Mousse de chocolate zero açúcar inesquecível

Mousse de chocolate zero açúcar

Não resistir a um docinho e, ao mesmo tempo, não sentir culpa. Que tal? Sim, isso é possível com a nossa receita de mousse de chocolate zero açúcar. Isso porque ela é muito mais saudável que a tradicional.

O açúcar é um alimento vazio, que não fornece nutriente algum ao nosso organismo. Então, que tal cuidar da saúde enquanto saboreia uma sobremesa? Entre na dieta feliz com a nossa mousse de chocolate zero açúcar.

A fantástica história da mousse de chocolate

De origem francesa, a palavra “mousse” significa literalmente “espuma”. Mas ela só foi atribuída ao doce no século 19, quando ocorreu a invenção da receita. Naquela época, era muito comum adicionar outros ingredientes à iguaria, que levava clara de ovos ou nata de leite; sua função era a de apenas dar sabor a outros pratos.

No início do século 20, o artista francês Henri Toulouse-Lautrec teve uma brilhante ideia. Ele adicionou chocolate amargo à mistura. No entanto, não a chamou de mousse, e sim de “maionese de chocolate”, devido à sua textura. Porém, com o tempo a receita mudou e se popularizou no mundo inteiro.

Atualmente, há várias versões da sobremesa, inclusive a nossa zero açúcar.

Mousse de chocolate zero açúcar e outras versões

Bom, não é surpresa para ninguém que é possível criar mousses de vários sabores, não é? Por conta disso, é comum que cada país tenha a receita ou versão favorita. Por exemplo, aqui no Brasil a mais popular é a de maracujá. Inclusive, ela talvez seja até mais famosa que a versão com chocolate. Essa invenção é nossa!

Não se sabe muito como e quando ocorreu, mas o maracujá é uma fruta tipicamente brasileira. Além disso, não é conhecido em outros países. Já nos Estados Unidos, a soberania é, sim, da tradicional. Porém, a segunda mais querida é a de chocolate branco, que, inclusive, foi inventada em Nova York.

No entanto, ninguém é tão criativo como o brasileiro. Além de mousse de chocolate zero açúcar, existe uma enorme quantidade de outras versões por aí. Por exemplo: limão, baunilha, morango, manga, chocolate com pimenta, abacate, amora, framboesa, cappuccino, coco e doce de leite.

Mousse de chocolate zero açúcar (2)

Como fazer uma mousse de chocolate perfeita?

Apesar de ser uma sobremesa super simples e de todos já conhecerem, existem algumas diferenças no modo de preparo. Você sabe quando usar a gelatina ou as claras em neve? Não? Confira:

Gelatina: para dar mais estrutura à sua mousse. Utilize-a caso necessite de um recheio mais sólido para bolos. É válido usar também para a sobremesa, mas cuidado para não exagerar, pois pode deixar o sabor artificial.

Claras em neve: apesar de não ser comum, é fundamental para deixar sua mousse super aerada. Quando batida até se tornar um merengue, deixa a sobremesa bem leve e delicada.

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Receitas pra você

Torta de carne moída com vegetais de forno

Pare tudo o que você está fazendo e vai abrir a sua geladeira! Eu aposto que tem pequenas sobras de batata, cenoura, abobrinha,  e um pouco de carne moída…Aliás,…

Sopa de cenoura com gengibre para dias cansativos

Sabe aquelas semanas que parecem nunca chegar ao fim e tudo o que você precisa é de uma comidinha gostosa quando chega em casa? Então, para quem precisa de…

Limonada suíça com leite condensado

Já dizia minha mãe, e acredito que muitas mães por aí: “se a vida der limões, faça uma limonada!”. Tudo bem, a gente faz… Mas, também não há nenhum…

Fondue de carne com quatro dicas de molho!

Fondue de carne, queijo ou chocolate? Difícil mesmo é escolher um só! Hoje eu trouxe uma versão mais prática da receita, que pode ser feita em casa, com ou…

Arroz de forno para ninguém botar defeito

Às vezes, a cozinha demanda um pouco de criatividade. Principalmente quando o objetivo é não desperdiçar alimentos. Pensando nisso, hoje eu trouxe um arroz de forno especial. Que o…

Rocambole de carne moída de 4 ingredientes!

O fim do ano está chegando e, junto dele, a necessidade de aumentar o repertório de receitas práticas e saborosas para levar nas festas e encontros de amigos e…