Mousse de limão sem açúcar: é sensacional!

mousse de limão sem açúcar

O clima quente do nosso país pede sobremesas leves e saborosas, como a mousse de limão. Devido ao casamento do cítrico da fruta com o doce do açúcar, é um prato muito querido pelos brasileiros e por mim também. De todo modo, entre a de maracujá, a de chocolate e a de limão convencional, eu definitivamente prefiro a mousse de limão sem açúcar para comer sem culpa.

Prática, fácil e rápida de fazer, essa receita que eu vou ensinar a vocês hoje faz parte das minhas memórias de infância, que, é claro, adaptei para deixar mais saudável. Aliás, prometo que é tão deliciosa quanto a tradicional. Você não vai sentir diferença!

mousse de limão sem açúcar
O cítrico da fruta e o doce do açúcar casam perfeitamente bem <3 (Fonte: Pixabay)

De onde vem a mousse?

Primeiramente, a teoria mais aceita é a que diz que a França é mãe da mousse e que a receita teria surgido no século XX pelas mãos do artista francês Henri de Touluose-Lautrec. Por sua vez, a personalidade, em um primeiro momento, a nomeou simplesmente de “maionese de chocolate”.

Na época, Lautrec trabalhava apenas com o chocolate amargo, sendo essa versão a preferida entre os franceses até os dias de hoje.

Então, após um tempo, a mousse de chocolate branco chegou aos restaurantes de Nova York por meio do chef Michel Fitoussi, tornando-se um sucesso.

Enfim, para a receita de chocolate chegar até nós, uma princesa espanhola teve influência na história. Em 1615, o rei francês Luís VIII casou-se com Anne, que foi a responsável por apresentar o chocolate ao país. Ou seja, isso contribuiu significativamente para os franceses tornarem-se loucos pelo doce.

Ademais, sobre a origem da palavra, existem duas teorias principais. Uma delas conta que na Roma antiga existia um prato que misturava mel com vinho, o “muslum”. Com as modificações sofridas pela língua para o latim, a palavra se transformou mais tarde em “mulsa”.

Outra história conta que, no francês, a palavra só veio se transformar em mousse por volta do século XIX e que o nome foi dado a um doce aerado que era preparado na época na Inglaterra.

Por fim, em francês, a palavra “mousse” tem origem no termo “la mouse”, que pode significar “espuma” ou “espumante”.

mousse de limão sem açúcar
Apesar de a mousse de chocolate fazer sucesso, a mousse de limão sem açúcar é a minha preferida – e pode ser a sua também! (Fonte: Unsplash)

Variações da receita – e mousse de limão sem açúcar!

Apesar de a receita de mousse de limão ser bem simples, há variedades nos ingredientes e no modo de preparo, principalmente no tipo de limão, gerando pratos com sabores bem diferentes uns dos outros.

Uma delas é a mousse de limão taiti, na qual você usa somente o suco da fruta e o leite condensado para fazer o doce e as raspas da casca para enfeitar e dar um toque especial no sabor.

Outra variação é a mousse de limão siciliano. Nessa aqui, a mistura já é mais tradicional, levando creme de leite, leite condensado e suco da fruta. Se desejar, também pode-se usar as raspas para finalizar.

Temos também a alternativa vegana da mousse de limão sem açúcar. É só adicionar tofu, adoçante, suco do limão tradicional e, no fim, as raspas. A textura fica bem diferente, mas o sabor é bom.

Vamos à receita da mousse de limão sem açúcar?

Mousse de limão sem açúcar

Course Sobremesa, zero açúcar

Ingredientes
  

  • 4 colheres de sopa de leite em pó
  • 1 copo de iogurte natural sem açúcar
  • 1 1 limão Suco e raspa
  • 2 colheres de sopa de xilitol

Instruções
 

  • Misture bem todos os ingredientes em uma travessa.
  • Coloque a mousse na geladeira por 2 horas.
  • Adicione mais raspas de limão, para decorar.
  • Está pronto para servir!

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

Olá! Eu sou a Ariana Pazzini.

Eu criei esse blog para compartilhar receitas simples do dia a dia para famílias. Hoje em dia já não faço parte do blog porém as receitas continuam no meu coração.

Inscreva-se agora para obter as melhores receitas todas as semanas!

4 respostas

    1. Olá, Carolina. Fique à vontade para fazer adaptações e testar do seu jeito. Nos conte o resultado depois 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Gostou da Receita?




Receitas pra você

Salada de lentilha: rápida e super saborosa!

A salada de lentilha é uma das refeições mais nutritivas e rápidas de preparar, por isso, está entre as receitas queridinhas de quem gosta de se alimentar bem. Então,…

Receita de salada de repolho com maionese ou Coleslaw

Você já fez uma salada de repolho com maionese? Procurando o acompanhamento perfeito para uma carne de porco? Ou um recheio fresco para seu lanche? Fique aqui e aprenda…

Canjica zero açúcar: cremosa e saudável

Hoje, eu trouxe para você esta deliciosa canjica zero açúcar para saciar a fome e não fugir da dieta. Prato tradicional da nossa Festa Junina, comer um canjiquinha quentinha…

Receita de bolo de cenoura com cobertura de brigadeiro — fofinho!

Quer saber como fazer um bolo de cenoura digno de lamber os dedos? Aqui na Casa Encantada temos essa receita que é maravilhosa e super fácil de fazer. Seja…

Como fazer geleia de morango caseira

Quem aqui já provou e notou a diferença de uma boa geleia de morango caseira? Esta receita de geleia caseira facílima leva apenas 3 ingredientes: morangos maduros, açúcar e…

Como fazer maionese caseira em 1 Minuto [VÍDEO]

A receita de Maionese Caseira, como as de hamburguerias artesanais, é uma obrigatória para quem gosta de cozinhar! Aliás, esta versão rápida da Cassis do blog Cozinha Legal é para…