Não resistir a um docinho e, ao mesmo tempo, não sentir culpa. Que tal? Sim, isso é possível com a nossa receita de mousse de chocolate zero açúcar. Isso porque ela é muito mais saudável que a tradicional.
O açúcar é um alimento vazio, que não fornece nutriente algum ao nosso organismo. Então, que tal cuidar da saúde enquanto saboreia uma sobremesa? Entre na dieta feliz com a nossa mousse de chocolate zero açúcar.
A fantástica história da mousse de chocolate
De origem francesa, a palavra “mousse” significa literalmente “espuma”. Mas ela só foi atribuída ao doce no século 19, quando ocorreu a invenção da receita. Naquela época, era muito comum adicionar outros ingredientes à iguaria, que levava clara de ovos ou nata de leite; sua função era a de apenas dar sabor a outros pratos.
No início do século 20, o artista francês Henri Toulouse-Lautrec teve uma brilhante ideia. Ele adicionou chocolate amargo à mistura. No entanto, não a chamou de mousse, e sim de “maionese de chocolate”, devido à sua textura. Porém, com o tempo a receita mudou e se popularizou no mundo inteiro.
Atualmente, há várias versões da sobremesa, inclusive a nossa zero açúcar.
Mousse de chocolate zero açúcar e outras versões
Bom, não é surpresa para ninguém que é possível criar mousses de vários sabores, não é? Por conta disso, é comum que cada país tenha a receita ou versão favorita. Por exemplo, aqui no Brasil a mais popular é a de maracujá. Inclusive, ela talvez seja até mais famosa que a versão com chocolate. Essa invenção é nossa!
Não se sabe muito como e quando ocorreu, mas o maracujá é uma fruta tipicamente brasileira. Além disso, não é conhecido em outros países. Já nos Estados Unidos, a soberania é, sim, da tradicional. Porém, a segunda mais querida é a de chocolate branco, que, inclusive, foi inventada em Nova York.
No entanto, ninguém é tão criativo como o brasileiro. Além de mousse de chocolate zero açúcar, existe uma enorme quantidade de outras versões por aí. Por exemplo: limão, baunilha, morango, manga, chocolate com pimenta, abacate, amora, framboesa, cappuccino, coco e doce de leite.
Como fazer uma mousse de chocolate perfeita?
Apesar de ser uma sobremesa super simples e de todos já conhecerem, existem algumas diferenças no modo de preparo. Você sabe quando usar a gelatina ou as claras em neve? Não? Confira:
Gelatina: para dar mais estrutura à sua mousse. Utilize-a caso necessite de um recheio mais sólido para bolos. É válido usar também para a sobremesa, mas cuidado para não exagerar, pois pode deixar o sabor artificial.
Claras em neve: apesar de não ser comum, é fundamental para deixar sua mousse super aerada. Quando batida até se tornar um merengue, deixa a sobremesa bem leve e delicada.
Receitas fáceis e descomplicadas é o que você encontra por aqui. Criado por Ariana Pazzini, nosso objetivo é compartilhar receitas com os donos e donas de casa que amam cozinhar, para que assim possam ser reproduzidas facilmente.