Massa de empada perfeita para não errar mais!

Massa de empada perfeita

Independentemente de ser empadinha, empadão ou empada normal, é a massa de empada que dita quão gostoso o prato ficará. Nesse sentido, é importante assumir que o preparo traz alguns desafios. Afinal, ela pode ficar seca, quebradiça e até dura.

Porém, não há mais com o que se preocupar. Hoje, eu trago a receita especial de massa de empada da Ana Maria Braga. Além disso, também separei algumas dicas para você não errar mais! Vamos conferir?

Dicas para uma massa de empada perfeita

Sem dúvida, existem alguns desafios que são comuns ao tentar fazer a massa de empada. Por isso, eu optei por apresentar o problema e, logo em seguida, fornecer a solução. Assim, fica mais fácil para você encontrar onde está errando. Confira a seguir:

Para que não fique quebradiça

Massa de empada esfarelando é um dos piores pesadelos para quem cozinha. Você se esforça, dá todo o seu amor e acontece isso. Logo na primeira mordida, ela se quebra inteira. Nisso, a bagunça já está feita. Mas, calma. Eu tenho a solução. Para evitar que isso aconteça, há algumas coisas que podem ser feitas.

Primeiramente, você vai trocar a margarina por manteiga. Depois, escolha uma marca melhor de farinha de trigo. Por fim, não manuseie muito a massa para ela não desandar.

Para obter uma massa fina

Às vezes, você faz um recheio delicioso, mas a empada fica massuda. Então, para evitar essa situação, faça camadas mais finas com a massa.

Para que a massa não fique seca

Uma cena que ninguém quer ver é alguém tomando água enquanto come sua massa de empada. No entanto, se ela ficar seca, isso pode ocorrer. Para deixá-la mais molhadinha, uma das opções é acrescentar iogurte.

Confira também, estas receitas de tortas incríveis:

Dicas para o recheio

Para que o recheio de frango não fique seco

Com a dica do tópico anterior, sua massa de empada não ficou seca. Porém, o seu recheio de frango sim. Com o intuito de deixá-lo mais úmido, utilize o caldo do frango para refogar. Desse modo, além de torná-lo mais molhado, o sabor ganha mais destaque. Além disso, você também pode usar catupiry.

Para diversificar nos recheios e acertar

Apesar de o recheio de frango ser o tradicional, existem outros. Por exemplo, há receitas que usam camarão, carne seca e palmito. No entanto, para que você não tenha sempre que buscar dicas dependendo do recheio, há um truque que serve para todos.

Nesse sentido, refogue bem os ingredientes. Comece com a cebola e o alho, adicione o recheio e incremente com temperos. Temperos que contêm água, como pimenta, podem ajudar nesse sentido, pois soltam um liquidozinho. Além disso, para fornecer umidade, você pode usar catupiry, gema de ovo ou até requeijão. Caso esteja muito líquido, adicione um pouco de farinha de trigo.

O ideal é sentir os recheios na hora de montar. Lembre-se que muito úmido não é bom, pois pode fazer com que a massa fique quebradiça. Por fim, hora de fazer! Conte pra gente, depois, se deu tudo certo <3

Massa de empada perfeita para não errar mais

Massa de empada perfeita

Massa de empada

Ingredientes
  

  • 1 kg de banha (gordura de porco)
  • 200 g de manteiga (com ou sem sal)
  • 10 ovos
  • 1 colher de sobremesa de sal
  • 50 g de queijo ralado
  • 2 kg de farinha de trigo

Finalização

  • Recheio de sua preferência
  • Gemas levemente batidas para pincelar

Instruções
 

Massa:

  • Misture os ingredientes (menos o recheio e as gemas) e sove a massa delicadamente.
  • Depois, abra-as dentro das respectivas forminhas.

Finalização:

  • Cubra com outra camada de massa e pincele com as gemas.
  • Leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por cerca de 30 minutos.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Filé de peixe na Air Fryer: rápido, saudável e delicioso!

Os filés de peixe costumam ficar muito mais saborosos e com uma textura mais agradável quando são fritos. Contudo, com a nossa preocupação com a saúde, é válido buscar…

Panqueca de abobrinha: receita gostosa e saudável para você

Que tal uma panqueca de abobrinha bem levinha e saborosa para comer a qualquer hora do dia? Se você está procurando uma receita bem simples e cheia de nutrientes…

Carne seca com abóbora: receitas de dar água na boca

A combinação de carne seca com abóbora é muito famosa na culinária, afinal, essa mistura é muito saborosa e vai bem em muitos pratos diferentes, desde entradas, pratos principais,…

10 molhos para petiscos e porções: opções deliciosas!

Os molhos fazem toda a diferença quando estamos apreciando uma deliciosa porção, não é mesmo? Em lanches e salgados, como um saboroso Shawarma ou uma bela esfirra de carne…

Aprenda a fazer Shawarma, o famoso prato grego

O Shawarma é uma receita que já ganhou o coração dos brasileiros. Seja como comida de rua, prato de um restaurante ou até uma receita caseira, esse sanduíche é…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…