. Sequinha, crocante e saborosa, está presente em diversos momentos das nossas vidas, como festas, lanches da tarde e, inclusive, café da manhã. Aliás, aqui ela já ganhou diferentes versões de massa e de recheio, como a coxinha de morango, a coxinha de batata, a coxinha de mandioca e até a coxinha de batata doce.
A minha coxinha favorita é a tradicional. Assim, adoro prepará-la para acompanhar um filme ou maratonar uma série. Para quem não gosta muito de fritura, quando assada não perde sabor e é mais saudável.
Hoje, vou ensinar a fazer uma coxinha de frango que vai fisgar seu paladar. Mas, antes, vamos descobrir a origem desse prato?

A coxinha não é brasileira 😱
Não se sabe ao certo quem criou conceito da coxinha, mas uma coisa é certa: ela não é brasileira. Há uma disputa pela autoria do alimento entre França e Portugal, que teriam feito a primeira coxinha de frango por volta de 1800.
Segundo a teoria do chef franco-brasileiro Laurent Suaudeau, a receita original da coxinha é francesa e Portugal e Brasil teriam elaborado suas versões inspiradas no prato francês. O profissional tem como base o livro L’Art de la Cuisine Française au XIXème Siécle – Traité des Entrées Chaudes, de 1844, do chef Antonin Carême (1784-1833), onde ele ensina a fazer um “croquette de poulet” (croquete de frango) e sugere que seu molde seja feito no mesmo formato de peras.
Ainda segundo essa versão, a coxinha chegou a Portugal no reino de Maria I. Por sua vez, na época, ela teria contratado o chef francês Lucas Rigaud, que mais tarde, em 1780, publicou o livro Cozinheiro Moderno. Então, nesse livro, havia uma receita de coxinha de frango, chamada de “coxas de frangas ou galinhas novas”.
Leia também:
- Enroladinho de salsicha, frito ou assado!
- Aprenda a fazer empanados na airfryer
- Bolinha de queijo sem glúten e frita na airfryer
- Como fazer polenta na airfryer
Chegada por aqui
A chegada da coxinha ao Brasil também possui diferentes versões. Uns acreditam que o quitute desembarcou aqui por volta de 1808, quando D. João e a família real escaparam das tropas napoleônicas e se instalaram no país. Além disso, há quem diga que os italianos a trouxeram. Isso porque, de acordo com alguns pesquisadores, a coxinha deu as caras no terrítório apenas no século 19 na região da Grande São Paulo, durante o período de industrialização.
Acontece que, nessa época, os imigrantes italianos eram grande parte da massa trabalhadora das fábricas, o que leva à teoria de que eles teriam modificado a receita francesa para se assemelhar a um salgado italiano, chamado de arancini, que lembra a nossa coxinha apenas na aparência. Por fim, de São Paulo, a receita rapidamente se espalhou pelo Rio de Janeiro e pelo Paraná na década de 50. Depois, se popularizou por todo o país.
Receita de coxinha de frango
A receita de coxinha de frango pode não ser de origem brasileira, mas com certeza não há versão melhor que a nossa, não é mesmo? Então, vamos à nossa receita!
Ingredientes
Para o recheio:
- 2 peitos de frango cozidos e desfiados
- 1 colher de sopa de azeite
- 1 cebola picada
- Salsinha a gosto
- Sal e pimenta a gosto
Para a massa:
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 colheres de sopa de manteiga
- 2 xícaras de caldo de frango
- Sal a gosto
Para empanar:
- 1 ovo batido
- 2 xícaras de farinha de trigo
- 2 xícaras de farinha de rosca
Instruções
Recheio:
- Refogue 1 cebola picada em 1 colher de sopa de azeite.
- Adicione 2 peitos de frango cozidos e desfiados.
- Tempere com salsinha, sal e pimenta-do-reino a gosto.
- Misture bem e reserve.
Massa:
- Em uma panela, aqueça 2 xícaras de caldo de frango, 2 colheres de sopa de manteiga e sal a gosto.
- Quando aquecer, adicione 2 xícaras de farinha de trigo.
- Misture tudo muito bem, até formar uma massa que desgruda da panela.
- Deixe esfriar e reserve.
Montando a coxinha:
- Unte uma bancada e amasse bem a massa até que fique lisa.
- Pegue uma porção de massa e faça uma bolinha.
- Faça um buraco com o dedo untado (com manteiga ou ovo).
- Recheie a massa com uma porção do recheio.
- Feche a massa e modele a coxinha.
- Repita a operação com toda a massa e o recheio.
- Cubra as coxinhas com um pano úmido.
Hora de fritar:
- Para empanar, passe as coxinhas em 2 xícaras de farinha de trigo, 1 ovo batido, 2 xícaras de farinha de rosca.
- Frite as coxinhas em óleo quente até dourar.
- Escorra os salgados em papel toalha e sirva!
Video
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.