Independentemente de ser empadinha, empadão ou empada normal, é a massa de empada que dita quão gostoso o prato ficará. Nesse sentido, é importante assumir que o preparo traz alguns desafios. Afinal, ela pode ficar seca, quebradiça e até dura.
Porém, não há mais com o que se preocupar. Hoje, eu trago a receita especial de massa de empada da Ana Maria Braga. Além disso, também separei algumas dicas para você não errar mais! Vamos conferir?
Dicas para uma massa de empada perfeita
Sem dúvida, existem alguns desafios que são comuns ao tentar fazer a massa de empada. Por isso, eu optei por apresentar o problema e, logo em seguida, fornecer a solução. Assim, fica mais fácil para você encontrar onde está errando. Confira a seguir:
Para que não fique quebradiça
Massa de empada esfarelando é um dos piores pesadelos para quem cozinha. Você se esforça, dá todo o seu amor e acontece isso. Logo na primeira mordida, ela se quebra inteira. Nisso, a bagunça já está feita. Mas, calma. Eu tenho a solução. Para evitar que isso aconteça, há algumas coisas que podem ser feitas.
Primeiramente, você vai trocar a margarina por manteiga. Depois, escolha uma marca melhor de farinha de trigo. Por fim, não manuseie muito a massa para ela não desandar.
Para obter uma massa fina
Às vezes, você faz um recheio delicioso, mas a empada fica massuda. Então, para evitar essa situação, faça camadas mais finas com a massa.
Para que a massa não fique seca
Uma cena que ninguém quer ver é alguém tomando água enquanto come sua massa de empada. No entanto, se ela ficar seca, isso pode ocorrer. Para deixá-la mais molhadinha, uma das opções é acrescentar iogurte.
Confira também, estas receitas de tortas incríveis:
- Que tal uma de arroz e abobrinha de forno?
- Ou de pão de queijo com recheio de vegetais?
- Quem sabe portuguesa de liquidificador?
- Abobrinha, tomate e queijo?
Dicas para o recheio
Para que o recheio de frango não fique seco
Com a dica do tópico anterior, sua massa de empada não ficou seca. Porém, o seu recheio de frango sim. Com o intuito de deixá-lo mais úmido, utilize o caldo do frango para refogar. Desse modo, além de torná-lo mais molhado, o sabor ganha mais destaque. Além disso, você também pode usar catupiry.
Para diversificar nos recheios e acertar
Apesar de o recheio de frango ser o tradicional, existem outros. Por exemplo, há receitas que usam camarão, carne seca e palmito. No entanto, para que você não tenha sempre que buscar dicas dependendo do recheio, há um truque que serve para todos.
Nesse sentido, refogue bem os ingredientes. Comece com a cebola e o alho, adicione o recheio e incremente com temperos. Temperos que contêm água, como pimenta, podem ajudar nesse sentido, pois soltam um liquidozinho. Além disso, para fornecer umidade, você pode usar catupiry, gema de ovo ou até requeijão. Caso esteja muito líquido, adicione um pouco de farinha de trigo.
O ideal é sentir os recheios na hora de montar. Lembre-se que muito úmido não é bom, pois pode fazer com que a massa fique quebradiça. Por fim, hora de fazer! Conte pra gente, depois, se deu tudo certo <3
Ingredientes
- 1 kg de banha (gordura de porco)
- 200 g de manteiga (com ou sem sal)
- 10 ovos
- 1 colher de sobremesa de sal
- 50 g de queijo ralado
- 2 kg de farinha de trigo
Finalização
- Recheio de sua preferência
- Gemas levemente batidas para pincelar
Instruções
Massa:
- Misture os ingredientes (menos o recheio e as gemas) e sove a massa delicadamente.
- Depois, abra-as dentro das respectivas forminhas.
Finalização:
- Cubra com outra camada de massa e pincele com as gemas.
- Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.
Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.